Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Enfam e Esmam fecham a programação da “1.ª Conferência Amazônica do Clima e do Meio Ambiente”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Enfam e Esmam fecham a programação da “1.ª Conferência Amazônica do Clima e do Meio Ambiente”
Judiciário

Enfam e Esmam fecham a programação da “1.ª Conferência Amazônica do Clima e do Meio Ambiente”

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Conf Ambiente

Conf Ambiente

As inscrições para a “1.ª Conferência Amazônica do Clima e do Meio Ambiente” estão abertas e deverão ser efetuadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, pelo site: http://esmam.tjam.jus.br.


Os diretores da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargadores João de Jesus Abdala Simões e Joana dos Santos Meirelles, em conjunto com o diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Mauro Campbell Marques e o secretário-geral da insituição, juiz de Direito Jorsenildo Dourado do Nascimento, aprovaram a programação da “1.ª Conferência Amazônica do Clima e do Meio Ambiente”.

O evento acontecerá nos dias 17 e 18 deste mês de novembro, na modalidade presencial, com transmissão online – via Plataforma Zoom – e carga horária de 12h. O público-alvo da Conferência é composto por magistrados, servidores, serventuário auxiliares da justiça, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, estudantes universitários, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, da sociedade civil organizada, lideranças socioambientais, organizações e pesquisadores atuantes em nível nacional e internacional.

Programa

Dia 17/11/22
Manhã

Mauro Luiz Campbell Marques – Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Efetivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; diretor da Revista do Superior Tribunal de Justiça e Corregedor-Geral da Justiça Federal.

Painel 1 – Proteção de florestas e biodiversidade – Bráulio Ferreira de Souza Dias – Doutorado em Zoology pela University of Edinburgh (1981), professor Adjunto da Universidade de Brasília e diretor-presidente do Fundação Pró-Natureza. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada.

Painel 2 – A floresta amazônica e a mudança do clima na idade contemporânea – Niro Higuchi, Engenheiro Florestal Doutor pela Michigan State University e Pós-doutorado pela University of Oxford. Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Lançamento do livro “A Fundamentação Substancial das Decisões Judiciais Como Garantia do Estado Democrático de Direito” – do presidente do TJAM, Desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes

TARDE

GT 1 – Desenvolvimento de estudos e parâmetros de atuação aplicáveis às demandas referentes aos danos ambientais.
GT 2 – Utilização de recursos tecnológicos como meio de prova judicial e de criação de inteligência institucional para prevenção e recuperação dos danos ambientais.

Dia 18/11/22
MANHÃ

Abertura – Jorsenildo Dourado do Nascimento – Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, 2002; Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM; juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas; secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam. 

Painel Especial – Panorama da Jurisprudência Ambiental do STJ – Ministro Herman Benjamin.

Apresentação do projeto “Fazendo Justiça”, do CNJ em parceria com a Esmam – “Acesso intercultural à justiça aos povos da floresta: garantindo informação sobre Audiências de Custódia em línguas indígenas no Amazonas” – Andrea Jane Silva de Medeiros – Juíza da 5.ª Vara Criminal de Manaus – Graduada pela Ufam em 1994. Pós-graduada em Direto Penal e Processo Penal também pela Ufam e em Direito Eleitoral pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Painel 3 – O Regime de proteção climática na Constituição Federal de 1988 – Tiago Fensterseifer – Doutor em Direito Público pela PUC/RS, com pesquisa de doutorado-sanduiche junto ao Instituto Max-Planck de Direito Social e Política Social (MPISOC) de Munique, na Alemanha. Estudos em nível de pós-doutorado junto ao MPISOC. Professor-visitante do Mestrado e Doutorado do PPGD da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Painel 4 – Logística reversa e Economia circular: desafios e inicativas a partir da Agenda 2030 – Tasso Alexandre Richetti Pires Cipriano, professor de direito ambiental do Centro Universitário da Fundação Santo André (FSA). Doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e Dr. iur. summa cum laude pela Universität Bremen Fachbereich Rechtswissenschaft (Alemanha). Especialista em gerenciamento de áreas contaminadas.

Painel 5 – Transparência das informações agroambientais na promoção do desenvolvimento sustentável – Girolamo Domenico Treccani, advogado, Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA-UFPA). Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1999). Atualmente é professor da Faculdade de Graduação e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA.

TARDE

GT 3 – Respeito à autodeterminação dos povos indígenas, comunidades tradicionais e extrativistas e a garantia ao direito à consulta prévia, livre e informada
GT 4 – Capacitação continuada e permanente dos agentes de Justiça para atualização e aperfeiçoamento funcional com uso de novas tecnologias e metodologias inovadoras

As inscrições para a “1.ª Conferência Amazônica do Clima e do Meio Ambiente” estão abertas e deverão ser efetuadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, pelo site: http://esmam.tjam.jus.br.




Ramiro Neto – Núcleo de Divulgação da Esmam

Arte: Claudio Gaia

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SECOM Animais peconhentos FVS RCP FOTO Antonio Lima 1 1024x683 1 Casos de acidentes com animais peçonhentos lideram no Amazonas
Próximo artigo Justica 2 300x200 2 150x150 1 TJAM encaminha proposta de alteração do nome da Escola do Servidor para Assembleia Legislativa

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?