Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Wilson Lima solicita a congressistas americanos apoio para instalação de consulado dos EUA em Manaus para emissão de vistos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Wilson Lima solicita a congressistas americanos apoio para instalação de consulado dos EUA em Manaus para emissão de vistos
Gestão EstadualPolítica

Wilson Lima solicita a congressistas americanos apoio para instalação de consulado dos EUA em Manaus para emissão de vistos

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Governador buscou sensibilizar sobre a importância estratégica do Amazonas com relação à localização e oportunidades de negócios na Amazônia

Foto: Diego Peres / SECOM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitou apoio de cinco congressistas americanos para a instalação de um consulado da embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Manaus. O pedido busca além da oferta do serviço de emissão de vistos para o país norte-americano, oferecer apoio aos turistas daquele país que visitem o estado. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (15/05), no Capitólio, que abriga o Senado e a Câmara, em Washington D.C.

O governador destacou a importância da parceria entre Brasil e EUA e disse que um caminho para fortalecer essa relação é estabelecer um escritório da embaixada norte-americana no maior estado brasileiro e que é ponto estratégico para viagens aos Estados Unidos e outros países da América do Sul.

“Viemos conversar com os congressistas americanos para pedir apoio no sentido de instalar um consulado em Manaus para dar apoio, naturalmente, aos americanos que visitam a Amazônia, estreitar esse laço comercial entre o estado do Amazonas levando em consideração a Zona Franca que a gente tem e os produtos que são fabricados lá com os Estados Unidos”, explicou Wilson Lima.

Foto: Diego Peres / SECOM

As reuniões foram, individualmente, com os deputados federais Matt Gaetz, Ronnie Jackson e Marjorie Taylor Greene e com os senadores Mike Lee e Tommy Tuberville. Acompanharam o governador o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, e o presidente do Conselho Administrativo da Empresa Estadual de turismo do Amazonas (Amazonastur), Leonardo Leão.

Justificativa

No Congresso americano, o governador Wilson Lima destacou alguns pontos para que haja a emissão de vistos na capital do Amazonas, incluindo a ausência de um posto na região norte. Hoje, o serviço é oferecido pela embaixada em Brasília (DF) ou nos quatro consulados localizados em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

A localização geográfica de Manaus a torna um ponto estratégico para viagens aos Estados Unidos e outros países da América do Sul como Colômbia, Peru e Venezuela. A capital do Amazonas está em uma região central, facilitando o acesso de residentes de estados vizinhos, sendo o Amazonas é o estado brasileiro mais próximo dos Estados Unidos. O estado conta com voos diretos de Manaus para Miami e Fort Lauderdale, com duração média de cinco horas.

Foto: Diego Peres / SECOM

A Zona Franca de Manaus (ZFM) também é um dos pontos apresentados por Wilson Lima. Os EUA têm forte relação comercial com as indústrias. São 400 empresas internacionais que contam com Miami e Manaus como pontos de apoio. A disponibilidade de um escritório consular em Manaus facilitaria o acesso a emissão de vistos, especialmente para os trabalhadores e empresários da ZFM, que frequentemente precisam viajar aos Estados Unidos a negócios.

Além de ser o maior estado brasileiro com 1,5 milhões de quilômetros quadrados, é a unidade da federação com 97% de sua cobertura natural preservada. É a maior extensão de floresta contínua do planeta. Segundo o governador, a presença do escritório consular em Manaus seria um claro compromisso dos EUA com a região Norte do Brasil e com o desenvolvimento social e econômico da região, contribuindo para a integração internacional da Amazônia brasileira.

O post Wilson Lima solicita a congressistas americanos apoio para instalação de consulado dos EUA em Manaus para emissão de vistos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Empresários e seringueiros recebem instruções e informações para fortalecer a cadeia produtiva da borracha e atender à demanda do PIM
Próximo artigo Suframa discute integração logística com o Peru em Brasília

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

20 horas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

24 horas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

3 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

5 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

5 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

5 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

5 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

6 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

6 dias atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

6 dias atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?