Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: REGISTRE-SE: Balanço prévio dos dois primeiros dias Semana Nacional do Registro Civil no Amazonas aponta para quase 4 mil atendimentos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > REGISTRE-SE: Balanço prévio dos dois primeiros dias Semana Nacional do Registro Civil no Amazonas aponta para quase 4 mil atendimentos
Judiciário

REGISTRE-SE: Balanço prévio dos dois primeiros dias Semana Nacional do Registro Civil no Amazonas aponta para quase 4 mil atendimentos

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

O foco da ação é a emissão da certidão de nascimento (1.ª e 2.ª vias), além de outros documentos, aos grupos populacionais vulneráveis em Manaus: pessoas em situação de rua, ribeirinhos, povos indígenas e refugiados.


Regisbalanço2Uma menina de 8 anos, moradora da zona rural de Manaus, conseguiu a sua certidão de nascimento e, pela primeira vez, vai poder se matricular na escola. Um homem que há 28 anos usava apenas um “papel”, contendo o nome, sobrenome e a cidade onde nasceu para “se identificar”, agora está com a certidão de nascimento e já faz planos para conseguir outros documentos, inclusive uma moradia. Uma venezuelana, que saiu de seu país em busca de uma vida melhor, iniciou os procedimentos para o pedido de residência permanente no Brasil. Estas são apenas algumas das histórias de vida que começaram a ganhar outras possibilidades na Semana Nacional do registro civil, promovida na capital amazonense desde segunda-feira (8/5), com a finalidade de combater o sub-registro civil, por meio da emissão da certidão de nascimento (1.ª e 2.ª vias) às populações socialmente vulneráveis (pessoas em situação de rua, ribeirinhos, povos indígenas e refugiados, conforme Provimento n.º 140/2023, da Corregedoria Nacional de justiça).

A ação, organizada pela Corregedoria-Geral de justiça do estado (CGJ/AM) e em parceria com mais de 45 órgãos, instituições e entidades, vai até sexta-feira no Centro Estadual de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte da capital. E, apenas nos dois primeiros dias, num balanço prévio, a Corregedoria estima um número de quase 4 mil atendimentos realizados por todos os parceiros.

A maior parte foi registrada pelos dez cartórios de registro civil de Pessoas Naturais da capital e Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Amazonas); Anoreg (Associação dos Notários e Registradores do Amazonas), que atuaram em parceria com os registradores do interior do estado; polícia Civil, que realizou a emissão do RG (1.ª e 2.ª vias) aos grupos citados no Provimento n.º 140/2023; Programa justiça Itinerante, com o atendimento das demandas jurídicas nas áreas de Família e do Consumidor; pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) que emitiu a 1.ª e 2.ª vias do Título de Eleitor, com a biometria; pela defensoria pública do Amazonas (DPE/AM), com o atendimento de demandas e orientações judiciais; Cçamara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) e Foto Nascimento, com a produção de fotos 3×4 para o RG e cadastro de interessados em vagas de emprego; e pela Secretaria Municipal de assistência social e Cidadania de Manaus, que atuou nas atualizações e cadastros novos do Bolsa Família.

“O trabalho de todas as equipes que estão no ‘Registre-se’ tem sido feito com muito zelo e responsabilidade. E o balanço prévio dos primeiros dois dias de atividades demonstram o comprometimento dos órgãos, entidades e instituições com essa causa que é o enfrentamento e combate ao sub-registro civil. Poder levar Cidadania a pessoas que estavam ‘invisíveis’ na sociedade, por não terem nenhum tipo de documentação, é o resultado mais gratificante dessa ação”, comentou o juiz-corregedor auxiliar Rafael Cró, da comissão de organização do evento.

Provimento nacional

O “Registre-se” é uma iniciativa do Conselho Nacional de justiça, por intermédio da Corregedoria Nacional, e que durante cinco dias – de 8 a 12 de maio – estará movimentando todos os Tribunais de justiça do País e suas Corregedorias, equipes dos cartórios de registro civil de Pessoas Naturais, além de outros órgãos parceiros para agilizar a emissão e entrega da certidão de nascimento, um documento básico do cidadão, a pessoas socialmente vulneráveis, em grande parte, os que estão em situação de rua. Esta primeira edição do evento conta com o apoio do padre Júlio Lancellotti, responsável pela paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, e é referência nacional na assistência e defesa da população de rua.

No Amazonas, outros documentos também estão sendo emitidos a esses grupos populacionais como o RG e CPF.

Histórias de vida

Algumas pessoas que procuraram o “Registre-se” no primeiro dia da ação afirmaram que a pandemia da covid-19 as impediu de atualizar sua documentação. É o caso de Marlene Silva, de 24 anos e moradora do bairro Cidade de Deus, zona Norte, que veio tirar a primeira via da certidão de nascimento para a filha de 2 anos. “A pandemia nos prejudicou e ficou complicado tirar o documento depois”, contou.

Moradora do bairro de Santa Etelvina, zona Norte, a cadeirante Gerlane Mendes Ribeiro, 30, procurou o “Registre-se” para atualizar o “Bolsa Família” (cadastro único) e obter o registro civil da filha de 6 anos. “Essa ação é maravilhosa. Eu havia perdido a certidão dela há três anos”, disse.

Nesta quinta-feira (11/5), o atendimento vai priorizar grupos indígenas que virão de bairros de Manaus e áreas do entorno da cidade – são da etnias Mura, Kokama, Ticuna, Munduruku, Miranha, Apurinã, Dessana, entre outras. Esse trabalho contará com o apoio de tradutores e intérpretes para auxiliar as atividades.



Texto e fotos: Acyane do Valle | CGJ/AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:ManausPolíciaPolícia Civil
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ​ECP do TCE-AM recebe inscrições para Programa de Residência Jurídica e Contábil até segunda-feira (15)
Próximo artigo Deputado Mário César Filho apresenta Projeto de Lei que garante o primeiro emprego

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?