Investimentos serão aplicados neste ano de 2023 e são mais um importante passo para o fomento de novas matrizes econômicas no estado
Dê o play e ouça esta matéria
O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (15/02) investimento de R$ 45,1 milhões para a expansão do mercado de gás natural (GN) no estado, neste ano de 2023. O recurso do Governo do Amazonas será aplicado no plano de expansão da rede de gasodutos com o objetivo de ampliar o número de unidades consumidoras (UC’s) beneficiadas. O aporte será feito por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), responsável pelo serviço público de distribuição e comercialização de gás natural (GN),
“A gente tem trabalhado, e tenho feito isso desde o início do meu mandato, para fazer com que o gás natural chegue a essas camadas que realmente precisam. Essa reserva natural de gás que a gente tem, precisa cumprir uma função social e esse é meu objetivo como governador”, destacou Wilson Lima.
O anúncio, que representa mais um importante passo do Governo do Amazonas na direção de fomentar novas matrizes econômicas, foi feito na Usina Termelétrica (UTE) Manauara, que integra o conjunto de unidades consumidoras do segmento termelétrico (principal consumidor do GN) atendidas pelo gás natural fornecido pela Companhia.
A ação está em consonância com o Plano de Diretrizes e Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Sustentável do Amazonas, lançado recentemente pelo Executivo estadual, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
O montante de investimento está previsto no mais recente plano de negócios da Cigás, aprovado pelo Conselho de Administração (CAD) da Companhia em dezembro de 2022. Com a aplicação do recurso, a Cigás pretende expandir a rede de distribuição de gás natural (RDGN) para mais de 270 quilômetros de extensão em 2023. Atualmente, a infraestrutura de gasodutos é de 239 quilômetros.
O planejamento da Companhia prevê diversas frentes de atuação, denominadas bolsões de obras, visando a expansão da rede de gasodutos em ruas e avenidas de diferentes zonas de Manaus.
Parte dessas obras iniciou no ano passado e deve ser finalizada no primeiro semestre de 2023. São elas: bolsões Max Teixeira, Distrito Industrial (etapa 3), Eliza Miranda (etapa 1) e Dom Pedro (terceira etapa).
Em junho, serão iniciados novos contratos para execução de obras nos demais meses de 2023 até o primeiro semestre de 2024, compreendendo os bolsões Torquato Tapajós (etapas 2, 3 e 4), Mosaico, Eliza Miranda (etapa 2), Autaz Mirim, Chapada, Distrito Industrial (etapa 4), Dom Pedro (etapa 4), Adrianópolis e Vieiralves.