Vacinação antirrábica em 52 pontos fixos da capital amplia acesso enquanto visita domiciliar segue até 29/12.
Tutores de cães e gatos podem vacinar gratuitamente seus animais contra a raiva em 52 pontos fixos distribuídos por todas as zonas geográficas de Manaus, dentro da etapa urbana da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal de 2025, da Prefeitura de Manaus. A ação se soma às visitas de vacinação em domicílio, que seguem até o dia 29/12 em todos os bairros das zonas Norte, Leste, Sul e Oeste.
Pontos de vacinação e atendimento
Segundo o gerente do CCZ Manaus, médico veterinário Rodrigo Araújo, os 52 pontos incluem 49 clínicas veterinárias parceiras da campanha, além de dois centros de convivência e do próprio CCZ Manaus. Eles atendem em dias e horários variados, o que, conforme o gestor, amplia a oferta e facilita o acesso dos tutores de toda a zona urbana.
A lista de locais, com endereços e horários de atendimento, PODE ser consultada em www.Manaus.am.gov.br/Semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal/.
Cobertura da campanha
Ao todo, 185.105 animais já foram imunizados na campanha: 120.794 caninos e 64.311 felinos. A mobilização foi coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, e teve início no dia 2/10 com visitas casa a casa conduzidas por equipes de vacinadores e registradores de segunda-feira a sábado, pela manhã.
A campanha tem meta de vacinar 282.400 animais neste ano, dos quais 202.400 caninos e 80 mil felinos. Antecedendo a etapa urbana, as equipes do CCZ Manaus promoveram vacinação nas comunidades terrestres e fluviais da zona rural entre abril e junho, quando foram imunizados 6.775 animais (5.225 cães e 1.550 gatos).
Requisitos e periodicidade
Conforme Rodrigo Araújo, a vacinação antirrábica é anual e obrigatória para cães e gatos saudáveis a partir de 3 meses de idade. A vacina é ofertada gratuitamente por meio do SUS, não sendo necessário que o tutor apresente qualquer documento para vacinar o animal.
“O CCZ oferece vacinação o ano todo, e a campanha anual da prefeitura reforça essa oferta. Graças a esse trabalho, não temos casos de raiva humana na capital desde 1985”, disse o gerente.
Transmissão e prevenção
O gerente explicou que o vírus rábico PODE ser transmitido à pessoa pela saliva de animais infectados, incluindo cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres, por meio de mordidas, lambidas ou arranhões. “A vacinação dos animais domésticos fortalece a prevenção da infecção também entre os seres humanos. Isso é importante porque se trata de uma doença grave, que não tem cura e é fatal em quase 100% dos casos”, afirmou Rodrigo.
Informações e contato
A população PODE obter informações ou esclarecer dúvidas sobre a campanha por meio do WhatsApp do CCZ Manaus: (92) 98842-8359 ou 98842-8484.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa
Assuntos nesse artigo:
#vacinacaoantirrabica, #raiva, #Manaus, #Semsa, #ccz, #cczmanaus, #caes, #felinos, #vacina, #sus, #sistemaunicosaude, #pontosfixos, #vacinacaoemdomicilio, #campanha, #zonasurbanas, #rural


