Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Célia Xakriabá é eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Célia Xakriabá é eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
Nacional

Célia Xakriabá é eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

19/03/2025 – 15:52  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Célia Xakriabá, eleita presidente da Comissão de defesa dos direitos da Mulher

A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) foi eleita nesta quarta-feira (19) para presidir a Comissão de defesa dos direitos da Mulher da Câmara dos Deputado. Ela recebeu 15 votos. Não houve votos contrários ou abstenções. Xakriabá substitui a deputada Ana Pimentel (PT-MG) no cargo.

É a primeira vez que uma mulher indígena assume o comando do colegiado. Xakriabá destacou a importância de combater o feminicídio.

“Os casos de feminicídio de mulheres e meninas indígenas cresceram 500% nos últimos 10 anos. Dentre três mulheres indígenas, uma já foi estuprada ou sofreu violência sexual”, alertou a deputada.

Ela informou que também vai priorizar a pauta de mudanças climáticas e os efeitos de aumento da vulnerabilidade social de mulheres agricultoras e quilombolas.

“A crise climática empurrará 158 milhões de meninas e de mulheres para a fome. A crime climática também é um agravamento sobre os nossos corpos”, reforçou Xakriabá.

Quem é a nova presidente
Célia Xakriabá é uma professora ativista indígena do povo Xakriabá. Ela foi parte da primeira turma de educação indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013, tendo concluído um mestrado em desenvolvimento sustentável pela  Universidade de Brasília (UNB), em 2018.

Em 2022, tornou-se a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal por Minas Gerais. Em seu mandato, destaca-se por defender a demarcação de terras e a educação indígena, entre outros temas vinculados aos direitos dos povos tradicionais.

O que faz a comissão
Entre as atribuições da Comissão de defesa dos direitos da Mulher estão os seguintes temas: investigação de denúncias relativas à ameaça ou à violação dos direitos da mulher, em especial as vítimas de violência; fiscalização e acompanhamento de programas governamentais relativos à proteção dos direitos da mulher, visando ao seu empoderamento na sociedade brasileira; e monitoramento da saúde materno-infantil e neonatal, dos programas de apoio a mulheres em estado puerperal, em especial nas regiões mais carentes do País, entre outros assuntos.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Beto Richa vai presidir a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços
Próximo artigo Detran-AM: Fiscalização flagra jovem de 17 anos conduzindo caminhão trator sem CNH

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que destina recursos da loteria esportiva para Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

2 dias atrás

Comissão aprova proposta que veda a separação de presos por facção criminosa

2 dias atrás

Comissão aprova recursos para acessibilidade e incentivo a bibliotecas comunitárias

2 dias atrás

Comissão aprova carteira nacional para pacientes com doenças crônicas e transplantados

2 dias atrás

Comissão aprova incentivo para energia renovável em novas construções

2 dias atrás

Comissão aprova preferência por profissionais mulheres no atendimento a vítimas de violência doméstica

2 dias atrás

Comissão aprova exigência de programa de integridade para contratos a partir de R$ 10 milhões

2 dias atrás

Lei inclui manutenção de praças e parques entre diretrizes da política urbana

2 dias atrás

Lula veta projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado

2 dias atrás

Comissão aprova exigência de avaliação odontológica precoce para autistas não verbais

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que obriga SUS a elaborar protocolo para tratamento de sintomas do climatério

3 dias atrás

Lei oficializa Julho Dourado para promover saúde animal e prevenir zoonoses

3 dias atrás
Nova lei reconhece a profissão de multimídia
Comissão aprova valorização de guias e agentes de turismo na política nacional do setor
Nova lei pode ampliar acesso à internet banda larga
Comissão aprova regras mais duras para crimes graves, incluindo restrição a benefícios
Comissão aprova programa para combater cyberbullying contra pessoas com deficiência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?