Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova proposta para criar sistema de informação sobre tráfico de pessoas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova proposta para criar sistema de informação sobre tráfico de pessoas
Nacional

Comissão aprova proposta para criar sistema de informação sobre tráfico de pessoas

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

18/08/2025 – 13:15  

Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Caroline de Toni: atuação coordenada no enfrentamento ao tráfico de pessoas é necessária

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Informações sobre o Tráfico de Pessoas (Sintrap). O sistema será coordenado pelo Ministério da justiça e vai subsidiar políticas públicas para prevenir e enfrentar esse crime.

O sistema será de uso exclusivo por órgãos de segurança, justiça e assistência social, resguardado o sigilo previsto em lei. O acesso ao sistema será regulamentado pelo Executivo e deverá seguir as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O texto proíbe a criação de novas estruturas ou cargos para manutenção do sistema, que deverá usar prioritariamente plataformas já existentes.

A proposta aprovada é um substitutivo da deputada Caroline de Toni (PL-SC) ao Projeto de Lei 1372/25, do deputado Dimas Gadelha (PT-RJ). O texto original previa a criação de um fundo específico para lidar com a repressão desse crime. Para Caroline de Toni, o NOVO fundo é uma medida “desnecessária e potencialmente onerosa” ao Estado, diante da possibilidade de utilização dos recursos já existentes nas políticas correlatas.

Veja o texto completo da relatora.

Segundo Caroline de Toni, a proposta legislativa acerta ao propor uma política nacional articulada, integrada e permanente para enfrentamento do tráfico de pessoas, promovendo a atuação coordenada entre os diversos entes federados e órgãos públicos. “A atuação coordenada do Estado no enfrentamento ao tráfico de pessoas é necessária. No entanto, ela deve ocorrer com foco na eficiência, no uso responsável dos recursos e na valorização da estrutura já existente”, afirmou.

Política nacional
O texto também estabelece política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas para organizar e articular ações estatais e da sociedade para prevenir, reprimir e responsabilizar os autores dessa conduta. A política terá cinco eixos de ação, desde a prevenção ao tráfico e à revitimização até a articulação com estados, municípios e entidades da sociedade civil com atuação na área.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova proposta para classificar organização criminosa armada como crime hediondo
Próximo artigo Comissão aprova projeto que torna hediondo o crime de subtração de criança

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova novas regras para Empresa Simples de Crédito

2 dias atrás

Comissão aprova destinar parte de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte

2 dias atrás

Comissão aprova criação de política para o tratamento do lipedema no SUS

2 dias atrás

Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural

2 dias atrás

Comissão de Saúde aprova oferta gratuita de sensores de glicose pelo SUS

2 dias atrás

Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência

2 dias atrás

Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias

2 dias atrás

Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que obriga órgãos públicos a garantir acessibilidade

2 dias atrás

Comissão aprova programa para incentivar o uso de novas tecnologias no tratamento de água e esgoto

2 dias atrás

Orçamento 2026 é sancionado com veto a R$ 400 milhões em emendas

2 dias atrás

Comissão aprova possibilidade de concessão de empréstimo consignado para quem recebe auxílio-doença

2 dias atrás
Congresso Nacional retoma trabalhos no dia 2 de fevereiro
Comissão aprova direito a tratamento de câncer no estado onde mora o paciente
Comissão aprova criação de portal para centralizar informações sobre vagas de residência médica
Comissão aprova criação de medidas de prevenção ao suicídio em plataformas digitais
Projeto cria auxílio para familiares de policial morto em razão do trabalho
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?