Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: ‘Sabadões Lilases’ da prefeitura reforçam alerta para prevenção do câncer do colo do útero em março
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > ‘Sabadões Lilases’ da prefeitura reforçam alerta para prevenção do câncer do colo do útero em março
Manaus

‘Sabadões Lilases’ da prefeitura reforçam alerta para prevenção do câncer do colo do útero em março

10 meses atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

O câncer do colo do útero é um dos tipos que mais atingem as mulheres na região Norte, mas é também amplamente prevenível, por meio de cuidados e serviços disponíveis na REDE primária de saúde. Visando sensibilizar e informar a população feminina e a sociedade em geral sobre a prevenção contra a doença, a Prefeitura de Manaus promove os “Sabadões Lilases”, com reforço na oferta de serviços e ações de educação à saúde nas unidades de horário ampliado e unidades móveis da Secretaria Municipal de saúde (Semsa).

Durante a agenda, que inicia neste sábado, 8, e segue nos dias 15, 22 e 29 de março, as equipes das unidades de saúde participantes vão intensificar a oferta de serviços como o exame preventivo do câncer do colo do útero e a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), causador da doença, além de promover estratégias de autocuidado e promoção da saúde.

Ao todo, participam da programação nove unidades de saúde da REDE municipal que funcionam aos sábados, nos Distritos de saúde (Disas) Norte, Leste, Oeste e Sul da capital, além das cinco Unidades Móveis de saúde da Mulher da Semsa, que atuam nos cinco distritos, inclusive o rural. A ação ocorrerá sempre das 8h às 12h, exceto na clínica da família Carmen Nicolau, na zona Norte, que atende das 7h às 18h, todos os dias.

A responsável técnica da Divisão de Atenção à saúde da Mulher, Wanja Leal, explica que os “Sabadões Lilases” fazem parte da programação do “Março Lilás” da Semsa, contribuindo para chamar a atenção da população para a importância do autocuidado e da prevenção do câncer do colo do útero.

“A proposta é fortalecer o chamado da campanha e oportunizar o cuidado em saúde para as mulheres aos sábados, principalmente para aquelas que não encontram tempo para ir às unidades de saúde durante a semana, por conta do trabalho ou dos afazeres domésticos”, aponta a servidora.

Conforme Wanja, as usuárias da REDE municipal terão um atendimento diferenciado nas unidades participantes da programação “Além do reforço na oferta de serviços, todas as equipes de saúde estão preparadas para acolher as mulheres de forma sensível, com uma fala voltada para o autocuidado”, assinala.

Integram a agenda dos “Sabadões Lilases”, a unidade de saúde da Família (USF) José Rayol dos Santos e a USF Rosa Pereira de Almeida, no Disa Sul; USF Alfredo Campos, USF Amazonas Palhano e USF Maria Leonor Brilhante, no Leste; USF Major PM Sálvio Belota, USF Balbina Mestrinho e clínica Carmen Nicolau, no Norte; e USF Deodato de Miranda Leão, no Oeste.

Já as Unidades Móveis de saúde da Mulher participam da programação em diferentes datas, cada qual em seu território de atuação, iniciando na zona sanitária distrital Sul, neste sábado, 8/3; Leste e Rural, no dia 15; Norte, no dia 22; e Oeste, no dia 29.

‘Março Lilás’

Além dos “Sabadões Lilases”, a programação da Semsa para o “Março Lilás” vai contar com ações de educação à saúde e de promoção do cuidado e bem-estar nos estabelecimentos de saúde da Família e nas sedes distritais da secretaria, ao longo de todo o mês. A agenda da campanha anual inclui ainda ações interinstitucionais em parceria com outras pastas da gestão municipal, como as de educação (Semed) e de assistência social e Cidadania (Semasc).

Wanja Leal aponta que a agenda deste ano busca enfocar também mulheres em situação de vulnerabilidade social, condição que impacta no acesso dessa população aos serviços de saúde.

“Neste ano teremos atividades in loco em comunidades indígenas, com ações de saúde e de educação à saúde, com oferta de consultas clínicas e de enfermagem, vacinação e outros serviços da atenção primária, ao longo de todo o mês”, informa.

A técnica pontua que o “Março Lilás” dá mais visibilidade ao trabalho de promoção do autocuidado e a conscientização sobre o câncer do colo do útero, que integra a rotina da Atenção Primária à saúde (APS) no ano inteiro. “A campanha contribui para fortalecer esse chamado e mobilizar a população, tendo um impacto maior junto à sociedade”.

Além de sensibilizar e informar as mulheres sobre o câncer uterino, reforçando a importância do exame preventivo e de outras medidas de rastreio, enfatiza Wanja, a mobilização busca alcançar também as famílias, grupos e comunidades.

