Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Wilson Lima assina termos de Concessão de Direito Real de Uso de quatro áreas de exploração de gás e petróleo pela Petrobras
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Wilson Lima assina termos de Concessão de Direito Real de Uso de quatro áreas de exploração de gás e petróleo pela Petrobras
Gestão EstadualPolítica

Wilson Lima assina termos de Concessão de Direito Real de Uso de quatro áreas de exploração de gás e petróleo pela Petrobras

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Governador também ampliou o prazo das CDRUS de cinco para dez anos; expectativa é aumentar em 20% o número de empregos na região de Urucu-Coari

Foto: Maurílio Rodrigues/ SECOM

O governador Wilson Lima assinou, nesta segunda-feira (22/04), termos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) de quatro áreas localizadas na região de Urucu, em Coari (município a 363 quilômetros de Manaus). A medida vai permitir a continuidade da exploração de gás natural e petróleo pela Petrobras em terras do Governo do Amazonas e a ampliação de 20% na geração de empregos.

Além da concessão, Wilson Lima estendeu o prazo, que antes era de cinco anos (mínimo exigido por lei), para dez anos, um diferencial em relação a gestões anteriores. A decisão está baseada em considerações técnicas e jurídicas e busca oferecer tempo suficiente para o desenvolvimento da exploração de gás e petróleo.

Segundo o governador do Amazonas, a ação faz parte de sua estratégia de incentivo a novas matrizes econômicas no estado e de geração de novas oportunidades de emprego e renda, principalmente no interior.

Foto: Maurílio Rodrigues/ SECOM

“Essa medida é de total interesse do nosso governo. A gente conseguiu quebrar o monopólio do gás natural no meu primeiro mandato e estamos viabilizando a exploração do potássio. Então, a gente vive um momento interessante no Amazonas com relação a ampliação dessas matrizes econômicas e para gente é muito significativo ter a Petrobras unindo forças”, destacou Wilson Lima.

A assinatura envolve duas renovações e duas novas concessões expedidas pelo Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Territórios (Sect). As novas áreas são no Campo Juruá e Porto Fortaleza. As duas renovações são no Campo Arara Azul e Campo RUC Norte. A área total abrange 2,7 mil hectares (27 mil metros quadrados).

Participaram da reunião com o governador o gerente executivo da Petrobras, Francisco Alves de Queiroz Neto; o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro; a secretária da Sect, Renata Queiroz; e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Fausto Júnior.

Com os documentos, a atuação da empresa nas áreas de propriedade do Estado vai possibilitar o reforço no desenvolvimento das atividades econômicas da Petrobras no Amazonas, bem como a geração de emprego e renda para a população.

Atualmente, a Petrobras emprega 3,2 mil pessoas diretamente e gera outros 16,8 mil postos de trabalhos indiretamente. Além de manter essa empregabilidade atual, as concessões vão demandar contratação para atender a construção dos novos poços e de sondas de perfuração. A previsão é de 600 empregos a mais, um acréscimo de 20% do efetivo atual.

Além das quatro áreas concedidas, estão em andamento na Sect outros oito processos de expedição da Concessão de Direito Real de Uso. A demanda deverá atender o processo de 20 poços com investimento previsto de R$ 3,5 bilhões até 2029.

Foto: Maurílio Rodrigues/ SECOM

CDRU

A Concessão de Direito Real de Uso é o instrumento jurídico utilizado pelo Estado na concessão de áreas pertencentes ao patrimônio estadual para atividades comerciais. Na prática, o Governo do Amazonas autoriza o uso da área de forma onerosa (a empresa paga para usar) durante certo período de tempo, sem transferir a propriedade. É uma forma de fomentar o desenvolvimento econômico sem se desfazer do patrimônio.

É importante ressaltar que a expedição da CDRU não desobriga a empresa dos respeitos às normas ambientais para uso da área. Pelo contrário, o atendimento dos requisitos ambientais é condição para continuidade da concessão. Logo, o prazo dos termos também tem relação com a obrigação da Petrobras de recuperar as áreas degradadas após o uso.

O post Wilson Lima assina termos de Concessão de Direito Real de Uso de quatro áreas de exploração de gás e petróleo pela Petrobras apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:CoariGoverno do AmazonasJuruáManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura avança na sinalização viária
Próximo artigo Linhas telefônicas do Implurb continuam em manutenção

Mais notícias desta categoria

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

49 minutos atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

3 horas atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

11 horas atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

13 horas atrás

Amazonas avança na pecuária sustentável

4 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

4 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

4 dias atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

4 dias atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

5 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

5 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

5 dias atrás

Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea

5 dias atrás
Casa de Passagem: Avanços nas Obras do Governo do Amazonas
Cetam abre inscrições para novos cursos gratuitos
Visa Manaus apreende alimentos irregulares no centro
Prefeitura capacita vendedores informais em Manaus
Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?