Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Premiação de bolsa para curso de Direito e feira de empreendedorismo marcam formatura da 1ª turma de aprendizes do TRT-11
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Premiação de bolsa para curso de Direito e feira de empreendedorismo marcam formatura da 1ª turma de aprendizes do TRT-11
Gestão EstadualJudiciário

Premiação de bolsa para curso de Direito e feira de empreendedorismo marcam formatura da 1ª turma de aprendizes do TRT-11

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Jovem aprendiz contemplado com bolsa para curso de Direito quer realizar sonho de ser juiz

Há seis meses, nove jovens aprendizes do Tribunal Regional do trabalho da 11ª Região (AM/RR) iniciaram uma jornada transformadora com a primeira oportunidade de uma atividade remunerada. Essa jornada entrou em uma nova etapa com a formatura da 1ª turma de Jovens Aprendizes do Tribunal, realizada na última terça-feira, 2/7, com a organização de uma feira de empreendedorismo, em cerimônia realizada no Fórum Trabalhista de Manaus (Rua Ferreira Pena, Centro).

O presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva deu às boas-vindas oficiais do evento, aconselhando os formados a cultivarem valores como lealdade, generosidade e coragem e a nunca desistirem dos seus sonhos. ”Estudem!Evitem os prazeres que não levam a nada. Tenham coragem de entrar pela ‘porta estreita’”, disse o presidente aos aprendizes.

O programa é coordenado pelo Comitê de Combate ao trabalho infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-11, por meio da Comissão Especial para a Introdução do Programa Jovem Aprendiz do trabalho, no TRT-11. A coordenadora do comitê, desembargadora e corregedora regional, Joicilene Jerônimo Portela, elogiou a conduta de todos os aprendizes. “Vocês são a prova vida de que com a dedicação e apoio Podemos transformar sonhos em realidades. Continuem a buscar seus sonhos com a mesma determinação demonstrada até aqui”, aconselhou.

A coordenadora da Comissão Especial do Programa Jovem Aprendiz, juíza do trabalho, Yone Silva Gurgel Cardoso se dirigiu aos pais dos aprendizes. “Continuem estimulando seus filhos aos estudos a essa ação que é transformadora de realidades”, afirmou.

O auditor fiscal do trabalho, Emerson Victor Hugo de Sá apresentou dados que reforçam a importância da participação do poder público no Programa Jovem Aprendiz. Ele comparou o Amazonas que por anos foi o primeiro lugar em admissão desses colaboradores, mas que, no ano passado, perdeu o posto para o Estado de Goiás. “E que foi que fez o Estado de Goiás? O governo ampliou a contratação de jovens aprendizes”, contou.

Paraninfo

Para esta 1ª turma de Jovens Aprendizes, o paraninfo de honra é o presidente do Tribunal Superior do trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, que também é presidente do Conselho Superior da justiça do trabalho. Ele participou da cerimônia por teleconferência e destacou a importância da convergência de esforços entre poder público e poder privado para a causa dos jovens aprendizes “Confio que esse programa terá vida longa e terá o apoio das sucessivas administrações do Tribunal Regional do trabalho da 11ª região”, celebrou o ministro.

Bolsa

Resultado de sua experiência como jovem aprendiz do TRT-11, Pablo Enrique da Silva Bernardino decidiu que quer seguir a carreira de juiz. O desenho manifesto aos servidores do Tribunal emocionou a direção do programa que se mobilizou para ajudar Pablo em seu sonho. Na cerimônia de sua formatura, o jovem aprendiz do bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus, foi informado que recebeu uma bolsa para cursar Direito em uma instituição privada de ensino Superior.   “Eu estou muito feliz com a bolsa. Comecei com trabalhos administrativos no Tribunal e depois fui para a área de TI (Tecnologia da Informação). Trabalhando aqui tomei a decisão de que quero ser juiz e sei que posso contribuir muito”, declarou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a Lei n◦ 10.097/2000, empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens aprendizes. Nas entidades sem fins lucrativos e empresas de pequeno porte, a contratação é facultativa. Quanto às empresas obrigadas, uma vez que elas não tenham vagas que comportem os jovens aprendizes em suas atividades, elas podem ceder a cotas para outras empresas ou instituições, no caso da turma formada no dia 2/7, o órgão que intermediou a contração no TRT-11, foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi).

 

Confira os nomes dos formandos:

CAUÃ MARQUES BRITO

DARLISON RIBEIRO FRANCA

DAVI FELIPE DE OLIVEIRA PINTO

DIONE BERNALDINO DE CASTRO

LISANDRI VALENTINA DURAN GRATEROL

LUIZ VINÍCIUS LIMA MACIEL

MOISÉS MIGUEL DA COSTA

PABLO ENRIQUE DA SILVA BERNALDINO

PEDRO THIAGO SOUZA FRANCO

Autoridades

A solenidade teve entre os convidados a a desembargadora e diretora da escola Judicial do TRT-11, Ruth Barbosa Sampaio (que também compôs a mesa de honra da solenidade); a secretária executiva de `Planejamento da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e inovação, Sônia Janete Guerra dos Santos Gomes; a vice-prefeita de Manacapuru, Valciléia Flores Maciel. A senhora Márcia Prado Winter, representando a Superintendência do trabalho e emprego do Amazonas; e a procuradora-chefe do Ministério Público do trabalho, Alzira Melo Costa.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Texto: Emerson Medina do Carmo

Fotos: Roumen Koynov

  

Tags:EmpreendedorismoEnsino SuperiorManacapuruManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Últimos testes para a inauguração do parque Gigantes da Floresta
Próximo artigo Amazonas lidera ranking de apreensões de drogas na região Norte, apontam dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Mais notícias desta categoria

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

23 horas atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

24 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

1 dia atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

1 dia atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

2 dias atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

2 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

2 dias atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

2 dias atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

2 dias atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

3 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

3 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

3 dias atrás
Provão Eletrônico EJA: Inscrições Abertas para 6.500 Vagas
Vice-prefeito Renato Júnior inaugura Cmei Dom Bosco
Governo do Amazonas entrega Carteiras de Identidade Nacional
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?