Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Evento apoiado pelo Governo do Amazonas promove a popularização da ciência em estudos sobre a malária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Evento apoiado pelo Governo do Amazonas promove a popularização da ciência em estudos sobre a malária
Governo do Amazonas

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas promove a popularização da ciência em estudos sobre a malária

23 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Foto: Divulgação (ILMD/FIOCRUZ Amazônia)

O evento será realizado em Manaus e Parintins (localizada a 369 km da capital) entre os dias 18 e 23 de outubro. A ideia é explicar ao público como o parasita Plasmodium se desenvolve e é transmitido.

A programação acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em sua 22ª edição tem como tema: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

Foto: Divulgação (ILMD/FIOCRUZ Amazônia)

A coordenadora explica que ações desse tipo são importantes não apenas para o avanço da pesquisa científica, mas também para levar o conhecimento para além dos espaços acadêmicos.

“A expectativa é contribuir para a formação de uma cultura científica e de prevenção em saúde nas comunidades amazônicas, aumentando a compreensão sobre o ciclo de vida do Plasmodium, as formas de transmissão e as estratégias de controle da malária”, ressaltou Stefanie Costa.

A programação inclui a exibição de materiais audiovisuais, que posteriormente serão disponibilizados nas redes sociais da FIOCRUZ Amazônia. Também serão realizadas rodas de conversa, palestras e distribuídos conteúdos impressos relacionados ao tema.

Programação

No dia 18 de outubro, será realizada em Manaus a exposição “Ciclo de vida do parasita da malária” na sede da FIOCRUZ Amazônia, localizada na Rua Terezina, Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital. A mostra é conduzida por uma equipe composta por bolsistas de Iniciação Científica, discentes e pesquisadores do Instituto.

Nos dias 21 e 22 de outubro, será apresentado no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, localizado na Avenida Mário Ypiranga, um projeto de pesquisa que utiliza a Inteligência Artificial para acelerar o diagnóstico da malária.

Em Parintins (localizada a 369 km da capital), a exposição sobre o ciclo de vida do parasita irá acontecer no campus do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), nos dias 22 e 23 de outubro.

Durante as atividades, o público poderá observar exemplares de mosquitos vetores e lâminas contendo o parasita em diferentes estágios de desenvolvimento. O objetivo destas atividades interativas é compreender como a doença é transmitida, diagnosticada, os principais sintomas e quais as estratégias de controle.

Apoio da Fapeam

Para Stefanie Costa, o apoio da Fapeam tem sido fundamental para a popularização da ciência e auxilia na formação de pesquisadores aptos a divulgar seus estudos em linguagem acessível.

“Esse apoio fortalece o diálogo entre ciência e sociedade, interioriza o conhecimento científico e contribui para a construção de uma cultura de prevenção e Cidadania em saúde na Amazônia”, concluiu.

Sobre o POP CT&I

O POP CT&I incentiva e apoia a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em CT&I, fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2025, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, PODE ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

O post Evento apoiado pelo Governo do Amazonas promove a popularização da ciência em estudos sobre a malária apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Fonte: https://www.agenciaamazonas.am.gov.br/noticias/evento-apoiado-pelo-governo-do-amazonas-promove-a-popularizacao-da-ciencia-em-estudos-sobre-a-malaria/

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas apoia estudo que mapeia impactos da crise climática em comunidades vulneráveis

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas apoia estudo que mapeia impactos da crise climática em comunidades vulneráveis

24 minutos atrás

Ipaam multa Águas de Manaus em R$ 80 mil por falta de resposta sobre estações de esgoto

24 minutos atrás

Beneficiários do Prosamin+ recebem certificado de conclusão do curso de Padaria Artesanal

3 horas atrás

PC-AM, com apoio do Sistema Paredão, identifica suspeito de ato de vandalismo contra equipamento de Segurança Pública

3 horas atrás

Fapeam recebe propostas para o programa de apoio à pesquisa e inovação no interior até 27 de outubro

4 horas atrás

Cine Aventura leva diversão ao público infantil com sessões gratuitas no Cine Silvino Santos

4 horas atrás

Sejusc entrega kits de higiene para associação que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social

6 horas atrás

Jucea recebe representantes de Juntas Comerciais de oito estados do Brasil em evento do Convênio RedeSim Conectada

6 horas atrás

Governo do Amazonas realiza 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, nesta quarta-feira

6 horas atrás

Espetáculo “Dança dos Pássaros” retrata a força e a beleza da natureza amazônica no Teatro da Instalação

6 horas atrás

Ações de vigilância ambiental ampliam monitoramento da água no interior do Estado

6 horas atrás

Secretaria de Educação e UEA abrem inscrições para Mestrado Acadêmico em Letras e Artes

7 horas atrás
No Dia Nacional da Pecuária, Idam reforça compromisso de difundir práticas sustentáveis
Festival de Teatro da Amazônia 2025 apresenta espetáculos premiados da Mostra Competitiva Jurupari
Sine Amazonas divulga 71 vagas de emprego para esta terça-feira
Em setembro, Polícia Militar do Amazonas apreende 3,2 toneladas de entorpecentes e captura 67 foragidos da Justiça
Governador Wilson Lima destaca mais de 3 mil procedimentos na primeira semana do Hospital Público Veterinário do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?