Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Wilson Lima anuncia redução em focos de calor após reforço de efetivo e ações na região metropolitana de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Wilson Lima anuncia redução em focos de calor após reforço de efetivo e ações na região metropolitana de Manaus
EstadosPolícia

Wilson Lima anuncia redução em focos de calor após reforço de efetivo e ações na região metropolitana de Manaus

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos


Há 15 minutos

Governador fez balanço de ações durante reunião do Comitê de enfrentamento à Estiagem e anunciou encontro com vice-presidente Alckmin nesta quarta

Fotos: SECOM

O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (17/10), redução no número de focos de calor após reforço no efetivo para combater incêndios na região metropolitana de Manaus. Entre os dias 8 e 10 de outubro, foram registrados só nessa área 415 focos de calor, ocorrências que caíram para 28 entre os dias 11 e 15 deste mês.

“A gente tem um conjunto de situações, primeiro essa ação que se intensificou e também as chuvas que caíram nos últimos dias ajudaram a diminuir sensivelmente a questão desses focos de calor aqui na região metropolitana”, avaliou Wilson Lima.

O balanço sobre a redução de focos de calor foi apresentado durante reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, instituído e liderado pelo governador. Na ocasião, Wilson Lima também anunciou que se encontrará, nesta quarta-feira (18/10), com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

“Conversei ontem (16/10) com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e amanhã nós vamos ter uma reunião em Brasília, juntamente com outros ministros que estão tratando dessa questão da estiagem aqui no estado do Amazonas, para apresentarmos um status de como é que o estado está hoje, das ações que já foram feitas, e aí o vice-presidente deve fazer alguns outros anúncios”, informou Wilson Lima.

O governador também disse que conversou, por telefone, com o ministro Sílvio Costa (Portos e Aeroportos) que garantiu que, nos próximos dias, começam os trabalhos de dragagem no trecho do rio Amazonas, conhecido como Tabocal, próximo a Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital), por onde passam navios com insumos para a Zona Franca de Manaus.

Participaram da reunião do Comitê, além do governador, o vice-governador Tadeu de Souza, o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, e outros secretários e gestores do Governo do Amazonas. Na ocasião, foram atualizadas as ações do Governo do Amazonas para minimizar o impacto da estiagem em áreas afetadas.

Focos de calor e incêndios

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, setembro foi o mês mais seco do ano no Amazonas e a primeira quinzena deste mês de outubro também foi atípica, com o registro de 675 focos de calor do dia 1º ao dia 10.

“O governador fez uma força-tarefa e determinou que Secretaria de Segurança Pública, o Ipaam e o Corpo de Bombeiros tivessem uma atuação centralizada para conter os crimes ambientais e a gente teve como resultado do dia 11 até hoje, uma redução para 28 focos de calor”, disse Taveira.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, de 12 de julho a 15 de outubro já são 2.386 incêndios combatidos no estado, sendo 695 na capital e 1.691 no interior.

Boletim

Conforme boletim diário – uma das medidas do comitê – divulgado na manhã desta terça-feira, 57 municípios já estavam em situação de emergência e três em alerta, afetando 138 mil famílias, aproximadamente 557 mil pessoas. Além disso, cerca de 6 mil alunos estão afetados pela estiagem.

Com relação à ajuda humanitária, 40 mil cestas básicas estão entregues, em trânsito ou prontas para entrega pelo Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, em parceria com Exército e Marinha. O Estado também segue com entregas de alimentos do Merenda em Casa, com mais de 2,2 mil kits já entregues.

O rio Negro continua em descida, após registrar a maior vazante da história. Nesta terça-feira, chegou à cota de 13,49m. Em Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital), o rio Solimões registrou 11 cm de subida, de segunda para terça, reflexo das subidas dos rios peruanos Maranon e Ucaialy.

Ainda nesta segunda, a Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, voltou a operar devido ao aumento no volume de água vindo dos rios das cabeceiras, provocado pelas últimas chuvas. A Usina estava sem operar desde 1º de outubro.

Os dados podem ser acompanhados no Painel do Clima (www.paineldoclima.am.gov.br), lançado pelo Governo do Amazonas para informar sobre as ações de monitoramento, combate e prevenção aos fenômenos climáticos no estado.

Tags:BombeirosEstado do AmazonasGoverno do AmazonasItacoatiaraManausmeio ambienteSegurança PúblicaTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Estado reassenta mais 34 famílias beneficiárias do Prosamin+, nas comunidades da Sharp e Manaus 2000
Próximo artigo PC-AM prende segundo integrante de grupo criminoso envolvido em sequestro e morte de pintor

Mais notícias desta categoria

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

4 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

9 meses atrás

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

9 meses atrás

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

9 meses atrás

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

9 meses atrás

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

9 meses atrás

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

9 meses atrás

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

9 meses atrás

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

9 meses atrás

Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas

Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano

Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões

Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?