Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Yomara Lins propõe criação da Carteira de Identificação para portadores de Alzheimer em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > CMM - Câmara Municipal de Manaus > Yomara Lins propõe criação da Carteira de Identificação para portadores de Alzheimer em Manaus
CMM - Câmara Municipal de ManausGestão Estadual

Yomara Lins propõe criação da Carteira de Identificação para portadores de Alzheimer em Manaus

10 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Rephrase my A vereadora Yomara Lins (Podemos) propôs a criação da Carteira de Identificação do Portador da Doença de Alzheimer (CIDA) no âmbito municipal. A parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 432/2024, que trata exclusivamente desse tema.
A proposta tem como objetivo facilitar o reconhecimento e o atendimento prioritário de pessoas diagnosticadas com essa doença em órgãos públicos e instituições privadas.
“O Alzheimer é uma doença que afeta diretamente o cotidiano do portador, interferindo na memória, comportamento e autonomia. Essa carteira permitirá o reconhecimento imediato da condição, evitando constrangimentos e assegurando um atendimento humanizado”, afirmou a parlamentar.
Com a aprovação do PL, as pessoas com Alzheimer e suas famílias terão uma ferramenta adicional para garantir o acesso a seus direitos e facilitar a rotina de atendimento.
CIDA – Segundo o projeto, a CIDA será emitida gratuitamente mediante solicitação do representante legal do portador, acompanhada de relatório médico que comprove o diagnóstico com a Classificação Internacional de Doenças (CID).
O projeto foi elaborado com base nas necessidades observadas por familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer, que frequentemente enfrentam dificuldades no atendimento prioritário, principalmente devido à ausência de sinais visíveis da doença.
Alzheimer – A Doença de Alzheimer, comum em pessoas com mais de 65 anos, é um transtorno neurodegenerativo progressivo que provoca declínio das funções cognitivas, interferindo na memória, atenção, compreensão e capacidade de aprendizado.
A doença possui três fases (inicial, intermediária e avançada), cada uma apresentando desafios específicos para os portadores e suas famílias.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação da vereadora
The post Yomara Lins propõe criação da Carteira de Identificação para portadores de Alzheimer em Manaus appeared first on Câmara Municipal de Manaus. 

​ 

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior William Alemão cobra esclarecimentos sobre festa denunciada ao MPE por suposta improbidade administrativa
Próximo artigo Espetáculo “Lendas” revitaliza a cultura amazônica no Teatro Amazonas

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

19 horas atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

21 horas atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

22 horas atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

24 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

2 dias atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

2 dias atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

2 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

2 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

2 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

2 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

3 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

3 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?