Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova preferência a pecuarista que tem contrato de pastoreio, caso a terra seja colocada à venda
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova preferência a pecuarista que tem contrato de pastoreio, caso a terra seja colocada à venda
Nacional

Comissão aprova preferência a pecuarista que tem contrato de pastoreio, caso a terra seja colocada à venda

1 hora atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

19/08/2025 – 19:54

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Emidinho Madeira, relator da proposta na comissão

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4280/24, do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), que garante o direito de preferência ao pecuarista no caso de venda de imóvel objeto de contrato de pastoreio.

O contrato de pastoreio é um acordo em que o proprietário de uma pastagem recebe animais de um pecuarista para cria ou engorda. Em troca, recebe uma espécie de aluguel.

Pela proposta, proprietário deverá informar a venda da terra ao pecuarista, que terá 30 dias para exercer a preferência de compra.

Para o relator, deputado Emidinho Madeira (PL-MG), o fato de um dos possíveis compradores já estar na terra trabalhando e gerando seu sustento deve ser um critério de desempate. “Na venda de uma propriedade rural, é adequado que se dê preferência, em igualdade de condições, àquele que já possui um vínculo com a terra”, afirmou.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ).

Para virar lei, ela precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que assegura placas de trânsito e de endereços legíveis por todos
Próximo artigo Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que assegura placas de trânsito e de endereços legíveis por todos

1 hora atrás

Deputado acredita que COP 30 pode ser oportunidade para combater racismo ambiental

2 horas atrás

Anvisa alerta sobre a baixa qualidade de suplementos alimentares no mercado nacional

2 horas atrás

Com incentivos ao esporte, comitê projeta manutenção do Brasil entre maiores potências paralímpicas

2 horas atrás

Avança na Câmara a proposta que reforça prioridade à primeira infância na Constituição

2 horas atrás

Controles parentais das plataformas digitais são insuficientes para coibir crimes contra crianças, dizem autoridades

3 horas atrás

Câmara aprova urgência para projeto que prevê suspensão de 6 meses a deputado que impedir atividade legislativa

3 horas atrás

Motta defende projeto que prevê suspensão de 6 meses a deputado que impedir funcionamento de atividade legislativa

3 horas atrás

Conselho faz novo sorteio para relator de processo contra André Janones

3 horas atrás

Comissão aprova inclusão de diretriz sobre conforto na Política de Mobilidade Urbana

3 horas atrás

Comissão aprova projeto de lei que facilita acesso a Selo Arte para produtor artesanal

4 horas atrás

Proposta cria 330 funções comissionadas no Superior Tribunal de Justiça

5 horas atrás
Projeto permite suspensão de deputados que praticarem agressões físicas ou impedirem atividade legislativa
Comissão aprova como direito do consumidor opção por não receber chamadas de telemarketing
Comissão aprova prioridade para criança de colo e pessoa com mais de 80 anos
Subcomissão da Câmara dos Deputados debate regulação e combate a apostas ilegais
Comissão debate com o embaixador Celso Amorim a formulação e a execução da política externa brasileira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?