O deputado Jorge Braz (Republicanos-RJ) foi eleito nesta quarta-feira (22) presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Ele recebeu 14 votos. Braz anunciou que a comissão deverá focar neste ano o comércio por meio da internet. “Vamos combater os golpes”, disse, destacando ainda que integrou o colegiado durante os quatro anos da legislatura passada.
O deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP) foi eleito o 1º vice-presidente da comissão. “O estelionato agora é digital, e os golpes, aos milhares todos os dias, são nacionais”, afirmou Russomanno, reforçando a necessidade de medidas.
Ficou para outra oportunidade a escolha dos nomes para os demais cargos da Comissão de Defesa do Consumidor – 2º vice-presidente e 3º vice-presidente.
Perfil
Teólogo e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Jorge Braz está no segundo mandato como deputado federal e já presidiu o Procon na cidade do Rio de Janeiro. Em 2019, na legislatura passada, o parlamentar foi o 2º vice-presidente da antiga Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
O que faz a comissão
Cabe à Comissão de Defesa do Consumidor debater e votar iniciativas que tratam da economia popular e da repressão ao abuso do poder econômico; das relações de consumo e das medidas em defesa dos consumidores; e sobre a composição, a qualidade, a apresentação, a publicidade e a distribuição de bens e serviços.
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra