Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Wilson Lima dá ordem de serviço para construção de infraestrutura turística na Serra da Valéria, em Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Wilson Lima dá ordem de serviço para construção de infraestrutura turística na Serra da Valéria, em Parintins
Governo do Estado

Wilson Lima dá ordem de serviço para construção de infraestrutura turística na Serra da Valéria, em Parintins

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

FOTO: Janailton Falcão/AmazonasturO governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, nesta quarta-feira (15/06), a ordem de serviço para o início das obras de infraestrutura turística da Serra da Valéria, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O projeto, executado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), vai facilitar a vida dos moradores da comunidade Santa Rita e o acesso dos turistas à região, uma das principais paradas de cruzeiros internacionais no Amazonas.
Há 10 minutos
Por Agência Amazonas

Obra beneficiará moradores da comunidade Santa Rita e facilitará acesso de turistas, principalmente de cruzeiros internacionais

O projeto inclui ainda a construção de sarjetas e meio-fio; drenagem; iluminação; escadaria com aproximadamente 180 metros de extensão; guarda-corpo; sinalização vertical e horizontal; sinalização turística; lixeiras para coleta seletiva; estacionamento; e duas estações de embarque, facilitando a acessibilidade para os usuários e ao turista.

Segundo o governador, a obra contempla a pavimentação em concreto armado dos 124 metros de via que dão acesso à comunidade, que hoje se encontra sem nenhum asfaltamento.

“É uma obra muito importante, uma demanda antiga da comunidade, prometida por outras gestões e que o governador Wilson Lima vai realizar. Essa obra é importante porque recebe os cruzeiros da região, vai melhorar o fluxo e, acima de tudo, tem o cunho social, que é dignidade para as pessoas da comunidade”, disse Gustavo Sampaio, diretor-presidente da Amazonastur.

“Eu imagino como era o sofrimento de homens e mulheres para saírem da comunidade, enfrentar esse lamaçal quando chovia, o risco de um acidente. Por isso que a gente está vindo aqui não para prometer, a gente está vindo aqui com as máquinas. Daqui a quatros meses, a rampa e a escadaria estarão prontas”, anunciou Wilson Lima.

A primeira etapa será a montagem e operação do canteiro de obras, locação para início das escavações para a execução das escadas e rampas.

FOTO: Janailton Falcão/AmazonasturTambém consta no projeto a construção de duas estações de embarque e desembarque, sendo uma de 32m², revestida em madeira, com brise em madeira, lixeiras, jardineiras, guarda-corpo, letreiro, piso podotátil e sinalização; e outra de 64m², com espaço com bancos de concreto, garagem para um carro, cobertura de estrutura metálica e brises de madeira.

Qualificação

A agenda voltada ao fortalecimento do turismo em Parintins teve continuidade com a entrega de certificados a 249 profissionais do setor que concluíram o Workshop Bem Receber, realizado em maio na sede de Parintins e na comunidade Santa Rita, na região da Serra da Valéria. A capacitação profissional para dar novas oportunidades de emprego e renda é prioridade do Governo do Amazonas, destacou Wilson Lima.

Acompanhado do prefeito de Parintins, Bi Garcia, Wilson Lima entregou a revitalização do Centro Receptivo Fluvial Turístico da comunidade. A estrutura foi repassada do Estado para o município, que realizou a reforma do centro.

O projeto qualificou tricicleiros; taxistas/mototaxistas; atendentes de hotéis, bares, restaurantes; atendentes de porto e aeroporto; vendedores ambulantes; e camareiras, entre outros profissionais do comércio em geral. A qualificação contribui para melhorar o atendimento do turista durante os grandes eventos de Parintins, em especial o Festival Folclórico. Ao todo, 209 pessoas foram qualificadas na sede e 40 na comunidade Santa Rita da Serra da Valéria.

O professor Valdemar de Oliveira é um dos participantes do curso e agradeceu pelos investimentos do Governo do Amazonas para o desenvolvimento do turismo na comunidade. “Essa comunidade recebe turistas há 40 anos. A comunidade passa a se despertar e desenvolver os projetos que são trazidos para cá: o artesanato e o atendimento ao turista. Eles trouxeram novas experiências”, disse o educador.

Ordenamento

Visando a valorização dos tricicleiros da ilha, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, realizou a entrega de 200 uniformes e 200 triciclos, devidamente reformados, para os profissionais da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e da Associação dos Tricicleiros de Parintins (ATPIN).

Lançado em maio de 2022, o Workshop Bem Receber vai qualificar um total de 850 prestadores de serviços turísticos em Parintins. A metodologia envolve palestras de 2 horas/aula (cada turma), com a apresentação de vídeos, dinâmicas e atividades práticas sobre qualidade no atendimento ao turista.

O objetivo, de acordo com o presidente da Amazonastur, é fortalecer a imagem da categoria, declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas e que também representa um símbolo do turismo na ilha.

Tags:AcidentesEstado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausParintinsWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Na Comarca de Careiro Castanho, Judiciário inicia projeto em relação ao combate às drogas visando à redução de atos infracionais cometidos pelos jovens na cidade
Próximo artigo Desembargador Wellington José de Araújo representa o TJAM no 2.º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

2 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?