A deputada estadual Mayra Dias (Avante), conhecedora da realidade educacional no interior do Amazonas, apresentou Requerimento de indicação ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Educação, solicitando a implementação de uma escola de ensino Fundamental e Médio para atender 300 estudantes da comunidade São Sebastião do Corócoró, zona rural de Nhamundá.
O pedido se fundamenta na precária estrutura física da escola atual, evidenciada por rachaduras nas paredes, infiltrações no telhado, falta de ventilação e iluminação adequadas, mobiliário danificado e insuficiente, além do risco de desabamento devido ao fenômeno das Terras Caídas.
Os alunos foram transferidos para um centro social na comunidade, que também não oferece condições mínimas para as atividades pedagógicas. “Essas condições precárias comprometem a qualidade do ensino e a segurança de estudantes, professores e funcionários da escola”, ressaltou a parlamentar.
Além dos problemas estruturais, a escola carece de instalações como uma quadra poliesportiva, biblioteca, laboratório de informática e sala de recursos multifuncionais para atender alunos com necessidades especiais.
“Diante desse cenário, é urgente e necessário que o Estado tome providências para garantir o direito à educação dos estudantes da comunidade de São Sebastião do Corocoró, bem como a segurança e qualidade de vida dos moradores”, afirmou Mayra Dias.
A comunidade localizada em área de várzea é uma das mais tradicionais de Nhamundá e é conhecida pelo “Projeto Manejo Sustentável de Quelônios”.
Jornalista Responsável: Carlos Alexandre (92) 99173-9585