Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura realiza atividade voltada às famílias para celebrar o Dia Mundial do Orgulho Autista
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura realiza atividade voltada às famílias para celebrar o Dia Mundial do Orgulho Autista
Manaus

Prefeitura realiza atividade voltada às famílias para celebrar o Dia Mundial do Orgulho Autista

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), promoveu uma programação em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado neste domingo, 18/6, no Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade. A ação, dedicada às famílias de crianças com autismo, contou com a participação da Associação de Amigos do Autista (AMA), Instituição Autismo no Amazonas (IAAM), escola Municipal de educação especial (EMEE) André Vidal de Araújo, Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), entre outros.

O objetivo da data é combater o preconceito, promovendo ações de conscientização sobre o autismo, que é uma variação neurológica natural da diversidade humana, a qual produz formas distintas e atípicas de pensamento, mobilidade, interação e processamento sensorial e cognitivo.

De acordo com o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, que representou a secretária de educação, professora Dulce Almeida, esse dia é muito importante porque a Semed realiza um trabalho intenso no sentido de dar dignidade às crianças e às famílias.

“Nosso prefeito David Almeida e a nossa secretária Dulce Almeida estão muito atentos a essa questão. Então, esse momento que estamos proporcionando é uma forma de valorizar e dizer que também temos orgulho de trabalhar com pessoas com autismo. Nosso trabalho vai se intensificar no sentido de proporcionar educação de qualidade a todos”, completou Júnior Mar.

A gerente de educação especial, Amanda Macanoni, reforçou que essa é uma data de conscientização e também de alegria, por isso foram proporcionadas diversas atividades. “Hoje, nós temos trens da alegria, tivemos teatro, massagem para as mães, sobrancelha, esmaltação, temos a programação dos brinquedos infláveis, temos lanche, temos uma manhã festiva”, completa.

O público presente recebeu a Caravana da educação infantil, apresentando a brincadeira “Caça-fantasmas”, Animapet, corte de cabelo, massagem, esmaltação e brinquedos.

Alessandra Gonzaga, mãe da Giovana Gonzaga, do Instituto Amigo Anjo, aproveitou as várias atividades, entre elas a massagem. Para ela, essa atividade reforça o olhar do poder público com essa causa, além de reforçar a inclusão social, o respeito e o exercício da Cidadania.

“Eu descobri que minha filha tinha autismo há um ano e no começo eu não quis aceitar, mas aí para ajudar minha filha, eu tenho que aceitá-la do jeito que ela é, da forma que Deus me deu ela. Então, hoje, para mim, ela sempre vai ser minha bebezinha”, completou Alessandra.

Dia do Orgulho

A data foi instituída há 18 anos, desde então, Fabiana Nascimento, do Instituto Borboletas Azuis, ficou interessada em participar. Hoje, ela percebe que há maior visibilidade e que a atual gestão municipal é muito importante nesse processo.

“Eu me senti orgulhosa de ver a execução de políticas públicas com o prefeito David e com a secretária Dulce Almeida. Eu não poderia deixar de enaltecer a gente ter tido uma audiência e dessa audiência ter saído o processo do professor de apoio escolar. Então, você começa a se orgulhar e ver que algo está sendo feito para trabalhar a inclusão. E eu também tenho orgulho do meu filho desde o dia em que ele nasceu”, finalizou Fabiana.

— — —

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAJcHt

Tags:David AlmeidaEducação InfantilManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior População terá 74 pontos da prefeitura para se vacinar contra Covid-19 esta semana
Próximo artigo servidor aposentado da Prefeitura do Campus, Adauto Benevides Uchôa Filho

Mais notícias desta categoria

Museu da Cidade de Manaus recebe nova exposição de artes visuais

56 minutos atrás

PMM promove caminhada e lança projeto ‘Vamos Conversar?’

19 horas atrás

PMM encerra InRede com lições manauenses para o Brasil

23 horas atrás

PMM informa locais das Unidades Móveis da Saúde da Mulher

23 horas atrás

Sine Manaus oferta 442 vagas de emprego nesta segunda, 29/9

1 dia atrás

PMM realiza 1ª ‘Expo + Solidária & Empreendedorismo’

2 dias atrás

PMM certifica 28 alunos no encerramento do programa Empretec

2 dias atrás

PMM registra mais de 5 mil atendimentos no 4º Manaus Cidadã

2 dias atrás

NOTA DE PESAR – Ednelson dos Santos Barbosa

2 dias atrás

Com realização da Prefeitura de Manaus, institutos da InREDE destacam parcerias estratégicas para financiar e transformar cidades do Brasil

3 dias atrás

Prefeitura promove edição especial do ‘Bolerão no Parque’

3 dias atrás

Prefeitura informa interdição viária para obras de gasoduto

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus recupera rua no bairro Japiim 1 e melhora mobilidade na zona Sul
Sinalização de radares e lombadas eletrônicas atende resolução
Prefeitura intensifica limpeza de igarapés em Manaus diante da chegada do inverno amazônico
Prefeitura de Manaus define ações da Campanha Nacional de Multivacinação para a capital
Equipes da PMM recebem orientações sobre primeiros socorros
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?