Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comarca de Manaquiri tem ações de conscientização sobre o combate à violência cometida contra crianças e adolescentes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Comarca de Manaquiri tem ações de conscientização sobre o combate à violência cometida contra crianças e adolescentes
TJAM

Comarca de Manaquiri tem ações de conscientização sobre o combate à violência cometida contra crianças e adolescentes

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Manaquiri1 Amarelo

Entre as ações, palestras levadas a alunos da rede municipal de ensino tiveram a participação da juiza Roseane Valle.


Manaquiri3 AmareloA Comarca de Manaquiri (a 65 quilômetros de Manaus) realizou, no último dia 22 de maio, em parceria com a Rede de Proteção à Criança e Adolescente local, a campanha “Faça Bonito”, de conscientização contra a violência cometida a essas faixas etárias. A ação de orientação ocorreu na Escola Municipal Domingos Vasques e se deu por meio de palestras da juíza titular da comarca, magistrada Roseane Valle, de representantes do Ministério Público do Estado (MPE/AM) e servidores do Judiciário local.

Em maio, a coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (Coij/TJAM), desembargadora Joana dos Santos Meirelles, orientou aos juízes das comarcas do interior para que desenvolvessem ações ou atividades específicas ao longo daquele mês, denominado “Maio Laranja”, visando a alertar as comunidades que a violência, o abuso e a exploração sexual de meninas e meninos e de adolescentes devem ser combatidos com a denúncia.

Em um relato emocionado, a juíza Roseane Valle comentou sobre o que representou, para ela, palestrar sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, ter constatado a felicidade e o sonho deles.

“Tive a oportunidade de palestrar sobre a importância da proteção, da denúncia e do acolhimento das crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais. Por outro lado, uma das coisas que chamou muito a minha atenção, foi ver a felicidade delas na escola, o sonho em seus corações de ‘terminarem os estudos’ mesmo diante de tantas adversidades. Muitas estão com as casas submersas, não existe mais terra, chão para pisarem, só conseguem sair de canoa mesmo”, relatou a magistrada, referindo-se ao período de cheia dos rios. 

A juíza Roseane enfatizou que a comida da escola, muitas vezes, é a única do dia para algumas das crianças. “Ou seja, falta a elas o básico, mas elas estão lá, sorrindo, brincando, estudando e sonhando com um futuro melhor, sonhando em ser ‘doutores’.

A juíza relatou o diálogo que teve com uma das crianças: “Uma delas me perguntou: ‘A senhora é rica?’ Eu, assustada e desconcertada com a indagação, respondi – o que é ser rica para você?. Ela falou: – quero ser doutora. E disse: ‘A maior riqueza já está dentro de você, o seu sonho, a sua esperança, a sua atitude em estudar. O ‘doutora’ é apenas um título, uma consequência’. Sorrindo, ela falou: ‘vou ser doutora!’. E eu complementei: ‘você vai ser o que você quiser, o céu é o limite!'”. 

A magistrada disse que o pequeno diálogo com a menina a emocionou e, na base da reflexão, a fez perceber “o quanto somos capazes de sonhar e realizar e que as circunstâncias não definem o que somos ou seremos; elas fazem parte do nosso presente e são essas mesmas circunstâncias que nos farão crescer, crescer muito porque tudo, absolutamente tudo, começa primeiro internamente e quando esse fenômeno acontece, o lado de fora é só um reflexo da luz do lado de dentro.”

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a juíza Roseane ministrando palestra para uma numerosa plateia de estudantes, durante as atividades da ação de conscientização para o combate à violência e exploração sexual praticadas contra crianças e adolescentes.

 

 

 

Paulo André Nunes

Fotos: acervo da comarca

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:   [email protected]

Tags:DenúnciasManaquiriManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura promove 9ª ‘Plenária Itinerante de Educação’
Próximo artigo WhatsApp Image 2022 06 09 at 13.11.37 300x200 1 Adaf palestra sobre papel do engenheiro agrônomo na defesa agropecuária

Mais notícias desta categoria

Site

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás
Nota Oficial TJAM

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás
Sala de Togas

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás
Arte PrC3AAmio Nayde

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás
Equipe Secretaria Auditoria Interna scaled

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás
NAV

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás
Luandy

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás
FC3B3rum de Santa Isabel do RNegro

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás
Ultima palestra ciclo Coij

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás
Pascarelli e LuC3ADs ClC3A1udio

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás
Card Metas2

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás

Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras

Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária

Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019

Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro

TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?