O Cine Teatro Guarany reabrirá com a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico – Cinefantasy, que será entre os dias 15 e 19 de setembro. Realizado pela Fly Cow Produções, o evento, que tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura Economia Criativa, apresentará curtas e longas-metragens para os fãs do gênero, com entrada gratuita e agendamento por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
O Cine Teatro Guarany (Vila Ninita, avenida Sete de Setembro, 1.546, anexo ao Palácio Rio Negro) vai funcionar com 50% da capacidade (48 lugares) e com protocolos de segurança em prevenção à Covid-19, como totens de álcool em gel, aferição de temperatura na entrada e distanciamento social demarcado entre as cadeiras. O uso de máscara será obrigatório para entrar no local.
“Estamos felizes em receber a 10ª edição do festival em Manaus, seguindo todos os protocolos e de acordo com o quantitativo disponível dos espaços onde ocorrerão as exibições. É um evento realizado de forma muito cuidadosa e que vai possibilitar o retorno do contato com a grande tela para quem estava com saudades de ir ao cinema”, explica o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
O evento – A programação do Cinefantasy incluirá produções inéditas do Brasil e de diversos países. A maior parte da programação será no Cineteatro Guarany, mas o encerramento será realizado no Teatro Amazonas.
Serão cinco filmes de longa-metragem: uma estreia mundial brasileira; uma obra da Alemanha em primeira exibição na América Latina; um filme argentino em première brasileira; uma obra dos Estados Unidos em primeira exibição latino-americana; e um filme uruguaio em première nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O festival também terá cinco sessões com mostras de curtas-metragens.
Por conta da pandemia de Covid-19, a 10ª edição do Cinefantasy ocorrerá em formato híbrido: será totalmente on-line para todo o Brasil pela plataforma Petra Belas Artes à La Carte, oferecendo 140 filmes, e no formato presencial drive-in nas cidades de São Paulo e Fortaleza. Manaus, por conta da reabertura de espaços culturais, será a única capital do País a ter o festival em formato presencial.
“Construímos uma edição híbrida que dilui fronteiras e possibilita que espectadores de todo o Brasil possam conhecer a multiplicidade dos filmes que oferecemos, mas Manaus recebe uma seleção especial do festival para exibição presencial segura, e nos sentimos honrados em ter o esplendoroso Teatro Amazonas como palco de encerramento”, declara a diretora do festival, Monica Trigo.
Programação – As mostras de curtas-metragens do Cinefantasy, no Cineteatro Guarany, acontecem de 15 a 19 de setembro, das 15h às 17h, e no dia 19, das 10h ao meio-dia. Já a exibição de longas-metragens acontecerá de 15 a 18 de setembro, das 18h às 20h.
O encerramento do festival será realizado no Teatro Amazonas, no dia 19, às 20h, com exibição do longa-metragem em pré-estreia mundial “O Cemitério das Almas Perdidas”, do diretor capixaba Rodrigo Aragão, consagrado internacionalmente por suas obras de horror.
Para conferir a programação completa e agendar uma vaga para o evento basta acessar o Portal da Cultura (ou diretamente nos links abaixo). Para conhecer mais sobre os filmes e o festival, acesse o site do evento (cinefantasy.com.br).
Confira os links para agendamento:
Cineteatro Guarany
Mostra de curtas-metragens
MOSTRA CURTAS ESPANHA FANTÁSTICA
http://bit.ly/mostraespanha
MOSTRA CURTAS BRASIL FANTÁSTICO
http://bit.ly/mostrabrasil1
MOSTRA CURTAS DE HORROR
http://bit.ly/mostrahorror
MOSTRA CURTAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA
http://bit.ly/mostraficcao
MOSTRA DE CURTAS FANTASTEEN
http://bit.ly/curtasteen
Cineteatro Guarany
Mostra de longas-metragens
PREMIÈRE AMÉRICA LATINA “REVÉS | ADVERSE”
http://bit.ly/revesadverse
PREMIÈRE “NA PEDREIRA | EN EL POZO”
http://bit.ly/enelpozo
PREMIÈRE AMÉRICA LATINA “JIM BOTÃO E LUCAS, O MAQUINISTA”
http://bit.ly/omaquinista1
PREMIÈRE “A FESTA SILENCIOSA | LA FIESTA SILENCIOSA”
http://bit.ly/silenciosa1
Teatro Amazonas
Pré-estreia mundial: “O Cemitério das Almas Perdidas”
http://bit.ly/cemiteriodasalmas