Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Desembargador Flávio Pascarelli lança pedra fundamental do novo Fórum de Iranduba e anuncia que a comarca deve contar com mais duas novas Varas judiciárias  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Desembargador Flávio Pascarelli lança pedra fundamental do novo Fórum de Iranduba e anuncia que a comarca deve contar com mais duas novas Varas judiciárias  
Judiciário

Desembargador Flávio Pascarelli lança pedra fundamental do novo Fórum de Iranduba e anuncia que a comarca deve contar com mais duas novas Varas judiciárias  

3 anos atrás
Compartilhar
8 Min Lidos
pascarellinapedra

pascarellinapedra

Lançamento da pedra fundamental da futura sede da comarca de Iranduba foi realizado nesta sexta-feira (23/09).


pedra1

pedra2

pedra3

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli anunciou que a Comarca de Iranduba deve passar a contar com o dobro de Varas, disponibilizando, futuramente, mais duas unidades judiciárias, além das duas que hoje já atendem aos jurisdicionados. O anúncio foi feito pelo magistrado nesta sexta-feira (23/9) durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental do futuro Fórum de Justiça do município.

Além do presidente da Corte, também estavam presentes na solenidade a vice-presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Anselmo Chíxaro; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Jorge Lins; o diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), desembargador Cezar Bandiera; o prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz; a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJAM, Patrícia Chacon; a juíza da 1.ª Vara da Comarca de Iranduba, Aline Kelly Marcovicz Lins; e o juiz da 4.ª Vara da Fazenda Pública, Paulo de Britto Feitoza.

Com o lançamento da pedra fundamental, nas próximas semanas será dado início ao processo licitatório para a construção do novo Fórum de Justiça e, uma vez contratada a empresa que executará a obra, os trabalhos de engenharia devem ser concluídos em, aproximadamente seis meses.

Relação com a Justiça

Em discurso, durante a solenidade, o desembargador Flávio Pascarelli, frisou a necessidade de se favorecer o acesso do cidadão à Justiça e, nesse contexto, a importância da construção e ampliação dos espaços para este fim.

“É inegável que a sociedade tem evoluído de forma substancial nos últimos anos, especialmente levando-se em consideração o salto tecnológico e de costumes a que fomos forçados no período da pandemia em que a virtualização das relações e da prestação dos serviços judiciais tornou-se regra. No entanto, a despeito de tais mudanças, há não devemos perder de vista o fato de que muitas relações humanas somente são possíveis e dotadas de sentido quando estabelecidas de forma presencial, ‘à moda antiga’. Dentre elas, penso que está a relação entre o jurisdicionado e a Justiça. Com isso em vista, fica clara a importância da construção de espaços exclusivamente dedicados à prestação da jurisdição em todas as comunidades. Espero que o prédio, cuja pedra fundamental estamos lançando hoje e que será construído atendendo aos melhores padrões de segurança e adequação, possa, em futuro próximo, cumprir plenamente o seu papel”, afirmou o presidente da Corte Estadual.

Também em discurso, o presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, ressaltou que a construção do novo Fórum ampliará as condições de acesso à Justiça aos munícipes de Iranduba. “A ampliação da estrutura física do Poder Judiciário amazonense é uma demonstração de empenho da gestão do TJAM, no sentido de criar condições para que os jurisdicionados recebam uma prestação jurisdicional eficaz. Em se tratando de desenvolvimento do Poder Judiciário, é sempre necessário reconhecer que os avanços exigem grandes esforços e também foco, determinação e o contato permanente com as prioridades e os objetivos que se desenham a partir das necessidades dos cidadãos. Diante disso, vislumbro um futuro de melhorias substanciais no acesso à Justiça para a população deste município”, pontuou o presidente da Corte Eleitoral.

A titular da 1.ª Vara da Comarca de Iranduba, Aline Kelly Marcovicz Lins, comentou que a construção do novo fórum e a consequente ampliação dos serviços, justifica-se pela quantidade de pessoas que atualmente residem no município. “Temos um município com aproximadamente 50 mil habitantes e que usufrui de uma estrutura ainda pequena do Poder Judiciário. Por muitos anos vêm-se tentando a construção de um novo Fórum e, então, com a doação deste terreno, poderemos disponibilizar um espaço melhor e que propicie mais dignidade, maior segurança e ambientes mais adequados como, por exemplo, uma sala para depoimentos especiais, que trarão um atendimento mais eficaz à população”, disse a magistrada Aline Kelly.

Terreno e estrutura física

O terreno, cedido pela Prefeitura de Iranduba, está localizado na avenida Carlos Braga, principal via de acesso à sede do Município e ao lado do Centro Integrado de Educação do Amazonas, e possui 5,5 mil metros quadrados, de acordo com informações do Município de Iranduba.

O projeto arquitetônico básico, segue o padrão dos demais Fóruns de Justiça do interior do Amazonas, contemplando espaços para a instalação de duas a quatro Varas Judiciais – dependendo da Comarca –, salas para o Tribunal do Júri, OAB, Defensoria Pública, Ministério Público e Oficiais de Justiça, secretaria, banheiros, recepção, dentre outros, além de possuir uma estrutura mais moderna, seguindo as diretrizes relacionadas à acessibilidade e com baixo custo de manutenção. As instalações do novo fórum – que deverá ter uma área de 1.081 metros quadrados – seguirão o padrão adotado em várias unidades judiciais na capital e no interior do Estado, durante a atual administração da Corte.

Antes da solenidade de lançamento da pedra fundamental, no último dia 19 de agosto, a desembargadora Graça Figueiredo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), visitou o local onde será construído o novo Fórum. Na oportunidade, a magistrada integrava a comitiva da Corte que esteve no Município para a abertura da “21.ª Semana Justiça pela Paz em Casa”, da qual também fizeram parte o desembargador Cezar Bandiera; a juíza Elza Vitória de Mello, magistrada auxiliar da Presidência da Corte; o juiz Anésio Rocha, auxiliar da Vice-Presidência do TJAM; além de servidores do Tribunal e representantes do Executivo Municipal.

Veja mais imagens do lançamento da pedra fundamental neste link: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720302347808/with/52378773236/

#PraTodosVerem: Imagem da matéria traz o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, ao centro, agachado, tocando em um depósito que contém o discurso do dirigente, um jornal do dia e planta da obra para fins históricos, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental do futuro Fórum de Justiça de Iranduba; ele é observado, à direita, pela vice-presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo e pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Anselmo Chíxaro, à esquerda pela juíza de Direito titular da 1a Vara de Iranduba, Aline Kelly e por demais servidores do Judiciário, autoridades e representantes do município. 

Afonso Júnior
Fotos: Raphael Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags:Irandubamanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 52377800709 c13138a8ab k Prefeitura de Manaus recebe comitiva da Agência Nacional de Águas
Próximo artigo WhatsApp Image 2022 09 23 at 14.27.48 Nulej do TJAM vai realizar leilão presencial de grupo gerador a diesel no dia 10 de outubro  

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?