O desembargador João Simões representou o Tribunal de Justiça do Amazonas na cerimônia, em Brasília. O desembargador Wellington Araújo, que preside o TRE/AM, também compareceu ao evento.
O Tribunal de Justiça do Amazonas foi representado, em Brasília (DF), na noite de terça-feira (15/03), pelo desembargador João Simões na solenidade de posse do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o advogado amazonense Beto Simonetti, que dirigirá a entidade nacional no triênio 2022/2025. O desembargador Wellington Araújo, que preside o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), também prestigiou a cerimônia.
Em seu discurso de posse, Simonetti ressaltou que a gestão defenderá cada advogado e cada advogada dos mais distantes rincões do País. “Presidir o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é a missão da minha vida. Saibam que levarei para sempre o compromisso que firmamos, de defender a advocacia do arbítrio, venha ele de onde vier. O que nos une é a defesa das prerrogativas, é a busca do fim dos abusos de autoridade sistemáticos no Brasil”, garantiu.
Natural de Manaus, Beto Simonetti é advogado criminalista; pós-graduado em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas e cumpriu quarto mandatos como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas. Ao longo desses mandatos, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB Nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.
O evento de posse do novo presidente da OAB contou com a presença, dentre outras autoridades, do vice-presidente da República, Hamilton Mourão; do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
O ministro Luiz Fux afirmou que a OAB é peça-chave para a busca pela justiça e pela própria pacificação social. “O advogado é o primeiro juiz da causa, o responsável por reivindicar em juízo os direitos dos cidadãos. Quanto mais exigente e zelosa for a atuação do advogado, maior será o senso de justiça que se atinge num processo. A advocacia, nas palavras de Sobral Pinto, não é profissão para covardes. E, hoje, tenho certeza, este Conselho Federal se compõe de homens e mulheres corajosos, destemidos e competentes”, disse.
Além de Beto Simonetti, tomaram os demais membros da diretoria da entidade, formada pelo vice-presidente, Rafael Horn (SC); pela secretária-geral, Sayury Otoni (ES); pela secretária-geral adjunta, Milena Gama (RN); e pelo diretor-tesoureiro, Leonardo Campos (MT).
#PraTodosVerem – A foto principal que ilustra a matéria mostra o novo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, no momento em que proferia o seu discurso de posse durante a solenidade de terça-feira, em Brasília.
Sandra Bezerra
Com informações da Ascom da OAB Nacional
Fotos: Acervo da OAB Nacional
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]