Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus comemora 56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus comemora 56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista
Manaus

Prefeitura de Manaus comemora 56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Prefeitura de Manaus comemora 56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista

A palestra com o tema “A Biblioteca como espaço da palavra e da memória”, foi proferida pelo presidente do Concultura, Tenório Telles. Ele destacou a longa jornada da comunicação humana até chegar no ápice da sofisticação que é a palavra e o livro.

“Aqui é um espaço muito especial dedicado à formação das gerações que comandam e comandarão nossa sociedade. Um lugar de memória e conhecimento que cada vez mais precisa ser valorizado e cultuado por todos nós”, disse Telles.

O diretor de Cultura da Manauscult, Jonathas Ribeiro, abriu oficialmente o evento comemorativo do aniversário de criação (2/1/1967) da biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista, ressaltando a importância do equipamento cultural para a cidade e falou das melhorias que o espaço já está recebendo na gestão do prefeito David Almeida.

“Desde a reabertura de fato desta grande biblioteca, que esta gestão tem se esforçado em oferecer à população muito mais que uma biblioteca, e sim, um centro cultural com espaços para as artes”, ele revelou, ainda, que em breve serão levados pontos de leitura para todas as zonas da cidade.

O presidente do Clube Literário do Amazonas (Clam), escritor Álvaro Smont, ressalta que a biblioteca pública tem a missão de transmitir a memória, o conhecimento entre gerações, além de ser um ícone para o município de Manaus.

“O acervo é especial com títulos regionais, e com grande acervo bem diversificado, com muitos autores regionais. Com certeza a maioria deles está aqui, como Elson Farias, Astrid Cabral, Leyla Leong, e muitos outros”.

Espaço resgatado

Depois de mais de dez anos fechada, a biblioteca pública municipal João Bosco Pantoja Evangelista foi entregue à população, em 15 de julho de 2021, pela Prefeitura de Manaus, via Concultura, com seu acervo de mais de 32 mil livros e com grandes autores da literatura regional, além de contar com mostra de quadros de pintores amazonenses como Moacir Andrade, Jair Jacqmont, Monik Ventilari e Ericky Nakanume, tornando-se o NOVO centro cultural da capital.

Quanto ao acervo de pinturas, a diretora da biblioteca, Silene Lima, explica que são oriundas do museu de Manaus e do Acervo de Arte Municipal. São seis telas colocadas estrategicamente nos espaços de maior circulação de pessoas, como na escada principal que possui uma grande tela com paisagem amazônica, de Moacir Andrade.

A diretora lembra que os espaços especiais da biblioteca podem servir para exposições de artes, a exemplo do hall, varanda superior e outra sala ampla, desde que sejam solicitados com antecedência e justificada relevância cultural.

— — —
Texto – Divulgação / Concultura
Fotos – Joao Viana / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAn7My

Notícias relacionadas

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Reinauguração de escola municipal marca abertura do ano letivo em comunidades do rio Negro
Próximo artigo Prefeitura de Manaus reforça importância de atividades físicas para a prevenção de doenças

Mais notícias desta categoria

Páscoa na Floresta reúne famílias das zonas Leste e Norte em Manaus no parque Gigantes da Floresta

2 horas atrás

Início da fundação do complexo Passarão marca obras de mobilidade urbana em Manaus

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus assina ordem de serviço para reforma do CEL Zezinho e amplia infraestrutura esportiva na zona Leste

5 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por tráfico e apreende drogas na avenida Getúlio Vargas no Centro

7 horas atrás

Prefeito entrega revitalização de praça e quadra em Manaus após mais de 20 anos de abandono

9 horas atrás

Parque Encontro das Águas Rosa Almeida registra mais de 81% de execução e avança em Manaus

11 horas atrás

Páscoa na Floresta distribui mais de 10 toneladas de tambaqui a 3 mil famílias em Manaus e amplia ação para outras zonas

1 dia atrás

Chuvas em Manaus registram 19 ocorrências e mobilizam Defesa Civil e redes de acolhimento municipais

1 dia atrás

Semseg da Prefeitura de Manaus manifesta pesar e oferece apoio à família do guarda municipal

1 dia atrás

Semáforo na avenida Getúlio Vargas com rua Leonardo Malcher é destruído e compromete a segurança viária no Centro de Manaus

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus intensifica limpeza de caixas coletoras no Centro Histórico para reduzir risco de alagamentos

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação da drenagem na rua Piauí em 150 metros de extensão

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus implanta nova rua entre avenida Timbiras e Governador José Lindoso para ampliar mobilidade na zona Norte
Pavimentação leva pela primeira vez asfalto ao ramal da Vitória no quilômetro 2 da BR-174 em Manaus
Recuperação asfáltica na avenida Peixe Cavalo em Manaus amplia mobilidade e segurança para moradores
Prefeitura de Manaus realiza capacitação de fiscais de transporte com mentoria prática e integração entre órgãos
Obras do parque Encontro das Águas em Manaus avançam com 81% e têm entrega prevista entre setembro e outubro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?