Cerca de 500 famílias e cafeicultores são beneficiados diretamente e indiretamente com emendas parlamentares do deputado estadual João Luiz (Republicanos). No Dia Internacional do Café, comemorado neste domingo (1º), o parlamentar destaca que já destinou R$ 600 mil em emendas impositivas para a aquisição de mudas e um veículo utilitário para o escoamento da produção deste produto.
“Temos fortalecido a produção de café em Silves, contribuído com a economia e sustento das famílias daquela região. Fico feliz, que os agricultores locais estão desenvolvendo técnicas de produção de forma sustentável, claro, sem derrubar a floresta Amazônica e preservando o meio ambiente”, disse o deputado estadual João Luiz.
O cafeicultor Antônio Moreira da Silva, que faz parte da Associação Solidariedade Amazonas (ASA), um dos trabalhadores beneficiados com a emenda parlamentar no município de Silves, relata que os recursos destinados via Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) são de suma importância para as famílias.
“Antes da emenda parlamentar, eu queria muito plantar café aqui no terreno. Graças a Deus e ao deputado João Luiz temos conseguido trabalhar com a cafeicultura. Aqui no Amazonas, este produto tem mudado a vida das pessoas, pois antigamente eu trabalhava com carvão, agora quero aumentar mais a minha produção de café”, explicou Antônio Silva.
O trabalhador Napoleão Neves agradeceu o deputado João Luiz pelas emendas impositivas. “Com essa ajuda do parlamentar, nós esperamos que a colheita seja farta para os trabalhadores da zona rural”, enfatizou o cafeicultor.
O presidente da ASA, Roque Lins, pontuou que as emendas parlamentares estão ajudando na capacitação e plantio do produto em Silves. “O deputado João Luiz tem apoiado a cultura do café para diversas famílias aqui no município e falar sobre este produto no nosso estado e em outras regiões brasileiras tem sido de suma importância para a economia local dessas famílias”, frisou.
Visita
Em junho deste ano, uma comitiva do Governo Luso, além de representantes da Universidade de Portugal e Reino Unido estiveram visitando os cafeicultores de Silves durante a 1ª Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas.
Café Clonal
No ano passado, o deputado João Luiz, por meio do requerimento Nº 3049/2022 indicou ao Governo do Amazonas anteprojeto sobre o café clonal, onde trata-se de uma técnica, que consiste na reprodução da planta de café conservando todas as características produtivas, como resistência ou tolerância ao ataque de pragas e doenças, o que facilita a formação de lavouras homogêneas de alta produtividade.