Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Defensoria e Sect lançam projeto Meu Pedaço de Chão para regularização fundiária social em Manaus com entrega de títulos às famílias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Defensoria e Sect lançam projeto Meu Pedaço de Chão para regularização fundiária social em Manaus com entrega de títulos às famílias
Governo do Amazonas

Defensoria e Sect lançam projeto Meu Pedaço de Chão para regularização fundiária social em Manaus com entrega de títulos às famílias

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Projeto promove regularização fundiária, titulação e assistência técnica a famílias em Manaus.

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) participou do lançamento do projeto Meu Pedaço de Chão, promovido pela defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na manhã desta segunda-feira (9/02), no museu da Amazônia (Musa), no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus. A ação visa regularizar ocupações informais por meio de usucapião e emitir documentos de propriedade para famílias em situação de vulnerabilidade.

Parceria institucional e objetivos

A iniciativa reforça a atuação integrada entre Sect e DPE-AM na promoção da regularização fundiária social, com foco na garantia do direito à moradia digna, na segurança jurídica e na proteção das famílias. Durante a abertura do evento, a secretária de Estado das Cidades e Territórios, Renata Queiroz, afirmou: “Essa é uma iniciativa da defensoria pública que dialoga diretamente com uma das prioridades do governo do Estado: assegurar o direito à moradia e a segurança jurídica das famílias em situação de vulnerabilidade.”

A secretária também disse que a regularização fundiária é uma pauta prioritária do Governo do Amazonas, conduzida pela Sect em articulação permanente com instituições parceiras, e que o projeto tem como objetivo regularizar ocupações informais e promover a titulação de terras por meio da emissão de documentos de propriedade.

Coordenação, alcance e ações do projeto

Criado e coordenado pelo Núcleo de Moradia e Atendimento Fundiário (Numaf) da DPE-AM, o projeto atua na identificação e no mapeamento de ocupações informais em Manaus e na Região Metropolitana, verificando áreas que se enquadram nos critérios da Lei nº 13.465/2017. A partir do levantamento, o projeto atua nas comunidades selecionadas com orientação jurídica, elaboração de documentos, mediação de conflitos e encaminhamento aos cartórios e órgãos competentes.

O defensor público Thiago Rosas, coordenador do projeto, destacou o caráter histórico e social da iniciativa, observando que a expansão urbana foi marcada por ocupações informais. “Muitos sonham em ter a sua casa própria. Historicamente, nossa expansão urbana foi marcada por ocupações irregulares, e as famílias construíram suas casas ao longo de décadas sem acesso à documentação necessária”, afirmou.

Rosas acrescentou que a entrega dos títulos representa a conclusão de um ciclo de vida para muitas pessoas: “A grande maioria de quem recebe o documento são senhoras idosas, de 70, 80, às vezes 90 anos, que choram ao segurar o título nas mãos, porque esperaram por aquele dia durante toda a vida.” Ele ressaltou que o projeto só se torna viável por meio da cooperação entre instituições e agradeceu ao defensor-geral Rafael Barbosa pelo incentivo e à Sect, que fornece base cartográfica e apoio técnico.

Atendimentos e oferta de serviços

Os atendimentos aos requerentes seguem durante esta terça e quarta-feira (10 e 11/02), das 8h30 às 16h, na Igreja Católica Santa Margarida de Cortona, localizada na Rua São Martinho, 773, Cidade de Deus. Além da regularização documental, o projeto prevê oferta de assistência jurídica e técnica às comunidades, capacitação de lideranças comunitárias e de agentes públicos em regularização fundiária social.

Para viabilizar as ações, o Numaf/DPE-AM articula parcerias com câmaras municipais, prefeituras, cartórios e órgãos estaduais e municipais de saneamento e urbanização, fortalecendo uma atuação integrada.

Assuntos nesse artigo:

#regularizacaofundiaria, #meupedacodechao, #sect, #defensoriapublicadoestadoamazonas, #dpeam, #Manaus, #cidadededeus, #museudaamazonia, #renataqueiroz, #thiagorosas, #numaf, #usucapiao, #titulacao, #moradiadigna, #segurancajuridica, #familias, #cartorios, #regularizacao, #mapeamento, #assistenciajuridica

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Câmara aprova projeto que cria diretorias na OAB
Próximo artigo Sect reafirma apoio institucional ao projeto Meu Pedaço de Chão, voltado a regularização fundiária

Mais notícias desta categoria

Malária: FVS-RCP apresenta TELEMAL+ e amplia caminho para atendimento especializado no interior do estado

14 minutos atrás

Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante feriado de Tiradentes

25 minutos atrás

Reconhecimento Nacional: FVS-RCP conquista 1º lugar na ExpoEpi com experiência inovadora em vigilância comunitária

34 minutos atrás

Bê-á-bá Digital: FUnATI lança projeto de letramento digital voltado a pessoas idosas

44 minutos atrás

SES-AM intensifica ações de prevenção e participa do “Pit Stop da Saúde no Trânsito”, em Humaitá

59 minutos atrás

SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado de Tiradentes

1 hora atrás

Codajás recebe ações de educação ambiental do Ipaam a partir de segunda-feira

1 hora atrás

Governo do Amazonas destina mais de R$ 230 milhões para obras urbanas e habitacionais do Prosai Parintins

2 horas atrás

Mulheres em tratamento de lesões pré-malignas do colo do útero podem se vacinar contra o HPV

2 horas atrás

Governo do Amazonas lança o 27º Festival Amazonas de Ópera no Teatro Amazonas

2 horas atrás

‘Mega Castração Amazonas’ recebe reconhecimento nacional de maior número de castrações de animais realizadas em um único local em 8 horas

3 horas atrás

Sema Amazonas e Banco alemão KfW visitam bases da Operação Tamoiotatá em Apuí

3 horas atrás
Amazonas Meu Lar: governador interino Roberto Cidade acompanha avanço das obras no Residencial Tarumã
Defesa Civil do Amazonas reúne prefeitos e Associação Amazonense de Municípios para alinhar estratégias de enfrentamento à vazante de 2026
Hospital do Sangue completa primeiro mês com atendimento consolidado e avanço histórico na saúde do Amazonas
Secretaria de Educação convoca 118 candidatos aprovados no PSS para Manaus
Encontro das Artes fortalece cena cultural e protagonismo feminino na arte urbana em Parintins
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?