Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Wilson Lima participa de reunião de comissão do Fórum Nacional Governadores para debater a reforma tributária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Wilson Lima participa de reunião de comissão do Fórum Nacional Governadores para debater a reforma tributária
Governo do Amazonas

Wilson Lima participa de reunião de comissão do Fórum Nacional Governadores para debater a reforma tributária

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Foi discutida autonomia de estados e municípios com mudanças provocadas pela reforma, sobretudo a criação do IBS

Foto: Diego Peres/SECOM

O governador do Amazonas, Wilson Lima participou, nesta quarta-feira (06/11), de uma reunião virtual convocada pelo Fórum Nacional de Governadores para debater a reforma tributária. Uma comissão do fórum trabalha para levar à Câmara dos Deputados e Senado Federal sugestões que garantam a manutenção da autonomia dos estados e municípios após a regulamentação da reforma, em especial com a criação do Comitê Gestor do Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS).

A equipe técnica do Estado está atenta às discussões sobre o tema, uma vez que é necessário preservar os empregos diretos e indiretos da Zona Franca, modelo econômico que PODE ser impactado a partir das mudanças provocadas pela reforma tributária.

Entre os temas tratados durante a reunião desta quarta-feira está a criação do Comitê Gestor do IBS prevista no Projeto de Lei Complementar 108/2024. Esse comitê deve reunir representantes de todos os entes da federação e coordenar a distribuição do imposto entre os estados e os municípios. O projeto está em tramitação no Senado.

Além de distribuir o IBS, o Comitê Gestor terá a função de cobrar, fiscalizar e distribuir o imposto. A comissão formada do Fórum Nacional de Governadores quer garantir que o modelo de governança desse comitê não impacte negativamente as finanças estaduais e municipais. O IBS será tributo essencial para a prestação de serviços como saúde, educação e infraestrutura.

Além do governador Wilson Lima, o encontro teve a participação dos governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo; Rafael Fonteles, do Piauí; Mauro Mendes, do Mato Grosso; secretários de Fazenda e procuradores dos estados. O grupo forma a comissão instalada dentro do Fórum Nacional de Governadores para discutir a regulamentação da reforma no Congresso Nacional.

Comércio

Na semana passada, o governador Wilson Lima reuniu-se com representantes do comércio. Na reunião, os representantes do comércio alinharam pontos sobre a construção de uma redação para atender aos interesses do setor, a fim de preservar a receita, mantendo a isenção aplicada atualmente ao PIS/Cofins na cobrança da CBS.

O principal ponto levantado pelo setor de comércio do Amazonas tem relação com o PIS/Cofins (Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), hoje isentos nas operações internas. Com a reforma tributária, a cobrança deixa de existir, dando lugar a outros dois tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que pela regulamentação da nova legislação não apresentam garantia de que estarão isentos nas operações do comércio amazonense.

reforma

O Projeto de Lei Complementar (PLP 68/2024) da reforma tributária está em tramitação no Senado Federal. Na terça-feira (05/11), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco disse esperar que o projeto seja aprovado até dezembro deste ano. Em julho, a Câmara dos Deputados votou o texto base que regulamenta a reforma tributária acatando parcialmente emendas propostas pelo estado do Amazonas.

Desde a retomada das discussões pelo Governo Federal, no início de 2023, sobre a realização da reforma tributária, o Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), instituído pelo governador Wilson Lima para tratar do assunto, esteve reunido periodicamente com técnicos e representantes da Indústria e Comércio local, elaborando pareceres, relatórios e assessorando a bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal sobre o tema.

O Cate é uma ferramenta para analisar as propostas de reforma tributária em discussão no país e mantém atenção a todos os assuntos tributários relacionados ao estado do Amazonas.

O governador também esteve reunido em diversas ocasiões com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em que reforçou a necessidade de um olhar diferenciado para o Polo Industrial de Manaus.

Em abril deste ano, foi a vez do Ministério da Fazenda assegurar a competitividade da Zona Franca, ao enviar para a Câmara e Senado um Projeto de Lei Complementar que preservava os mecanismos de competitividade e isenção tributária do modelo.

Segundo a proposta, as importações de matérias-primas teriam isenção de IBS e CBS, no caso de produzidas por empresas instaladas na ZFM. Estes impostos também deixariam de ser cobrados na compra de outros produtos industrializados, desde que fossem produzidos no Brasil.

O post Wilson Lima participa de reunião de comissão do Fórum Nacional Governadores para debater a reforma tributária apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Detran-AM: Fiscalização de Trânsito aborda mais de 36 mil veículos em dez meses
Próximo artigo Coqueluche: Saúde informa cenário de casos confirmados e alerta para intensificação da vigilância e vacinação

Mais notícias desta categoria

Operação Réveillon Amazonas terá esquema integrado de segurança e serviços em Manaus e no interior

2 horas atrás

Concurso Sema Amazonas retifica edital e inclui medicina veterinária entre vagas de analista ambiental com inscrições em janeiro de 2026

10 horas atrás

Polícia Civil divulga imagens de três adolescentes desaparecidas em Manaus e solicita informações à população

11 horas atrás

Instituto Médico Legal de Manaus pede comparecimento de familiares para liberação de corpo identificado por necropapiloscopia

11 horas atrás

Convocacao de 847 aprovados amplia efetivo das forças de seguranca do Amazonas e integra programa estadual

11 horas atrás

Sejusc entrega kit bebê a gestantes inscritas na sede em Manaus e informa requisitos para solicitação

11 horas atrás

Estudo identifica nova linhagem de Oropouche que acionou surto na Amazônia Ocidental entre 2022 e 2024

12 horas atrás

Apoio ao agronegócio no Amazonas cresce 13% em 2025 e supera R$ 56,5 milhões

12 horas atrás

Dengue e vírus respiratórios aumentam no período chuvoso e exigem prevenção no Amazonas

13 horas atrás

Operação Tamoiotatá aplica R$ 144.719.048 em multas e embarga 16.176,09 hectares no sul do Amazonas

13 horas atrás

Governo do Amazonas amplia acesso ao kart com aulas gratuitas pelo Pelci para jovens de 7 a 17 anos

13 horas atrás

Pesquisa apoiada pela Fapeam resgata a história do ensino de música em Manaus no século 20

13 horas atrás
Detran-AM entrega kits de segurança a motofretistas em Rio Preto da Eva no dia 29/12
Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva
Governo do Amazonas assina acordo para implementar Pelci em Rio Preto da Eva e ampliar atividades esportivas
Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário
Governo do Amazonas entrega 500 cartões do Auxílio Estadual Permanente e amplia apoio social e ao setor primário em Rio Preto da Eva
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?