Mesmo com chuva, a caminhada reuniu quase 300 pessoas pelo enfrentamento à violência doméstica
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, nesta terça-feira (14/3), a “1ª Caminhada do Ministério Público do Amazonas Pelo Combate à Violência Doméstica”, em Manacapuru. A ação, apoiada pela Prefeitura da cidade, buscou conscientizar a mulher manacapuruense sobre o enfrentamento à violência doméstica, além de destacar a rede de apoio para essas vítimas no município. Mesmo com chuva, quase 300 manifestantes pela não violência contra a mulher percorreram as ruas do Centro da cidade.
No evento, a Promotora de Justiça Tânia Feitosa, que responde pelas 2ª e 3ª PJs do Município, destacou a realização da caminhada como um momento histórico para Manacapuru, no qual todas as instituições puderam se manifestar contra um problema social e de saúde pública que atinge todas as etnias, religiões, escolaridades e classes sociais.
“É preciso que iniciativas como essas sejam estimuladas, para que a sociedade e, principalmente, os agressores vejam que estamos vigilantes e não permitiremos que essas agressões se perpetuem no seio familiar”, pontuou a Promotora de Justiça Tânia Feitosa.
A Caminhada, que teve concentração em frente à sede do MP na cidade, distribuiu camisetas personalizadas e faixas aos participantes.
Denúncias de violência contra mulher no MPAM
Com o objetivo de incrementar ações de prevenção, proteção e encaminhamento para apuração de violência doméstica e todas as formas de violência contra meninas e mulheres, o Ministério Público do Amazonas inaugurou, no dia 25/11/2022, a Ouvidoria das Mulheres, em comemoração ao Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher, que é celebrado na mesma data.
A Ouvidoria das Mulheres funciona em uma sala no andar térreo do prédio da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, ao lado da Ouvidoria-Geral do MPAM. Denúncias de violência contra mulheres podem ser encaminhadas pelos canais regulares da Ouvidoria-Geral do MPAM, no site MPAM , e também pelo e-mail [email protected].