Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Representantes de minorias apresentam reivindicações na Jornada de Direitos Humanos de 2025
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Representantes de minorias apresentam reivindicações na Jornada de Direitos Humanos de 2025
Nacional

Representantes de minorias apresentam reivindicações na Jornada de Direitos Humanos de 2025

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

15/04/2025 – 19:33  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Deputado Reimont (C): “A partir do debate, vamos definir prioridades da Comissão de direitos humanos”

Participantes de debate na Comissão de direitos humanos da Câmara dos Deputados apontaram os principais gargalos que impedem brasileiros de usufruir de todos os seus direitos atualmente.

A discussão ocorreu durante a Jornada de direitos humanos de 2025, que ouviu parlamentares, integrantes do governo e diversos representantes da sociedade civil e dos movimentos sociais.

O presidente da Comissão de direitos humanos, deputado Reimont (PT-RJ), destacou a importância desse encontro para os trabalhos ao longo do ano. “A partir do debate de hoje, vamos definir as prioridades que integrarão o nosso plano de trabalho”, disse.

Para Reimont, a comissão é um espaço de denúncia, mas também um instrumento de informação e de promoção de direitos. “A comissão está atenta para ouvir, receber demandas, recepcionar pautas prioritárias e Agir, dentro das nossas atribuições constitucionais e regimentais, para a construção coletiva e democrática”, completou.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Tarcísio Motta quer discutir PEC da Segurança Pública à luz dos direitos humanos

Terras indígenas
Daniel Guarani Kaiowá, de Mato Grosso do Sul, apresentou demandas de grupos indígenas. Uma mesa de conciliação encabeçada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), avalia a apresentação de uma nova proposta sobre demarcação de terras indígenas, no lugar da atual Lei do Marco Temporal.

Mas Daniel Guarani Kaiowá não acredita que a nova proposta trará avanços para os indígenas. “Fazer negociação com essa mesa de genocidas é a mesma coisa que dar um tiro na própria cabeça. E nós não vamos nos acovardar diante da ameaça que é proposta para a população indígena, porque nós somos defensores da vida, nós somos defensores das crianças, o futuro deste Brasil”, disse.

Desaparecimentos
O coordenador do Fórum Grita Baixada, Adriano de Araújo, alertou para os desaparecimentos que continuam a acontecer em solo brasileiro, tantos anos após o fim do regime militar.

“A dinâmica dos desaparecimentos forçados não é algo específico da ditadura militar, não começou no período da ditadura militar. Na Baixada Fluminense, semanalmente, há diversos casos de jovens que são sequestrados, torturados, mortos, e seus corpos encontram-se desaparecidos. E o Brasil, até hoje, apesar de ter assinado protocolos internacionais, não tem uma legislação voltada especificamente à situação dos desaparecimentos forçados de pessoas”, afirmou Araújo.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Comunidades indígenas querem fim da Lei do Marco Temporal

Moradores de Rua
Anderson Miranda, coordenador do Ciamp Rua Nacional, cobrou ações voltadas para os moradores de rua. “Há uma omissão de estados e municípios ao não criarem, em respeito à ADPF 976, um plano nacional, um plano estadual e um plano municipal de política pública para a população em situação de rua. População em situação de rua não é caso de polícia, não é caso de guarda. É caso de política pública.”

participação social
A assessora de Participação Especial e Diversidade do Ministério dos direitos humanos e da Cidadania, Anna Karla Pereira, disse que o órgão tem trabalhado para dar voz aos mais marginalizados.

“A gente tem trabalhado muito, no âmbito da participação social para dar visibilidade aos que são silenciados pelas práticas institucionais. Nas favelas e periferias do Brasil, nas áreas rurais, nos territórios indígenas, esses direitos não são garantidos, apesar de a nossa Constituição de 1988 dizer que eles são para todas as pessoas”, disse Anna Karla.

O deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) destacou a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo governo, que entre outros pontos, prevê mais integração entre as esferas de governo na execução da política de segurança pública. Ele disse que é preciso analisar a proposta sob a ótica dos direitos humanos.

Reportagem – Paula Moraes
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida entrega casas reformadas pelo programa ‘Casa Manauara’ e chega a mais de 300 famílias beneficiadas
Próximo artigo Rede de drenagem profunda da Comunidade José Bonifácio é recuperada pela Prefeitura de Manaus

Mais notícias desta categoria

Conselho Gestor do IBS terá independência orçamentária; saiba mais sobre o projeto aprovado

1 hora atrás

Projeto aprovado regulamenta tributação de Fundos de Investimento Imobiliário e de Fiagros

2 horas atrás

Motta diz que regulamentação da reforma tributária vai reduzir burocracia no Brasil

4 horas atrás

Ministra das Mulheres destaca R$ 108 mi em emendas e execução total de verba contra violência

6 horas atrás

Comissão mista vota medida provisória da proteção de dados nesta quarta

6 horas atrás

Câmara anuncia resultado preliminar de concurso de vídeos sobre violência contra a mulher

7 horas atrás

Comissão aprova inclusão do surfe desportivo e paradesportivo nos objetivos do Fundo Nacional do Esporte

8 horas atrás

Debate na Câmara destaca avanços para a Caatinga após discussões na COP30

9 horas atrás

Comissão aprova proposta que regulamenta atividade de técnico em imobilizações ortopédicas

9 horas atrás

Comissão aprova uso de R$ 500 milhões de fundo garantidor para crédito da agricultura familiar

10 horas atrás

Grupo da Câmara cobra ação contra riscos digitais e lança cartilha sobre proteção de crianças

10 horas atrás

Comissão aprova projeto que permite convocação de PMs e bombeiros da reserva para atividades específicas

11 horas atrás
Câmara pode votar projeto que reduz benefícios fiscais federais
Aprovação de projeto que regulamenta a reforma tributária vai reduzir custos para o cidadão, diz Motta
Câmara aprova texto-base com regras para o IBS previsto na reforma tributária
Câmara aprova mudanças em projeto que desbloqueia recursos do Fundo Social para saúde e educação
Câmara aprova criação de cargos para Tribunal Regional Federal com sede em Recife
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?