Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo:
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas >
AmazonasMeio Ambiente

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
MPAMTCESEAPtctSelo 4459e

MPAMTCESEAPtctSelo 4459e

Acordo prevê treinamentos e intercâmbio de dados para assegurar transparência e eficiência

Visando estabelecer um intercâmbio de dados e a troca de expertise, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) firmaram, nesta segunda-feira (02/09), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 003/2024. A parceria tem como objetivo fortalecer a fiscalização e a gestão do sistema prisional do Amazonas por meio da troca direta de informações entre os órgãos.

O acordo estabelece a criação de fluxos simplificados para a troca de expertise e dados relacionados ao sistema prisional do estado. Essa medida permitirá um intercâmbio de informações mais eficiente, auxiliando na fiscalização da execução das verbas do Fundo Penitenciário Nacional (Fupen) e das transferências fundo a fundo. Além disso, está prevista a realização de treinamentos conjuntos para os membros e servidores dos órgãos envolvidos, com o objetivo de aprimorar suas capacidades técnicas para fiscalizar as unidades prisionais e garantir o uso eficaz dos recursos públicos.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do procurador-geral de justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; da presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos; e do secretário de Estado de Administração Penitenciária, Paulo César Gomes de Oliveira Júnior.

Segundo o PGJ, o momento é de unir esforços para cumprir o compromisso assumido, “que inclui a criação de um fluxo simplificado para a troca direta de informações relacionadas ao sistema prisional do Estado do Amazonas, melhorando significativamente a fiscalização do MPAM em relação às verbas destinadas a esse sistema”.

Para o secretário da SEAP, a UNIÃO é importante para todos os órgãos envolvidos. “Estou à frente da pasta há seis anos e considero essa UNIÃO entre SEAP, MPAM e TCE significativa e inovadora para a nossa atuação”, afirmou o secretário.

MPAMTCESEAPtct 3fb6e

Sobre o acordo

A proposta do acordo também responde às recomendações feitas durante uma correição geral realizada pelo MP do Amazonas em dezembro de 2017. Esse relatório identificou a necessidade de modernização e aprimoramento do sistema prisional do Amazonas, apontando falhas que precisavam ser corrigidas para assegurar uma gestão mais eficiente e transparente. Com a formalização do acordo, busca-se implementar essas recomendações, promovendo maior controle e efetividade na administração dos recursos destinados ao sistema penitenciário.

Com vigência prevista até junho de 2029, o Acordo de Cooperação Técnica nº 003/2024 representa um esforço conjunto das instituições para enfrentar os desafios do sistema prisional do Amazonas. A troca de informações e a capacitação técnica dos servidores são vistas como estratégias essenciais para melhorar a fiscalização e a aplicação das verbas públicas, garantindo que as unidades prisionais sejam administradas de forma mais eficiente e que os recursos do Fundo Penitenciário Nacional sejam utilizados de maneira adequada e transparente.


Texto: Victor Lemos e Yasmin Siqueira
Foto: Hirailton Gomes

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãomeio ambienteMinistério Publico do AmazonasMPAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ADAF3 VACINACAO CONTRA A RAIVA DIVULGACAO ADAF 462x1024 2 No Amazonas, campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros segue até novembro em seis municípios
Próximo artigo Fachada HPS 28 de Agosto Foto Evandro Seixas SES AM 1 Unidades de urgência e emergência da SES-AM funcionarão normalmente nos feriados e ponto facultativo

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?