Na 3.ª Vara foram pautados para o período do esforço concentrado 135 processos. Na 1.ª Vara, a pauta organizada para a Semana somou 120 audiências.
A 1.ª e a 3.ª Varas da Comarca de Itacoatiara programaram, juntas, para as atividades da “17.ª Semana Nacional de Conciliação”, que será concluída nesta sexta-feira (11/11), 255 audiências. A juíza Joseilda Pereira Bilio, titular da 3.ª Vara, e respondendo pela 1.ª Vara, comentou que os dois Juízos buscam a concretização de três princípios processuais – celeridade, duração razoável do processo e principalmente efetividade da prestação jurisdicional – durante o evento.
Conforme a magistrada, na 3.ª Vara foram pautados para o período do esforço concentrado 135 processos. Na 1.ª Vara, a pauta organizada para a Semana somou 120 audiências.
“Cabe destacar que nada melhor que as próprias partes, mediante consenso e acordo, chegarem à solução. E que essa mesma solução possa ter efetividade e ser cumprida, pois não adianta nada que o juiz, depois de longo processo, esbarre no não cumprimento das sentenças”, disse a juíza Joseilda, que está conduzindo as audiências no Fórum Dr. José Rabelo de Mendonça.
Ela conta que visando à eficácia na “Semana da Conciliação”, a comarca buscou divulgar nas rádios de Itacoatiara a realização do período de esforço concentrado para incentivar que as partes compareçam ao fórum na data e horário marcado para sua audiência e tentar um acordo que possa colocar fim ao processo.
Comarcas do interior
As comarcas do interior do Amazonas pautaram 5.205 audiências conciliatórias e a comarca de Manaus outras 5.953 no âmbito como parte das atividades da Semana Nacional de Conciliação. Participam da ação Varas Cíveis, de Família, da Fazenda Pública, dos Juizados Especiais e outras do Tribunal de Justiça do Amazonas, totalizando 11.158.
Paulo André Nunes
Foto: acervo da comarca
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660