Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Dia Internacional da Mulher: Determinação e coragem estampam a farda da policial militar feminina
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Dia Internacional da Mulher: Determinação e coragem estampam a farda da policial militar feminina
Governo do Amazonas

Dia Internacional da Mulher: Determinação e coragem estampam a farda da policial militar feminina

8 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Policiais militares femininas compartilham desafios e conquistas em um ambiente predominantemente masculino

Foto: Divulgação/PMAM

Elas são mães, filhas, esposas e, acima de tudo, batalhadoras. No Dia Internacional da Mulher, a polícia Militar do Amazonas (PMAM) celebra a força e a determinação de suas policiais femininas que se destacam diariamente em um ambiente predominantemente masculino.

Em uma corporação composta 50% por homens, a crescente participação feminina é cada vez mais presente, comprovando que competência não tem gênero.

Entre essas mulheres, destacam-se a cabo PM Jana Carla de Lima, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), e a sargento PM Bruna Castro, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e chefe do projeto Cinoterapia, de terapia com cães. Ambas compartilham histórias, desafios e conquistas dentro da polícia Militar, mostrando que a farda que vestem representa muito mais do que um uniforme: é símbolo de luta e superação.

A sargento PM Bruna Castro da CIPCães, não só atua em parceria com os cães policiais no combate à criminalidade, mas também tem sido uma das grandes responsáveis pela implementação de terapia assistida com cães, ajudando a melhorar a qualidade de vida de pessoas com síndrome de Down, deficiências, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e idosos.

Foto: Divulgação/PMAM

A sargento PM Bruna, conta sobre as barreiras que quebrou em um ambiente historicamente masculino. “Vencer a constante dúvida imposta a respeito da minha capacidade, a maternidade e seus questionamentos internos e externos foi um grande desafio”.

A rotina policial é exaustiva e exige uma grande preparação física e emocional, por isso, Bruna estabeleceu metas para equilibrar a profissão com a vida pessoal. “Iniciei o ano com a meta de praticar um esporte, realizar treinamento físico, rotinas de cuidados pessoais e momentos de qualidade com a família”, revelou.

Para Bruna, o conselho para as mulheres que desejam seguir carreira na segurança pública é claro: “Para as mulheres que não têm filhos, vocês precisam ter foco no objetivo, treinar e estudar muito. Sempre costumo dizer que é o momento de plantar, cuide da sua plantação e escolha bem cada semente. Para as mulheres que têm filhos, organize uma REDE de apoio e foque no seu objetivo, treine, estude e não desista”.

E ela ainda acrescenta: “Quando uma mulher vence, todas as outras se alegram, porque o caminho que percorremos é muito mais difícil. Jamais deixe de acreditar que você merece um trabalho incrível, merece ser respeitada, protegida e amada”, finalizou.”

Foto: Divulgação/PMAM

Resiliência e Determinação

A cabo PM Jana Carla de Lima é um exemplo de força e perseverança dentro do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da PMAM. Seu trabalho é voltado para a preservação do meio ambiente, um campo essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico e da qualidade de vida em nossa sociedade.

No BPAmb, a cabo PM Jana tem a responsabilidade de atuar na proteção dos recursos naturais do Amazonas, uma tarefa de extrema importância e que, muitas vezes, exige decisões rápidas e precisas, além de um grande preparo físico e emocional. Para Jana, o caminho até aqui não foi fácil. “Até hoje, o maior desafio ainda é mostrar que sou capaz”, afirmou, refletindo sobre os desafios que enfrentou ao ingressar em um ambiente predominantemente masculino.

Ela conta ainda que a rotina policial, por conta de suas complexidades, exige muito mais do que apenas força física. “Não tem um equilíbrio, tem alguém, ou vários ‘alguéns’, que puxa e diz: Desacelera! Volta! Mãe! Amor! Filha! Mana! E aí a gente vai se encontrando”, confessa ela, ao falar sobre os equilíbrios profissional e familiar, este último que sempre a ajuda a desacelerar após as ocorrências mais difíceis.

Foto: Divulgação/PMAM

Para as mulheres que desejam seguir carreira na segurança pública, Jana deixa um conselho valioso: “Em certo momento, um colega me falou: quando tu sair daqui tu chora, grita, sei lá, mas quando amanhecer tu veste a roupa da Mulher Maravilha e faz tudo de NOVO. Então, tenham sua roupa de Mulher Maravilha”.

A trajetória da cabo PM Jana e da sargento PM Bruna reflete a realidade de muitas mulheres que, em meio aos desafios diários de suas múltiplas funções, não desistem de seus sonhos e persistem em sempre fazer o seu melhor. Inspirando outras mulheres a ocuparem o espaço que desejarem e celebrarem as suas conquistas.

O post Dia Internacional da Mulher: Determinação e coragem estampam a farda da policial militar feminina apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus leva apresentação musical com saxofone para idosos da Fundação Doutor Thomas
Próximo artigo Cigás contribui para a participação feminina no mercado de gás natural amazonense

Mais notícias desta categoria

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: infectologista do HPS Platão Araújo alerta para a importância do diagnóstico precoce

8 horas atrás

Em audiência pública, Amazonastur apresenta na Aleam contribuições a nova Lei Estadual de Turismo

8 horas atrás

SSP-AM inicia a entrega de 586 aparelhos celulares recuperados pelo Programa RecuperaFone

9 horas atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ ajuda a impulsionar a renda de beneficiárias do programa

9 horas atrás

Equipes da UGPE e BID visitam Novo Airão para implantação de projeto voltado à infraestrutura hídrica e sustentável

9 horas atrás

COP30: Livro fotográfico apoiado pelo Governo do Amazonas reforça a importância da Amazônia no debate climático

9 horas atrás

Seminário em Manaus valoriza diversidade e formação na arte contemporânea amazônica

10 horas atrás

Encerramento do Banzeiro Cabôco celebra artistas locais e protagonismo feminino no Largo de São Sebastião

10 horas atrás

Espaços culturais terão horários de visitação diferenciados durante o feriado, neste sábado

10 horas atrás

Dignidade Menstrual: programa alcança meninas e mulheres de 16 municípios, com mais de 32 mil absorventes higiênicos entregues

12 horas atrás

Feirão do Pescado: ADS realiza reunião de alinhamento com piscicultores para edição especial

12 horas atrás

Sedecti participa da entrega de motores elétricos destinados a embarcações de pescadores

12 horas atrás
Polícia Civil do Amazonas alerta sobre a prática de incitação ao crime e apologia à violência na internet
PIB do Amazonas cresce em 2023 e consolida o estado entre as maiores economias do país
Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias
Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara
Corpo de Bombeiros desobstrui avenida Ferreira Pena, no Centro, interditada após tronco cair em cima de veículo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?