O diretor técnico-administrativo do TCE/AM, Guilherme Alves, foi recebido pelo secretário-geral de Administração do TJAM, Chrystiano Lima e Silva.
Representantes da Secretaria-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (Seger-TCE/AM) visitaram nesta segunda-feira (11/4), as instalações da Secretaria de Compras, Contratos e Operações (Secop) do Tribunal de Justiça do Amazonas, que funciona no 1.º andar do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do TJAM. Na oportunidade, os representantes da Corte de Contas conheceram o trabalho desenvolvido na Secretaria-Geral de Administração do TJAM e receberam uma cópia do “Manual de Organização da SECGAD.
Visitaram o TJAM o diretor técnico-administrativo do TCE, Guilherme Alves Barreiros; e as assessoras Kathyudy Moraes Araújo Teixeira e Djane Maciel de Medeiros Costa. Eles foram recepcionados pelo secretário-geral de Administração do TJAM, Chrystiano Lima e Silva; pela diretora da Divisão de Contratos e Convênios, Marluce Araújo dos Santos; pelo secretário de Infraestrutura do Tribunal, Rommel Akel; pelo assessor de Regulação e Normas Administrativas Raphael Almeida; pelo assessor Jurídico e Administrativo da Presidência, Carlos Ronaldo Barroso; entre outros servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas.
“A Secretaria de Administração do TCE, ao tomar conhecimento do ‘Manual de Organização da Secretaria Geral de Administração do Tribunal de Justiça do Amazonas’, manifestou a vontade de conhecer não somente a parte escrita, a parte técnica do manual, mas também a nossa infraestrutura, que modificou com as novas Segep (Secretaria de Gestão de Pessoas) e Secop (Secretaria de Compras, Contratos e Operações), e estreitar esse relacionamento entre o Tribunal de Contas do Estado e a área administrativa. E abrimos as portas para recebê-los e apresentar a nossa diretoria para que eles pudessem ter acesso direto aos nossos diretores e conhecer mais a fundo o nosso fluxo processual”, explicou Chrystiano Lima e Silva.
Conforme o secretário, é extremamente importante esse intercâmbio entre TJAM e TCE/AM porque as duas instituições já têm uma relação direta. “Somos fiscalizados e auditados pelo Tribunal de Contas, mas ao mesmo tempo podemos servir de expertise, de paradigma ou de uma boa prática para que eles possam, na estrutura deles e em sua realidade, adaptar o que for possível e levar daqui do Tribunal de Justiça alguma boa prática que possa ser implementada por lá”.
Ao agradecer a visita, o secretário-geral de Administração também ressaltou que os representantes do TCE/AM receberam uma cópia do Manual de Organização da SecGad, e puderam ter a apresentação de alguns projetos que estão em andamento ainda para este ano e o “Manual de Organização da Presidência”, que foi recentemente aprovado pelo Tribunal Pleno do TJAM. “Agradecemos a visita e nos sentimos lisonjeados porque significa dizer que o trabalho que estamos fazendo aqui no Tribunal de Justiça vem reverberando lá fora, e se pudermos de alguma forma servir de paradigma ou compartilhar o que fazemos, é uma honra, e isso, sem dúvida o faremos”, finalizou Chrystiano Lima e Silva.
Referências
O diretor técnico-administrativo do TCE/AM, Guilherme Barreiros, destacou que a visita do órgão teve a finalidade de buscar referências junto ao Tribunal de Justiça visando a otimizar ações de Administração. “Essa visita que fizemos hoje é importante porque estamos inaugurando uma nova gestão no Tribunal de Contas, que tem à frente o conselheiro Érico Desterro. Estamos buscando otimizar a administração do TCE sobretudo no que tange à administração contratual, a parte do setor de compras e de gestão e fiscalização de contratos. Estamos buscando perante outros órgãos. Viemos buscar referências aqui do Tribunal, ver aquilo que dentro das nossas realidades podemos implantar no TCE a fim de que possamos vir a trabalhar juntos”, disse Guilherme Barreiros.
O representante do TCE/AM comentou ser fundamental esse tipo de intercâmbios entre os poderes. “É fundamental a comunicação entre os poderes. A própria Constituição fala que esses são independentes, porém harmônicos entre sí. Essa comunicação entre os órgãos do Estado do Amazonas é fundamental para a evolução de todos. É claro que o Tribunal de Contas dentro da sua atividade finalística exerce a função de controle externo, mas nós como administração também buscamos intercâmbio junto a outros órgãos”, declarou Barreiros.
Paulo André Nunes
Foto: Leonardo Leão
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]