Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária
Governo do Amazonas

Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária

17 horas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Foco da ação da defensoria pública do Estado é a garantia do direito à moradia digna, à segurança jurídica e proteção das famílias

FOTO: Matheus Romão/ Sect

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) participou do lançamento do projeto Meu Pedaço de Chão, promovido pela defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na manhã desta segunda-feira (9/02), no museu da Amazônia (Musa), no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus, reafirmando a parceria institucional entre os órgãos.

A iniciativa reforça a atuação integrada da Sect e da DPE-AM na promoção da regularização fundiária social, com foco na garantia do direito à moradia digna, à segurança jurídica e na proteção das famílias em situação de vulnerabilidade.

Durante a abertura do evento, a secretária de Estado das Cidades e Territórios, Renata Queiroz, destacou a relevância da parceria institucional. “Essa é uma iniciativa da defensoria pública que dialoga diretamente com uma das prioridades do governo do Estado: assegurar o direito à moradia e a segurança jurídica das famílias em situação de vulnerabilidade”, disse.

FOTO: Matheus Romão/ Sect

A secretária reforçou ainda que a regularização fundiária é uma pauta prioritária para o Governo do Amazonas, conduzida pela Sect em articulação permanente com instituições parceiras. “O projeto tem como objetivo regularizar as ocupações informais, garantindo moradia digna e promovendo a titulação de terras por meio da emissão de documentos de propriedade. Ela precisa ir para o território, para o chão, para o barro e para a realidade das pessoas”, completou.

O defensor público Thiago Rosas, coordenador do projeto, destacou o caráter histórico e social da iniciativa, lembrando que a expansão urbana foi marcada por ocupações informais. “Muitos sonham em ter a sua casa própria. Historicamente, nossa expansão urbana foi marcada por ocupações irregulares, e as famílias construíram suas casas ao longo de décadas sem acesso à documentação necessária”, afirmou.

Segundo Thiago Rosas, a entrega dos títulos representa a conclusão de um ciclo de vida para muitas pessoas. “A grande maioria de quem recebe o documento são senhoras idosas, de 70, 80, às vezes 90 anos, que choram ao segurar o título nas mãos, porque esperaram por aquele dia durante toda a vida”, relatou.

Rosas ressaltou que o projeto só se torna viável por meio da cooperação entre instituições. “Não tem como fazer isso sozinho. É uma tarefa coletiva”, afirmou, agradecendo ao defensor-geral Rafael Barbosa pelo incentivo ao projeto e à Sect, que contribui com a base cartográfica e o apoio técnico indispensáveis às ações.

FOTO: Matheus Romão/ Sect

O Projeto

Criado e coordenado pelo Núcleo de Moradia e Atendimento Fundiário (Numaf) da DPE-AM, o projeto tem como objetivo promover a regularização fundiária de ocupações informais em Manaus e na Região Metropolitana, por meio da ação de usucapião, assegurando a titulação ou a regularização documental das famílias atendidas, além do acesso à infraestrutura urbana essencial.

O Meu Pedaço de Chão atua a partir da identificação e do mapeamento das ocupações informais passíveis de regularização, verificando quais áreas se enquadram nos critérios da Lei nº 13.465/2017 (Lei da regularização fundiária) e quais apresentam maior urgência de intervenção. A partir desse levantamento, o projeto passa a atuar diretamente nas comunidades selecionadas, com orientação jurídica, elaboração de documentos, mediação de conflitos e encaminhamento aos cartórios e órgãos competentes.

FOTO: Matheus Romão/ Sect

Atendimentos

Os atendimentos aos requerentes seguem ainda durante esta terça e quarta-feira (10 e 11/02), das 8h30 às 16h, na Igreja Católica Santa Margarida de Cortona, localizada na Rua São Martinho, 773, Cidade de Deus.

Além da regularização documental, o Meu Pedaço de Chão prevê a oferta de assistência jurídica e técnica às comunidades envolvidas, bem como a capacitação de lideranças comunitárias e agentes públicos em regularização fundiária social.

Para viabilizar as ações, o Numaf/DPE-AM tem articulado parcerias com câmaras municipais, prefeituras, cartórios e órgãos estaduais e municipais de saneamento e urbanização, fortalecendo uma atuação integrada.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Defensoria e Sect lançam projeto Meu Pedaço de Chão para regularização fundiária social em Manaus com entrega de títulos às famílias
Próximo artigo Governo do Amazonas antecipa ações e prepara atendimento rápido às comunidades antes da cheia no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Policiamento ostensivo e aproximação com a população reduzem roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus

1 hora atrás

Policiamento ostensivo no Amazonas reduz roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul

1 hora atrás

FVS-RCP alerta sobre a proibição da comercialização de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

3 horas atrás

Anvisa determina proibição da comercialização de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

3 horas atrás

Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense

3 horas atrás

Paratleta Maria de Fátima do Amazonas destaca trajetória de alto rendimento com apoio do Governo

3 horas atrás

Carnaval na Floresta 2026: Enredos ancestrais e histórias de comunidade marcam ensaio técnico do Grupo Especial

3 horas atrás

Ensaios técnicos do Grupo Especial do Carnaval na Floresta 2026 destacam ancestralidade e laços comunitários no Sambódromo de Manaus

3 horas atrás

Hemoam abre inscrições gratuitas para 265 vagas do Hospital do Sangue em Manaus com cronograma definido

6 horas atrás

Governo do Amazonas abre processo seletivo com 265 vagas para Hospital do Sangue

6 horas atrás

Governo do Amazonas antecipa ações e prepara atendimento rápido às comunidades antes da cheia no Amazonas

17 horas atrás

Governador Wilson Lima alinha ações estratégicas para enfretamento à cheia de 2026, durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais

17 horas atrás
Seas inicia em Manaus aulas do Projeto Padaria Artesanal para capacitar e certificar 2 mil pessoas em 2026
Sine Amazonas divulga 177 vagas de emprego para 10/02 com atendimento na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018
Apreensão de maconha skunk em Manaus recupera 153 quilos e integra Operação Eldorado da polícia
Governo do Amazonas libera R$ 75 milhões para crédito rural por meio do Idam e Afeam em 2026
Detran-AM abre 990 vagas em cursos gratuitos da Eptran com turmas presenciais e em EaD em fevereiro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?