Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Wilson Lima e Eneva assinam termo de cooperação para instalação de unidade própria do Cetam em Silves
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Wilson Lima e Eneva assinam termo de cooperação para instalação de unidade própria do Cetam em Silves
Gestão Estadual

Wilson Lima e Eneva assinam termo de cooperação para instalação de unidade própria do Cetam em Silves

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O governador Wilson Lima assinou, nesta segunda-feira (30/10), termo de cooperação técnica com a empresa Eneva para a reforma e adequação da escola Estadual Agobar Garcia, em Silves (a 240 quilômetros de Manaus), para se tornar a futura escola de Formação Técnica de Gás e Energia do Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A unidade terá 12 salas, laboratórios, biblioteca e deve atender 1,2 mil alunos por oferta de cursos.
Segundo o governador, a oferta de capacitação da mão de obra, por meio dos cursos do Cetam, é uma contrapartida social da empresa que vem tornando o Amazonas uma referência na exploração e produção do gás natural e também consolida uma nova matriz econômica para o estado.
“Fico muito feliz com a disposição da Eneva em cumprir o que a gente havia conversado sobre as contrapartidas sociais. Claro que tenho interesse que a empresa venha para o Amazonas, tenha lucro e se viabilize, mas meu interesse principal são essas contrapartidas sociais. É isso que eu, enquanto homem público, viso, trabalhar para gerar emprego, gerar renda“, destacou o governador Wilson Lima.
Participaram do encontro com o governador na sede do Governo do Amazonas, o CEO da Eneva, Lino Cançado; o diretor de Relações Externas, Damian Popolo; o Gerente de Relacionamento Institucional, Rômulo Florentino; e o Relacionamento Institucional para o Norte da empresa, Márcio Lira.
Também estiveram o deputado estadual Felipe Souza, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas; e os secretários estaduais Serafim Corrêa (Sedecti), Ronney Peixoto (Semig); Juliano Valente (Ipaam), Lúcia Carla Gama (UGI) e o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque.

NOVO Cetam em Silves

A unidade será a sexta em prédio próprio do Cetam no interior do Amazonas e a segunda a ser entregue pelo governo Wilson Lima. O NOVO espaço deve ser entregue em 2024.
O Termo de Cooperação, que também inclui oferta de equipamentos por parte da empresa, abrange a oferta dos seguintes cursos pelo Cetam: Técnico em Gás e Energia; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Agropecuária; e Qualificação em Instrumentação. Esses cursos ofertados terão carga horária mínima de 800 horas, concluídos em dois semestres.
A unidade educacional em Silves saiu da gestão da Secretaria de educação e Desporto Escolar e passou para o controle do Cetam e dispõe de espaços administrativo e pedagógico, salas de aulas tradicionais e uma biblioteca, além de áreas comuns.
Atualmente, o Cetam em Silves atende 280 alunos divididos em cursos técnicos de Petróleo e Gás (45 em duas turmas), Segurança do trabalho (21), Eletrotécnica (30), Florestas (28), Enfermagem (36); e cursos de Qualificação Profissional em Agente de portaria (25), Assistente Administrativo (25), Operação em Logística (25), Almoxarife (25) e Auxiliar de Contabilidade (20).

Fotos: Diego Peres / SECOM

Tags:CETAMEducaçãoEducação TecnológicaEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausSilves
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dan Câmara apela ao Governador para restabelecer diálogo com concursados
Próximo artigo Portaria regulamenta uso do SPC JUD por unidades judiciais

Mais notícias desta categoria

Prodam destaca segurança cibernética no Secop 2025

3 horas atrás

Padaria Artesanal: Um Ano de Sucesso e Empreendedorismo

6 horas atrás

Atendimento humanizado melhora a qualidade de vida do paciente

8 horas atrás

Amazonas: Plano Brasis 2025-2027 Impulsiona Turismo

9 horas atrás

Centro histórico de Manaus – Turismo comunitário em foco

23 horas atrás

Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus

1 dia atrás

Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas

1 dia atrás

Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres

1 dia atrás

Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari

2 dias atrás
wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

3 dias atrás

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

4 dias atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

5 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?