“O objetivo do Março Lilás é envolver toda a REDE socioafetiva e comunitária, entre irmãos, maridos, pais, colegas de trabalho, para que apoiem as mulheres no autocuidado e na busca pela prevenção”, explica.

escolas e comunidades

Além das unidades de saúde, a programação do “Março Lilás” da Semsa terá rodas de conversa em escolas da REDE pública, reunindo gestores, docentes, alunos, pais e responsáveis em diálogos sobre o autocuidado e a prevenção do câncer uterino e sobre a importância da vacinação contra o HPV. A iniciativa ocorre mediante articulação da Coordenação Municipal de saúde da Mulher e do Programa saúde na escola (PSE) da Semsa, em parceria com as redes municipal e estadual de educação.

A primeira roda de conversa da ação ocorrerá na quarta-feira, 12/3, no Centro Integrado Municipal de educação (Cime) Josefina Rosa de Mattos, na zona Leste. Outros encontros estão previstos para ocorrer na escola estadual José Bentes Monteiro, na zona Sul, no dia 11; e na escola municipal professora Dalvina Silva, na zona Oeste, no dia 20.

A Semsa vai promover ainda ações de educação à saúde e promoção do cuidado e do bem-estar em comunidades indígenas dos Disas Norte, Leste, Oeste e Rural. A atividade ocorre em articulação da Divisão de Atenção à saúde da Mulher com a Divisão de Promoção à Equidade das Populações Vulneráveis.

Câncer

O câncer do colo do útero, também chamado cervical, é um dos tipos com maior incidência e mortalidade entre as mulheres na região Norte, em comparação com outras regiões. Wanja assinala que a Atenção Primária à saúde tem papel importante no combate à doença, atuando na prevenção, no cuidado à saúde e no diagnóstico em tempo oportuno da população feminina.

“Buscamos incentivar a prevenção e o rastreio, pois quanto mais cedo conseguimos que a mulher busque atendimento na unidade de saúde, mais chances temos de que ela tenha um diagnóstico em tempo oportuno e um tratamento adequado”, aponta.

Entre os métodos de prevenção da doença, Wanja destaca o exame preventivo, capaz de identificar lesões precursoras do câncer ou o próprio câncer; a vacinação contra o HPV, agente causador da doença; e o uso de métodos de barreira da infecção pelo vírus, como preservativos.

— — —    
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Frente Parlamentar da Agropecuária quer incluir Plano Safra nas despesas obrigatórias do Orçamento
Próximo artigo Prefeitura de Manaus atende solicitação de moradores com serviços de recuperação asfáltica

Mais notícias desta categoria

Réveillon Manaus 2026 atrai cerca de 100 mil pessoas na alameda Alphaville e reúne shows e queima de fogos

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus realiza Réveillon Manaus 2026 na Ponta Negra com programação inclusiva e apoio a artistas locais

1 hora atrás

Réveillon Manaus 2026 reúne milhares na orla do Amarelinho com shows locais e atração nacional Klessinha

4 horas atrás

Réveillon Manaus 2026 é política pública que gera emprego, renda e inclusão cultural na cidade

4 horas atrás

ManausCult consolida política cultural de Manaus em 2025 com mais de 10 mil artistas e ampla programação

16 horas atrás

Prefeitura amplia drenagem em Manaus e implanta 50.425 metros de redes em 2025 por toda a cidade

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenções viárias para melhorar a mobilidade urbana e reduzir gargalos no trânsito

19 horas atrás

Mutirão do Centro em Manaus devolve espaços públicos e reativa convivência na área central

20 horas atrás

Réveillon Gospel em Manaus reúne artistas nacionais e amplia acessibilidade na Ponta Negra

1 dia atrás

Manaus oficializa Réveillon Gospel no anfiteatro da Ponta Negra com mais de 50 mil pessoas

1 dia atrás

Guarda Municipal de Manaus localiza adolescente com TEA perdido no centro durante compras de fim de ano

1 dia atrás

Recapeamento asfáltico em Manaus em 2025 amplia mobilidade e serviços em toda a cidade

1 dia atrás
Manaus entrega 14 complexos esportivos em 2025 e amplia acesso ao esporte e ao lazer na cidade
Inscrição creche Manaus 2026 começa entre 6 e 13 de janeiro para crianças de 1 a 3 anos
Feira Gastronômica de Natal em Manaus fatura R$ 500 mil e gera mais de 120 empregos
Semsa mobiliza 103 servidores para atendimento no Réveillon Manaus 2026 em três pontos da cidade
Prefeitura de Manaus reforça transporte coletivo em Ponta Negra para réveillon com operação especial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?