Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Zona rural terrestre inicia escolha de representantes no CMS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Zona rural terrestre inicia escolha de representantes no CMS
Manaus

Zona rural terrestre inicia escolha de representantes no CMS

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Com o objetivo de fortalecer o controle social a fim de aprimorar a política pública de saúde na capital, o Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus) deu início, nesta terça-feira, 22/7, ao processo de escolha de organizações para representar os usuários do Sistema Único de saúde (SUS) no triênio 2025-2028. O processo, que prossegue ao longo dos próximos dias, é apoiado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa).

A escolha dos representantes iniciou às 9h e se estendeu até as 13h, e ficou concentrada na escola agrícola Rainha dos Apóstolos, na BR-174, quilômetro 23 do Distrito Agropecuário, s/nº, e na escola municipal Manoel Adriano, na rodovia AM 010.

O presidente do CMS, Élson Melo, acompanhou a programação e elogiou o envolvimento dos comunitários que compareceram aos locais de votação. A estimativa é de que 250 pessoas compareceram nesta primeira etapa de votação.

A diretora de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Zoonoses e de saúde do trabalhador da Semsa Manaus, Marinélia Ferreira, representante da gestão na eleição, acompanhou a votação na escola agrícola Rainha dos Apóstolos. Integrante da comissão organizadora do processo eleitoral, a enfermeira explicou que os usuários do SUS iniciaram a escolha das entidades que depois indicarão os conselheiros municipais de saúde que serão representantes zonais no controle social da saúde no município de Manaus. 

“É muito importante o envolvimento de todos os segmentos, uma vez que o CMS é um órgão deliberativo em todas as questões que envolvam a saúde. E nesse contexto, a representação dos usuários é essencial para fortalecer o controle social, que junto aos demais segmentos contribui para melhorar a REDE primária de assistência à saúde”, afirmou Marinélia.

Os comunitários da zona rural fluvial e ribeirinha votam nesta quinta-feira, 24/7, no horário das 9h às 13h, na escola municipal Dr. José Sobreira, localizada na margem esquerda do rio Negro, na região do Tarumã-Mirim, na comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Outro ponto de votação funcionará na escola municipal Nossa Senhora de Nazaré, na Costa do Tabocal, localizada na margem esquerda do rio Amazonas.

A escolha dos representantes zonais da área urbana inicia nesta sexta-feira, 25/7, no período das 9h às 16h.

Na zona Norte a votação será no auditório da unidade de saúde da Família (USF) Armando Mendes, localizada na rua 05, s/nº, no conjunto Manoa.

Já na zona Sul a votação ocorrerá no auditório da USF Rosa Pereira de Almeida, situada na rua São Benedito, s/nº, no bairro Morro da Liberdade.

O local de votação na zona Centro-Sul, será o auditório da USF Benedito Batista de Almeida, na rua Girassol, s/nº, no bairro São Francisco.

Para os eleitores da zonal Leste, o local de votação será no auditório da USF Gebes de Medeiros, na avenida Pirarucu, nº 100, no bairro Jorge Teixeira.

Os moradores da zona Oeste poderão votar no complexo de saúde Oeste, rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz.

Importante salientar que para o segmento dos usuários, haverá eleição no dia 28/7, das 9h às 16h, quando serão escolhidos os nove conselheiros municipais titulares e mais nove suplentes, com representação de entidades ambientalistas; organizações religiosas; associações de pessoas com patologia; associações de pessoas com deficiência; movimentos organizados de mulheres em saúde; movimentos sociais e populares organizados (movimento negro, LGBTQIAP+, mestiços, entre outros) e entidades indígenas.

Para esta etapa, os locais de votação seguem descentralizados de modo a facilitar o acesso dos eleitores, que devem apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor de sua respectiva zona de votação, com data de emissão anterior a 30 de abril deste ano.

— — —

Texto e fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PMM fecha operação com mais de 2 mil famílias atendidas
Próximo artigo Novas viaturas e motocicletas da Polícia Militar do Amazonas já operam em Manaus e reforçam policiamento ostensivo

Mais notícias desta categoria

Manaus amplia opções de pagamento do IPTU 2026 com desconto de até 11% na cota única pelo app

51 minutos atrás

Prefeitura mantém aberta a consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus até dia 16

2 horas atrás

Consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus é prorrogada até segunda-feira, 16/2

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus mobiliza equipes da Semsa para atuar no sambódromo

2 horas atrás

Semsa Manaus mobiliza 40 servidores para atendimento e vigilância no sambódromo durante o carnaval

2 horas atrás

Manaus conclui regularização fundiária e do registro imobiliário do terreno do complexo da Prefeitura na Compensa

4 horas atrás

Sede da prefeitura tem registro imobiliário regularizado após demanda histórica de 30 anos

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia reconstrução da passarela Santos Dumont na avenida Torquato Tapajós nesta segunda

16 horas atrás

Implurb reforça planejamento urbano de Manaus com licenciamento, obras e inovação institucional

17 horas atrás

Manaus realiza audiência pública para elaborar Plano Municipal de Saneamento Básico integrando água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui obra de ponte na rua José Faustino e amplia acessibilidade no Colônia Santo Antônio

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de drenagem na avenida Duque de Caxias após intervenção inadequada da concessionária

18 horas atrás
Prefeito David Almeida apresenta mensagem governamental com balanço e prioridades de Manaus para 2026–2028
Manaus registra 171 inscrições para 4ª Mostra Manaus, Aqui tem SUS e amplia participação em 43,7%
CarnaIdoso 2026 da Prefeitura de Manaus oferece programação para pessoas idosas nos dias 12 e 13/2
Manaus Previdência realiza reunião trimestral para avaliar indicadores do último trimestre de 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação de educação no trânsito em escola da zona Norte para reforçar segurança nas travessias
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?