Ação ofereceu serviços de beleza, acolhimento e atividades de promoção de direitos a mulheres atendidas pelo CRDM.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 10/3, uma ação de embelezamento voltada às mulheres acompanhadas pelo centro de referência dos Direitos da Mulher (CRDM), no bairro da zona Centro-Sul da capital. Durante o evento foram oferecidos cortes de cabelo, design de sobrancelhas, limpeza de pele e cuidados com as unhas, com o objetivo de proporcionar lazer, acolhimento e autocuidado às mulheres atendidas pelo CRDM, pela Casa de acolhimento Ycamiabas e pela casa de passagem.
Serviços oferecidos
A programação contemplou atividades de estética e cuidados pessoais. Foram realizados corte de cabelo, design de sobrancelhas, limpeza de pele e serviços de unhas. Essas intervenções foram oferecidas no espaço do CRDM e atenderam mulheres que também recebem acompanhamento em outros equipamentos da REDE.
Declarações da coordenação e equipe
De acordo com a coordenadora do CRDM, Eliane Domingos, a iniciativa reforça a importância de promover momentos de cuidado e valorização. ‘Hoje estamos realizando uma ação de autocuidado voltada para as mulheres usuárias do CRDM e de outros equipamentos, como a Casa de acolhimento Ycamiabas e a casa de passagem. A iniciativa também faz alusão ao mês dedicado às mulheres, reforçando nossa luta contra a violência e pelo fim do feminicídio, além de incentivar o empoderamento feminino’, afirmou a coordenadora.
Segundo a assistente social do CRDM, Virna Martiniano, a ação vai além do embelezamento e contribui para a autoestima e a identidade das participantes. ‘O Dia da Mulher celebra a força e as conquistas femininas, e o autocuidado é uma forma de expressar essa identidade e fortalecer a autoestima. Cuidar de si mesma é um ato de liberdade e um lembrete diário do próprio valor. Para a equipe do CRDM, é muito importante proporcionar momentos como esse às mulheres atendidas, contribuindo para que elas reconheçam seu valor e sigam em busca de uma vida digna e plena’, afirmou Virna.
Integração à programação do mês
A ação integra a programação especial da Semasc em alusão ao Mês da Mulher, com atividades voltadas à promoção dos direitos da mulher, ao fortalecimento da autonomia e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Texto – Fernanda Rodrigues/Semasc
Fotos – Diego Lima/Semasc
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #Semasc, #crdm, #ycamiabas, #casadepassagem, #diadamulher, #mesdamulher, #autocuidado, #embelezamento, #autoestima, #direitosdamulher, #violenciacontramulher, #feminicidio, #assistenciasocial, #centrosul, #acao, #servicos, #cortedecabelo, #limpezadepele, #designdesobrancelhas


