Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comitê promove oficinas de Gestão de Riscos de Integridade para servidores da Suframa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Comitê promove oficinas de Gestão de Riscos de Integridade para servidores da Suframa
AmazonasGestão Estadual

Comitê promove oficinas de Gestão de Riscos de Integridade para servidores da Suframa

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com o propósito de fortalecer a integridade e a transparência em suas atividades, o Comitê de Riscos, Transparência e Integridade da Suframa (CRTI) realiza, desde fevereiro, uma série de oficinas de Gestão de Riscos de Integridade com os servidores da Autarquia. Nesta quarta-feira (3), foi concluída a oficina destinada a capacitar os trabalhadores das unidades integrantes da Superintendência-Adjunta de Administração da Suframa.

O objetivo principal das oficinas é orientar as unidades da Suframa na elaboração dos respectivos mapas de riscos operacionais e de integridade, inerentes aos serviços prestados pela Autarquia. “Ao final da atividade, espera-se que os participantes tenham identificado os eventos de riscos à integridade, juntamente de seus respectivos planos de ação para mitigá-los”, explicou a Ouvidoria da Autarquia, Maria do Carmo Garcia, uma das instrutoras das oficinas.

                                                                

Durante as sessões de capacitação, os servidores têm a oportunidade de analisar aspectos conceituais importantes relacionados à gestão de riscos e sua relação específica com a integridade. Além disso, são abordadas questões práticas por meio de estudos de caso hipotéticos, permitindo aos participantes aplicar os conceitos aprendidos na realidade da Suframa.

A Gestão de Riscos, conforme explicado nas oficinas, é um processo contínuo estabelecido e monitorado pela alta administração para identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a organização. Quando se trata de integridade, esse gerenciamento aborda especificamente eventos que podem facilitar a ocorrência de corrupção, fraude, irregularidades e desvios éticos.

Entre os objetivos da gestão de riscos destacados nas oficinas estão o de garantir que os responsáveis pela tomada de decisão tenham acesso tempestivo a informações sobre os riscos enfrentados pela organização, além de aumentar a probabilidade de alcançar os objetivos da Suframa e agregar valor à instituição por meio da melhoria dos processos de tomada de decisão.

As oficinas também ressaltam as quebras de integridade, geralmente atos dolosos que envolvem deturpação, desvio ou negação da finalidade ou serviço público. Além disso, são discutidos os riscos para a integridade, como abuso de poder, nepotismo, conflitos de interesses e solicitação de vantagens indevidas.

ConceitosFraude e corrupção são abordadas como conceitos distintos, com a fraude sendo definida como qualquer ato concebido para enganar outros, enquanto a corrupção envolve o abuso de poder para ganhos privados. Erros, por outro lado, são caracterizados por ações não intencionais, resultado de omissões, desatenção ou má interpretação.

TransparênciaO superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destaca a importância da gestão da integridade como forma de prevenir ilícitos na administração pública. “As oficinas de Gestão de Riscos de Integridade representam um passo significativo na busca contínua da Suframa por excelência institucional e transparência em suas operações, demonstrando um compromisso claro com a integridade e a responsabilidade pública”, frisou o superintendente.

    

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior TJAM publica nova convocação de estagiários de Direito para atuação vinculada a comarcas do interior do estado
Próximo artigo Dr. George Lins alerta para o risco da estiagem de 2024 superar a de 2023

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

6 horas atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

8 horas atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

9 horas atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

11 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

1 dia atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

1 dia atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

1 dia atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

1 dia atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

1 dia atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

2 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

2 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

2 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?