Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: ‘Suframa nas Escolas’ chega ao Tarumã, zona Oeste de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > ‘Suframa nas Escolas’ chega ao Tarumã, zona Oeste de Manaus
Amazonas

‘Suframa nas Escolas’ chega ao Tarumã, zona Oeste de Manaus

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
9df48103 72e2 499a 8711 1294650a0dfa

Um grupo de aproximadamente 50 alunos finalistas da Escola Estadual Karla Patrícia Barros de Azevedo, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, participou, nesta segunda-feira (16), do projeto “Suframa nas Escolas”. Idealizado e coordenado pela Suframa, o programa oferece palestras informativas com o objetivo de compartilhar informações sobre a Suframa e a Zona Franca de Manaus (ZFM) com os estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas estaduais de Manaus. O propósito é destacar a importância de ambas para a região e para o país nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.

Durante a palestra, ministrada pela engenheira de Operações da Suframa, Camilla Carneiro, os alunos receberam informações sobre a criação da ZFM e da Suframa, assim como os polos industrial, comercial e agropecuário associados ao modelo ZFM. Camilla ressaltou que o alcance do modelo vai além do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Com um cadastro na Suframa já existe uma série de benefícios na aquisição de insumos para empresas que vão além da indústria, como um salão de beleza, uma borracharia ou um mercadinho”, exemplificou.

Além disso, a engenheira apresentou uma variedade de produtos fabricados no PIM, ilustrando como o polo influencia o dia a dia não apenas de Manaus, mas de todo o Brasil, por meio de itens como televisores, smartphones, bicicletas e canetas. A palestra abordou também os projetos de desenvolvimento regional e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em toda a área de atuação da Suframa, que engloba os seguintes estados: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.

Para facilitar a compreensão dos temas, os alunos tiveram acesso a vídeos e exposições de slides, além de participar de uma breve gincana para consolidar o conteúdo apresentado. O feedback dos alunos foi positivo, com Leônidas Souza de Lima, 18, expressando admiração pela diversidade de investimentos da Zona Franca de Manaus na Amazônia. “Me chamou atenção como ela ajuda diariamente no nosso dia a dia de forma não direta, como nos investimentos em medicamentos que palestrante deu exemplo do remédio para diabetes”, afirmou.

Da mesma forma, Guilherme César Lira, 19, destacou a relevância da palestra ao oferecer dados sobre empregos e setores com demanda de mão de obra. “Eu gostei porque aprendi várias coisas sobre o mercado de trabalho. Tenho o sonho de ser empreendedor e me ajudou muito nessa questão”, disse.

Em relação a possíveis críticas à Zona Franca de Manaus, os alunos foram unânimes em defender sua importância e incentivaram uma busca por mais informações sobre o impacto positivo que a Zona Franca gera para suas vidas e para a região.

O projeto Suframa nas Escolas será levado a mais quatro escolas até o fim do ano, totalizando dez instituições em 2023. A próxima edição está agendada para o dia 20 de outubro, na Escola Estadual Teresinha Almeida da Silva, no Alvorada 2, zona Centro-Oeste de Manaus.

Tags:EconomiaManausPIMPólo Industrial de ManausSuframaSuperintendência da Zona Franca de ManausZFM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img201601221121144087423 768x576 1 Sancionada lei que abre crédito no Orçamento de 2023 para combate à gripe aviária
Próximo artigo IMG 0703 Fisioterapeutas do Programa RespirAR são homenageados por propositura do deputado João Luiz

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?