Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Projeto Reeducar e Semtepi retomam parceria para oferta de cursos e reingresso no mercado de trabalho a pessoas em situação de liberdade provisória
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Projeto Reeducar e Semtepi retomam parceria para oferta de cursos e reingresso no mercado de trabalho a pessoas em situação de liberdade provisória
Judiciário

Projeto Reeducar e Semtepi retomam parceria para oferta de cursos e reingresso no mercado de trabalho a pessoas em situação de liberdade provisória

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Projeto Reeducar e Semtepi

Realinhamento das ações foi discutido em reunião da qual participaram a juíza coordenadora do Reeducar, Eulinete Tribuzy, e o secretário municial do trabalho, empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior.


O Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio do “Projeto Reeducar – Reduzindo o Retorno ao Cárcere”, e a Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi) retomaram a parceria do Acordo de Cooperação Técnica 003/2018, com objetivo de oferecer um NOVO leque de atividades e cursos presenciais para o público-alvo do projeto, formado por liberados provisórios.

A expectativa é de que a lista de novas atividades com conteúdos nas áreas de tecnologia, segurança, serviços, indústria e empreendedorismo seja divulgada no decorrer deste mês de setembro. Uma das novas capacitações que será oferecida é o “Curso de Banho e Tosa de Pets”. Além da certificação nos cursos, os participantes também serão direcionandos ao mercado de trabalho por meio do Sistema Nacional de emprego (Sine-Manaus).

Suspensas em razão do período da pandemia da covid-19 e de mudanças de gestão na governança municipal, a retomada da parceria foi alinhada durante encontro realizado no último dia 2, durante reunião entre a coordenadora do Projeto Reeducar e titular da 11.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, juíza Eulinete de Melo Tribuzy, e do titular da Semtepi, Radyr Gomes de Oliveira Júnior, realizada na Sala do Reeducar, no Fórum Ministro Henoch Reis.

Ao explicar o funcionamento e os objetivos do “Projeto Reeducar” para o secretário Radyr, a juíza Eulinete Tribuzy destacou que a Lei de execução Penal brasileira é bonita e irretocável, mas que são necessários esforços para que ela saia do papel e não se torne uma lei cruel. “Ingressando no Sistema (prisional), a pessoa tende a se tornar embrutecida e revoltada, por exemplo, quando é torturada e isto a nossa Lei Maior não admite. O ideal seria humanizar essas pessoas por meio de trabalho e estudo. É essa a ideia do Reeducar. Nesse contexto, retomar esse vínculo a Semtepi é um presente que a secretaria nos oferece”, afirmou Eulinete Tribuzy. 

O secretário Radyr Júnior frisou que o objetivo do “Projeto Reeducar” de focar no desenvolvimento da pessoa vai ao encontro das estratégias de gestão à frente da Semtepi. “Para nós não é importante a pessoa ter 20 cursos e permanecer desempregada, e essa foi a realidade que encontrei na Secretaria quando assumi. Nossa responsabilidade é a Qualificação Profissional e social. Antes se objetivava muito os números, mas não a humanização dessa estatística. Eu não quero saber quantos, mas quem eu qualifiquei e que entrou no mercado, e essa estratégia levou o Sine-Manaus a ser o primeiro lugar em integração de pessoas ao mercado de trabalho, seja em colocação ou recolocação de emprego”, afirmou o secretário.

O redirecionamento para um NOVO caminho e a não reincidência do crime foram reiterados pelo integrante da equipe do Reeducar e assessor jurídico da 11.ª Vara Criminal, Jayme Benchaya Marinho. “O mais importante dessa parceria é que os reeducandos não voltem ao mundo do crime, a praticar em pequenos furtos e roubos, porque uma vez que têm oportunidade de um curso técnico que os qualifiquem, de um emprego, serão ressocializados efetivamente. Com um emprego terão dignidade, esperança e não vão voltar a praticar os delitos, pois têm a perspectiva de um caminho deferente”, ressaltou o assessor.

A psicóloga do Reeducar, Nádia Teles, lembrou da importância da parceria coma Semtepi para acabar com o estigma de que o liberado provisório costuma carregar. “É uma parceria de fundamental importância por oportunizar a capacitação e qualificação do liberado provisório que carrega o estigma do cárcere e, muitas das vezes, é desacreditado pela sociedade, encontra as portas fechadas para novas oportunidades, principalmente inclusivas e voltadas ao mercado de trabalho. A parceria da Semtepi propõe trabalhar nosso público e reeducar de forma inclusiva, ressignificando o sujeito para novas atitudes e comportamentos na sociedade”, avaliou.



Sandra Bezerra

Foto: Marcus Phellipe

Revisão gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags:EmpreendedorismoEstado do AmazonasManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Programa de Pós-graduação em Educação investe em atividades de internacionalização
Próximo artigo Portal do TJAM passa a contar com nova ferramenta que amplia acessibilidade aos conteúdos

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?