Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar reúne com magistrados e equipes multidisciplinares dos “Juizados Maria da Penha”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar reúne com magistrados e equipes multidisciplinares dos “Juizados Maria da Penha”
Judiciário

Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar reúne com magistrados e equipes multidisciplinares dos “Juizados Maria da Penha”

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Conduzida pela desembargadora Graça Figueiredo, a reunião aconteceu no Fórum Henoch Reis, onde funcionam as seis Varas Especializadas.


O alinhamento das ações para a “24.ª Semana justiça pela Paz em Casa”, que acontecerá em agosto, foi um dos assuntos abordados durante a reunião realizada na quarta-feira (21/06), pela desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar do Tribunal de justiça do Amazonas (CEVID/TJAM), com juízes dos “Juizados Maria da Penha” e equipes multidisciplinares dessas unidades jurisdicionais especializadas.

O encontro aconteceu no Fórum de justiça Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, zona Sul, onde funcionam os seis Juizados Especializados no Combate à violência doméstica e Familiar contra a Mulher – mais conhecidos como “Juizados Maria da Penha” – da Comarca de Manaus. A pauta também trouxe assuntos como as atividades realizadas pelas Varas; novas práticas a serem instituídas e; a unificação dos projetos e ações das equipes multidisciplinares dos Juizados de violência doméstica.

Esse último tópico diz respeito aos projetos como o “Maria Acolhe”, “Transformando Vidas”, os atendimentos psicossociais, atividades voltadas à reconstrução pós-relacionamento abusivo e o “(Re)Pensando as Masculinidades”, todos no eixo de “justiça e acolhimento”.

No eixo “justiça e Sociedade”, projetos como o “Maria Vai à escola” e o “Marias PODem” – este último um podcast criado pelo 3.º Juizado Maria da Penha, e a “Exposição Itinerante Não Vista Esta Camisa: denúncie e diga não à violência”.

Quanto ao eixo “justiça e Formação/Articulação de REDE”, que inclui o projeto “Reconstruindo Trajetórias”, e no “justiça Acesso Digital”, que traz projetos como a “Cartilha Precisamos Falar de Relacionamento Abusivo”, dentre outros.

Participaram a juíza Ana Lorena Teixeira Gazzineo, titular do 1.º Juizado Maria da Penha; a juíza Patricia Chacon de Oliveira Loureiro, titular do 2.º Juizado; a juíza Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo, titular do 3.º Juizado; a juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto (do 4.º Juizado) e o juiz Rafael da Rocha Lima, titular do 5.º Juizado, além das assistentes sociais Celi Cristina Nunes Cavalcante, Deniglesia de Lima Nascimento e Cyntia Freitas, e dos psicólogos Suzy Mary Azedo Guimarães, Ismael Rabelo, Hillene Freitas e Taysa Roriz.

A “Semana justiça pela Paz em Casa” tem a finalidade de contribuir para a efetividade da “Lei Maria da Penha” (Lei n.º 11.340/2006), potencializando o trabalho realizado de forma rotineira com o agendamento de audiências em um período de esforço concentrado na capital e interior do Estado.

O evento, de acordo com o cronograma fixado pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ), tem três edições anuais. A primeira em março, a segunda em agosto – entre os dias 14 e 18, em alusão ao mês de aniversário da sanção da Lei Maria da Penha – e a terceira em novembro.

Os “Juizados Maria da Penha” e as Varas do interior do Estado já iniciaram, com antecedência, a intimação e a citação das partes. E a Coordenadoria da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar consolida as informações um mês antes do esforço concentrado.

Desafios e necessidades

Entre os desafios e necessidades abordados na reunião está a necessidade de uma equipe multidisciplinar específica para a Coordenadoria da Mulher em Situação de violência doméstica e Familiar e do aumento no número de profissionais que compõem as equipes multidisciplinares dos Juizados; a estruturação de espaço físico das equipes dos Juizados (individual e coletivo), inclusive de equipamentos.



Paulo André Nunes

Fotos: Acervo da Cevid/TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:ManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado Roberto Cidade destaca importância do programa Parlamento Jovem para a construção de uma consciência cidadã
Próximo artigo Deputado Thiago Abrahim quer que pagamentos de tributos sejam feitos via Pix

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

11 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

11 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

11 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

11 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

11 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

11 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

11 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

11 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

11 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

11 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

11 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

11 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?