Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Poder Judiciário reúne com representantes de órgãos públicos para reforçar a importância da união de esforços em prol do meio ambiente
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Poder Judiciário reúne com representantes de órgãos públicos para reforçar a importância da união de esforços em prol do meio ambiente
Judiciário

Poder Judiciário reúne com representantes de órgãos públicos para reforçar a importância da união de esforços em prol do meio ambiente

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Reunião de trabalho ocorreu na manhã desta quinta-feira, na Sede do Tribunal de justiça do Amazonas, no Aleixo.


 

A presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e o juiz de Direito titular da Vara Especializada em Meio Ambiente (Vema), magistrado Moacir Pereira Batista, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (18/01) com representantes de órgãos públicos do Estado e do Município. Na pauta, a UNIÃO de esforços no combate aos crimes e danos ambientais de um modo geral.

Do encontro, realizado na Sala de Reuniões da Presidência do TJAM, participaram o chefe da Procuradoria do Meio Ambiente do Estado (PMA), Luís Eduardo Mendes Dantas; o procurador-geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; o representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/AM), major William Gomes da Costa; a delegada adjunta da delegacia de Meio Ambiente do Estado (Dema), Luciana Shelizia, e a chefe de Cartório do órgão, Iêda da Costa Monteiro; a diretora de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Aldenira Rodrigues Queiroz, e o diretor de Administração e Finanças do órgão, Itamar de Oliveira Mar; bem como o diretor do Departamento de polícia Técnico-Científica, Lin Hung Cha.

O juiz Moacir Batista alertou os órgãos públicos sobre a necessidade de estarem melhor aparelhados para o atendimento às diligências requisitadas. Ao citar algumas dificuldades enfrentados atualmente pelo Judiciário na área de meio ambiente, ele enumerou que o tempo de tramitação das ações penais vem sendo influenciado por situações como a demora na entrega dos laudos periciais, pelo Instituto de Criminalística, que são requisitados pela Dema; a necessidade de se melhorar a identificação dos indiciados com informações como CPF, endereço completo com CEP e número de Whatsapp; a ausência de designação de dia e hora para comparecimento ao Juízo em razão de TCO’s e; a demora na requisição de fiscalização da Semmas em bares e demais estabelecimentos da competência administrativa de fiscalização.

“Ao assumir a Vara de Meio Ambiente vimos a necessidade de concatenar os nossos esforços, tanto da Vara quanto dos órgãos que, via de regra, são de fiscalização e que, por isso, também colaboram com a Vema na entrega de laudos periciais, nas apreensões, ou seja, no combate e repressão aos crimes e danos ambientais de um modo geral. E quando eles fazem as autuações, esses processos vão para a Vara, os promotores de justiça e as partes envolvidas requerem diligências e, às vezes, essas autuações têm que retornar novamente para esses órgãos. Então, para termos o contato dessas pessoas que trabalham nesses órgãos – os técnicos, diretores – para nos dar esse feedback dessas diligências que pedimos de forma mais célere, tínhamos que fazer essa reunião, que é necessária e imprescindível para que as diligências possam acontecer de forma mais rápida e célere permitindo dar um final efetivo ao procedimento, seja cível ou criminal”, explicou o juiz Moacir Batista.

Na oportunidade, o magistrado apresentou aos participantes da reunião os números relativos à sua atuação na titularidade da Vara de Meio Ambiente, onde está desde junho de 2022. De acordo com o magistrado, em junho de 2022 haviam 2.792 processos em andamento naquela especializada, número que até dezembro de 2023 diminuiu para 1.537 ações. Ainda ano passado, foram proferidas 1.269 sentenças e realizadas 592 audiências.

“Apresentamos um balanço dos processos que estavam em trâmite e dos que há no acervo hoje. E o que é necessário, ainda, para finalizá-los, onde são necessárias as diligências essenciais que são feitas por esses órgãos. Não adianta a polícia prender, os órgãos da administração fiscalizarem, e não haver uma resposta jurisdicional para o serviço que eles fazem. Por isso todos têm que trabalhar em sintonia em prol do bem maior que é o meio ambiente”, afirmou o juiz Moacir Batista.

Diálogo interinstitucional

O chefe da Procuradoria do Meio Ambiente do Estado, Luís Eduardo Mendes Dantas, elogiou a iniciativa do Poder Judiciário e ressaltou a importância do diálogo interinstitucional.

“Essa iniciativa do Tribunal de justiça do Amazonas é excelente para a solução dos litígios e conflitos ambientais, que passa por esse diálogo interinstitucional, que é necessário, pois só com operações coordenadas entre justiça, Procuradorias e órgãos ambientais é que vamos conseguir efetivar alguma solução, de fato, para aqueles litígios que já estão na Vara de Meio Ambiente”, comentou Dantas.

Para o procurador-geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo, a reunião também serviu para expor as atribuições de cada um dos órgãos na área ambiental.

“Foi bem importante e salutar a reunião porque ela tratou de integrar os órgãos de meio ambiente junto com o Poder Judiciário, expondo as diferentes atribuições desses órgãos para se concatenar as atuações de forma integrada e eficiente”, disse o representante do Município.

 

 

#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra os participantes da reunião desta quinta-feira com a presidente do TJAM, des.ª Nélia Caminha Jorge (ao fundo, na cabeceira da mesa) e o juiz Moacir Batista (ao lado dela, à direta na imagem). Eles estão todos sentados ao redor de uma mesa de madeira escura, numa sala que tem uma ampla janela com vidraças que permitem ver o ambiente externo.

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:FiscalizaçãoManausmeio ambientePolíciaSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova regulamentação do exercício de atividades radiológicas
Próximo artigo Projeto proíbe artistas e influenciadores de fazer propaganda de empresas de apostas

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?