Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Casos confirmados de dengue
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Casos confirmados de dengue
Manaus

Casos confirmados de dengue

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
SEGUNDO LIRAA AEDES AEGYPTI SEMSA 4 2

Na contramão do cenário nacional, que registrou aumento nos índices da dengue em 2022, o município de Manaus apresentou redução de 70% no número de casos confirmados da doença no ano passado. O controle da dengue na capital amazonense é resultado de uma série de ações executadas pela Prefeitura de Manaus ao longo do ano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Dados da Semsa apontam que 3.808 casos de dengue foram confirmados em 2021, número que caiu para 1.153 em 2022. Em relação aos casos notificados, a redução foi de 64% no mesmo período, diminuindo de 5.780 para 2.092.

“A principal forma de combater a dengue é impedir a proliferação do seu vetor, o mosquito Aedes aegypti, e por isso a secretaria reforçou todas as suas ações educativas, para que a responsabilidade seja compartilhada entre todos os nossos cidadãos. É fundamental que as pessoas não deixem água parada, e ao sentirem os primeiros sintomas da doença, procurem nossas unidades básicas para que seja feito o diagnóstico precoce”, orienta a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Dentre as ações de combate ao mosquito, Shádia destaca a realização de duas edições do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) em 2022, que possibilitou um mapeamento dos bairros que apresentavam maior risco de infestação. O primeiro foi realizado em abril, e o segundo, em novembro.

“A Semsa mobilizou agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde para essa força-tarefa que teve como objetivo identificar, eliminar e tratar os criadouros do mosquito. Com esses dados, foi possível direcionar as ações para as localidades de maior vulnerabilidade, e ainda combater outras doenças transmitidas pelo Aedes, como zyka e chikungunya”, acrescenta a secretária.

Conscientização

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira, explica que ao longo de todo o ano, a Prefeitura desenvolve visitas casa a casa para sensibilizar a população sobre os cuidados necessários para combater a proliferação do mosquito. A atenção precisa ser redobrada nos períodos chuvosos, quando cresce a incidência da dengue.

“O Aedes aegypti é um mosquito que leva de sete a dez dias para chegar à fase adulta, então se os moradores fizerem uma vistoria nas suas casas pelo menos uma vez na semana, esse ciclo é interrompido. Durante as visitas, os agentes distribuem a cartilha ’10 Minutos contra o Aedes’, que serve para orientar as pessoas sobre quais locais o mosquito pode colocar seus ovos, e, em apenas 10 minutos, todos os possíveis criadouros sejam eliminados”, informa.

Dados

O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, Alciles Comape, detalha que no ano de 2022, o maior número de casos confirmados da dengue foi registrado no primeiro semestre, como costuma ocorrer todos os anos, por conta da grande ocorrência de chuvas. Foram 887 casos de janeiro a junho (2.181 casos a menos que 2021), e 266 confirmações de julho a dezembro (823 a menos que 2021).

Os números da chikungunya também caíram em 2022, com 142 notificações da doença e 44 casos confirmados. No ano anterior, o número de casos notificados chegou a 175, com o total de 51 confirmados.

Em relação aos casos de zyka, a Semsa registrou queda de 24% no número de notificações em 2022, em comparação com o ano anterior, mas confirmou 64 casos, um a mais que em 2021.
— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Foto – Elienai Emanuel / Semsa
The post Manaus apresenta redução de 70% no número de casos confirmados de dengue appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Acolhimento Concursados Prefeitura de Manaus convoca médicos aprovados em concurso da Semsa
Próximo artigo Sine Manaus 1 2 Sine Manaus oferta 222 vagas de emprego nesta quarta-feira, 18/1

Mais notícias desta categoria

54517256895 7f6650daa5 c

Prefeitura de Manaus e Tribunal de Justiça do Amazonas efetuam parceria que extingue 200 mil ações de dívidas pequenas da justiça

4 horas atrás

Obras de drenagem profunda no bairro Compensa

5 horas atrás

Ordem de atuação dos leiloeiros credenciados pela prefeitura

5 horas atrás
SEMSA MANAUS Acao Julho Laranja 3

Equipes da prefeitura sensibilizam crianças e pais para atenção à saúde bucal em ação na zona Leste

5 horas atrás

Prefeitura celebra 20 anos da Manaus Previdência

5 horas atrás
736A4136 1024x683 1

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem no bairro Coroado

6 horas atrás

Prefeitura realiza obra de drenagem no bairro Alvorada

6 horas atrás

Obra de drenagem em área próxima à lagoa da Compensa

6 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza manutencao em caixa coletora e reforca infraestrutura no Centro Historico 2

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em caixa coletora e reforça infraestrutura no centro histórico

7 horas atrás

Curso de Cenografia abre inscrições gratuitas em Manaus

7 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 135431

Prefeitura intensifica ações de fiscalização e ordenamento do trânsito em todas as zonas de Manaus nesta segunda-feira

7 horas atrás
Parque Encontro das Aguas 5

Prefeito David Almeida vistoria avanço das obras do Parque Encontro das Águas

8 horas atrás

PMM realiza prova de residência jurídica da PGM

Sine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta segunda–feira

PMM retira até 400 toneladas de lixo do rio Negro

Renato Junior passa o bastão após período como prefeito

Unidade de Saúde da Mulher atenderá em novo endereço

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?