Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Wilson Lima discute parceria entre UEA e Universidade do Colorado na área de desenvolvimento sustentável
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Wilson Lima discute parceria entre UEA e Universidade do Colorado na área de desenvolvimento sustentável
Governo do Estado

Wilson Lima discute parceria entre UEA e Universidade do Colorado na área de desenvolvimento sustentável

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos


Há 50 minutos
Por Agência Amazonas

Representante da universidade americana, Colleen Lyons, também é líder de projetos da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF Task Force)

 Foto: Divulgação SecomO governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve reunido, nesta segunda-feira (16/05), com a diretora de projetos da Universidade do Colorado, Colleen Lyons, e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, para alinhar tratativas de parceria entre as instituições, com troca de experiências sobre desenvolvimento sustentável.

Também participaram da reunião o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira; 10 alunos da Universidade do Colorado e 10 alunos da UEA; além de cinco professores também da Universidade do Estado do Amazonas.

“Esse encontro é resultado dessa construção que a gente vem fazendo, dessas nossas lutas pelas questões da Amazônia. Fico muito feliz porque aqui a gente tem uma massa pensante muito significativa, que vai ser importante na replicação desse conhecimento, tanto quem é do Brasil, como quem veio dos Estados Unidos e está tendo a oportunidade de entender um pouco sobre a Amazônia”, destacou o governador.

Colleen Lyons, que também é líder de projetos da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF Task Force), destacou a importância da parceria entre as universidades para os acadêmicos.

“A parceria é baseada na ideia de desenvolvimento sustentável e como PODE ocorrer um intercâmbio entres alunos do Colorado e da UEA para melhor entendimento das realidades. Vai ser fundamental para pensar sobre educação e internacionalização de um futuro. A gente precisa fazer isso junto”, afirmou.

Segundo o reitor da UEA, André Zogahib, a política de integração conduzida pela universidade é fundamental para o processo de desenvolvimento do ensino, pois proporciona o intercâmbio de ideias e experiências.

“A troca de conhecimento é muito importante para que possamos desenvolver pesquisas eficientes sobre a Amazônia, que serão de fato aplicadas, além de podermos mostrar para pesquisadores de outros países o que tem sido feito na nossa região”, ressaltou o reitor.

REDE Bionorte

Os alunos cursam um componente curricular do programa REDE Bionorte, que envolve uma equipe de pesquisadores que dá suporte técnico e científico ao grupo de governadores da Amazônia, no que diz respeito às mudanças climáticas.

A REDE Bionorte congrega instituições da Amazônia Legal com o intuito de acelerar a formação de recursos humanos e de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, com foco na biodiversidade e biotecnologia.

A proposta é, também, gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

A REDE foi instituída no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo é trabalhar em duas frentes: ampliar o conhecimento da biodiversidade da Amazônia desenvolvendo processos e produtos biotecnológicos e formar recursos humanos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

Para a formação de recursos humanos está sendo criado um programa de pós-graduação em nível de doutorado, com a participação de instituições de todos os estados da Amazônia Legal.

Tags:Estado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadomeio ambientemudanças climáticasWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 463 vagas de emprego com destaques para a construção civil e o comércio nesta terça-feira, 17/5 
Próximo artigo Idam realiza capacitação técnica para organizações sociais da zona rural de Manaus

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?