Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: TJAM inaugura Pontos de Inclusão Digital, em parceria com Prefeituras de Careiro e Manaquiri
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > TJAM inaugura Pontos de Inclusão Digital, em parceria com Prefeituras de Careiro e Manaquiri
Judiciário

TJAM inaugura Pontos de Inclusão Digital, em parceria com Prefeituras de Careiro e Manaquiri

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Moradores de comunidades distantes terão acesso mais fácil a consulta de processos judiciais e outros serviços.


 

O Tribunal de justiça do Amazonas inaugurou na última semana dois Pontos de Inclusão Digital (PID) que irão beneficiar comunidades do interior do Estado. No dia 20/07, o PID foi inaugurado no Distrito do Purupuru, município de Careiro, e no dia 21/07, na comunidade Boa Vista, em Manaquiri, locais que ficam distantes das sedes municipais.

Instalados por meio de parcerias com as Prefeituras, o objetivo destes pontos é facilitar o acesso de moradores aos serviços judiciais, conforme previsto nos termos de cooperação técnica firmados entre os órgãos, atendendo as diretrizes da Recomendação n.º 508/2023 do Conselho Nacional de justiça (CNJ).

O desembargador João Simões, coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário/TJAM, e o juiz Roberto Taketomi, que integra o Núcleo de justiça 4.0 do TJAM, representaram o Tribunal nos eventos de inauguração, que também tiveram a presença do prefeito Nathan Macena de Souza, de Careiro, e do prefeito Jair Souto, de Manaquiri, além de outras autoridades e moradores dos locais.

“Foi com grande satisfação que realizamos a inauguração dessas duas estruturas de atendimento. Esse é um trabalho capitaneado pelo Conselho Nacional de justiça, com os Tribunais e com instituições parceiras, nesses dois casos as Prefeituras do Careiro e do Manaquiri, para ampliar ainda mais o acesso dos cidadãos à justiça. Na comunidade do Purupuru, por exemplo, vivem mais de 7 mil pessoas, que poderão se beneficiar dessa estrutura”, afirmou o desembargador João Simões.

O juiz Roberto Taketomi, salientou que o projeto de instalação dos PIDs tem a finalidade de abrir as portas da justiça para as populações excluídas digitalmente. “Com essa estrutura de atendimento local, os cidadãos da comunidade não precisam mais se deslocar para a sede da Comarca para serem atendidos pela justiça”, salientou o magistrado.

“Ficamos muito felizes em sermos o primeiro município do Amazonas a oferecer esse espaço, fruto de um Termo de Cooperação que assinamos com o Tribunal de justiça do Amazonas, e que agora nos permite colocar um ‘braço’ da justiça aqui na comunidade do Purupuru”, afirmou o prefeito Nathan Macena de Souza.

O prefeito Jair Souto, de Manaquiri, também destacou a importância da iniciativa, principalmente para os moradores da comunidade Boa Vista e adjacências. “Estamos inaugurando o prédio da escola, que foi reformado e ampliado, e com ele o Ponto de Inclusão Digital, para que as pessoas que moram no Alto Manaquiri não precisem se deslocar à Sede do Município”, disse o prefeito salientando que o PID permitirá a oferta de vários serviços, como o Balcão Virtual do Judiciário, e até o agendamento de consultas por telemedicina.
 
No PID, além de consultas processuais, os moradores poderão fazer atermação online (petições aos juizados especiais cíveis), participar de audiências, protocolar documentos e ter outros atendimentos voltados aos cidadãos.
 
De acordo com a parceria, os espaços são cedidos pelas Prefeituras, que também fornecem toda a infraestrutura física e de pessoal para o atendimento.
 
 
 
 
Patrícia Ruon Stachon 
Fotos: Divulgação

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected], 

(92) 2129-6771 / 993160660

 

Tags:CareiroManaquiri
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo pede urgência para projetos que alteram leis do mercado financeiro
Próximo artigo ‘Detran Cidadão no Interior’ promove ações no município de Codajás

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?