Nesta semana, uma equipe técnica da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) iniciou a demarcação e efetivou a entrega de cinco lotes para três empresas, dentre as nove vencedoras da licitação realizada pelo Governo de Roraima.
Com a titulação de lotes institucionais no Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte, em Boa Vista, o Governo do Estado vem potencializando ainda mais o empreendedorismo na região. Nos últimos anos, a instalação de novas empresas no polo tem ampliado os negócios, gerando emprego e renda, fortalecendo a economia da população roraimense.
Segundo Nayara Benitez, técnica da Seadi, a modalidade de compra de lotes no Distrito Industrial é inédita. “Todo o investimento aplicado pelo Estado ajudará na infraestrutura e desenvolvimento local. Com isso, o Governo de Roraima ainda planeja inserir novas benfeitorias no pólo, através de processo de leilão do Condomínio Industrial, além da modalidade de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), que seria uma espécie de aluguel da área. Estas ações objetivam o desenvolvimento do setor industrial do Estado, gerando emprego e renda para o povo roraimense”, destacou.
Foram firmados com empresários, 14 contratos de compra de 15 lotes institucionais, possibilitando o investimento de cerca de R$ 7 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial de Roraima.
“Todo o trâmite ocorreu de forma transparente dentro do Sistema Eletrônico de Informações, sobretudo, com base na legislação brasileira garantindo total segurança jurídica aos empresários. Com isso, os nove vencedores firmaram seus títulos definitivos e podem agora gerar emprego, renda e desenvolver ainda mais o nosso Estado”, reforçou o secretário.
O titular da Seadi, Emerson Baú, destacou que o procedimento licitatório envolveu 62 empresas, representando uma conquista especial e fundamental para os envolvidos.
“No Distrito Industrial existem muitas áreas apropriadas para encorajar a produção roraimense. Com isso, nosso Estado vem se tornando um polo bom para empreender e viver”, concluiu.
Para o governador Antonio Denarium, Roraima é uma região favorável para os investimentos.
Visando a potencialização dos negócios, empresários dos mais diferentes setores estão se instalando no local, beneficiando serviços e oportunidades de trabalho.
Novas oportunidades de emprego e renda
Para João Holanda, que atua na Construção Civil, Roraima está percorrendo um caminho ascendente na economia.
“A iniciativa do Governo de Roraima em ativar áreas desocupadas no Distrito Industrial tem grande importância para o desenvolvimento dos negócios. Nossa empresa de reciclagem de materiais ferrosos e plásticos vai estimular a sustentabilidade e gerar 16 empregos diretos na região”, destacou o empresário Fernando Palhares.
“O governo tem oportunizado a todos aqueles que produzem e fomentam cadeias de empregos. Com isso, os negócios acontecem beneficiando a população”, reforçou.