Promotores das duas comarcas comandaram atividades educativas com a presença de bom público
As cidades de Maués e Jutaí receberam, nesta semana, ações educativas da operação “Virtude”, via Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). De caráter nacional, a iniciativa visa combater e prevenir a violência contra os idosos, sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Em Maués, o auditório do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) foi palco, na manhã de quarta-feira (10/7), de um encontro promovido pelas Promotorias de Justiça de Maués e a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI). Durante o evento, foram abordados temas como a conscientização e a proteção da população idosa.
A promotora de Justiça Míriam Figueiredo da Silveira discorreu sobre a violência patrimonial, elucidando formas de proteção e prevenção desse tipo de crime. Já o delegado Roab Domingos da Rocha, do 48º Distrito Integrado de Polícia (DIP), abordou os crimes previstos no Estatuto do Idoso, destacando a importância da aplicação rigorosa das leis para garantir os direitos dessa parcela da população.
Por sua vez, Danny Souza do Nascimento, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no município, discutiu a negligência familiar contra a pessoa idosa, ressaltando a necessidade de vigilância e apoio às vítimas.
“Nosso objetivo com esta ação é fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa contra a violência. Nesse contexto, o fortalecimento dos vínculos familiares é de extrema importância”, comentou a promotora de Justiça Míriam da Silveira.
Além das palestras, o evento contou com apresentações culturais que envolveram os próprios idosos atendidos pelo CCI. O público presente, composto por aproximadamente 110 pessoas, assistiu a uma apresentação de dança e a uma performance do coral formado pelos frequentadores do centro, exibindo o envolvimento ativo dos idosos na comunidade local.
Encontro com idosos
Nesta quinta-feira (11/07), foi a vez de município de Jutaí receber uma atividade da operação “Virtude”, desta vez conduzida pelo promotor de Justiça local Matheus de Oliveira Santana, que reuniu mais de 40 idosos na quadra esportiva La Bombonera, situada no Centro. Na ocasião, ele falou sobre “Violação de Direitos da Pessoa Idosa”.
“A violência contra a pessoa idosa deve ser combatida em todas as suas formas, com especial atenção à violência financeira, que infelizmente é muito presente nos dias de hoje. O Ministério Público, em parceria com os órgãos de segurança e assistência social de Jutaí, está empenhado em reprimir e prevenir essas práticas”, afirmou.
Sobre a operação “Virtude”
A operação “Virtude” é uma iniciativa nacional integrada de combate a crimes contra a pessoa idosa, promovendo ações de prevenção, repressão, conscientização e atendimento às vítimas, sob coordenação do MJSP. No Amazonas, o MPAM tem desempenhado um papel ativo na operação, por meio de diversas ações em prol da proteção dos idosos.
Texto: Victor Lemos e Lennon Costa
Foto: Divulgação/MPAM