As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, começam a atender em novos locais nas zonas Norte, Sul e rural, a partir da segunda-feira, 6/5. O serviço itinerante, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conta com cinco estruturas móveis que ofertam procedimentos da assistência básica à população feminina nos cinco Distritos de Saúde (Disas) da rede básica municipal, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural.
As usuárias do bairro Cidade Nova poderão buscar atendimento na Unidade Móvel de Saúde da Mulher na avenida Guaranás, próximo do Changa Lanche, a partir da segunda-feira. A estrutura que atende o Disa Norte tem previsão de funcionamento no local até a próxima sexta-feira, 10/5.
Na área de abrangência do Disa Sul, o serviço móvel começa a ofertar atendimento, na segunda-feira, na rua Desembargador Felismino Soares, nº 215, no bairro Colônia Oliveira Machado, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Gustavo Capanema. O funcionamento deve seguir no endereço até o dia 24/5.
A estrutura móvel que serve as usuárias do Disa Rural terá base na comunidade Nova Canaã, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Rural Ada Viana, no quilômetro 41 da rodovia federal BR-174, a partir da segunda-feira. A unidade itinerante permanece no local também até o dia 24/5.
Na zona Leste, o serviço móvel da Semsa segue atendendo as usuárias do bairro Jorge Teixeira, com base na rua Glória, nº 4, na comunidade Valparaíso. Por sua vez, a estrutura que atende o Distrito Oeste continua posicionada na rua Agnaldo Archer Pinto, s/nº, no bairro Alvorada, próximo à igreja Cristo Redentor. O funcionamento do serviço nos dois locais está previsto para continuar até a próxima sexta-feira, 10/5.
Acesso e cobertura
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher integram estratégia da Semsa para facilitar o acesso da população feminina aos serviços e procedimentos da assistência básica, com reforço do atendimento pré-natal e da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. As cinco estruturas do serviço atendem exclusivamente o público feminino, com funcionamento de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h.
O catálogo de procedimentos ofertados nas unidades móveis inclui consultas médicas e de enfermagem, mamografia, atendimento pré-natal, coleta e exame preventivo, ultrassonografia, planejamento reprodutivo, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos.
O atendimento é feito mediante apresentação de documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa começaram a funcionar em julho do ano passado, contando inicialmente com três estruturas, para atendimento do público feminino dos Distritos de Saúde Leste, Norte e Oeste. Em abril deste ano, duas novas unidades passaram a integrar o serviço municipal, reforçando a cobertura da atenção básica nas zonas Sul e rural.
Confira os locais e datas de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Semsa
Zona Norte
Avenida Guaranás, nº 75, bairro Cidade Nova, próximo do Changa Lanche
De 6 a 10/5
Zona Leste
Rua Glória, nº 4, comunidade Valparaíso, bairro Jorge Teixeira
De 29/4 a 10/5
Zona Oeste
Rua Agnaldo Archer Pinto, s/nº, bairro Alvorada, próximo à igreja Cristo Redentor
De 22/4 a 10/5
Zona Sul
Rua Desembargador Felismino Soares, nº 215, bairro Colônia Oliveira Machado, ao lado do Cmei Gustavo Capanema
De 6 a 24/5
Zona rural
USF Ada Viana, na comunidade Nova Canaã, no quilômetro 41 da rodovia BR-174
De 6 a 24/5
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa