Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: William Alemão indica mudança na Lei do Auxílio-Aluguel para ajudar famílias afetadas por desabamento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > CMM - Câmara Municipal de Manaus > William Alemão indica mudança na Lei do Auxílio-Aluguel para ajudar famílias afetadas por desabamento
CMM - Câmara Municipal de ManausGestão Estadual

William Alemão indica mudança na Lei do Auxílio-Aluguel para ajudar famílias afetadas por desabamento

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Uma alteração na lei nº 1.666/2012, Lei do Auxílio-Aluguel, foi apresentada nesta terça-feira (14/05), pelo vereador William Alemão (Cidadania), à Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da indicação nº 197/2024. A proposta é resultado da Audiência Pública, realizada na última segunda-feira, (13/05), na CMM, com moradores da avenida Topázio e da comunidade Pingo D’água, localizadas no bairro Jorge Teixeira, zona leste.

A reunião solicitada pela Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana (Comharfu), a pedido do vereador William Alemão, tratou sobre as providências adotadas pelo Executivo Municipal em relação ao desabamento ocorrido há um ano no local, e que resultou em oito mortos, várias famílias desabrigadas, e nenhuma obra de recuperação na área.

Durante a audiência, os moradores afirmaram que, até o momento, a Prefeitura de Manaus se limitou a colocar tapumes na avenida. Segundo eles, a falta de previsão para o início de obras no local ou a destinação das famílias para unidades habitacionais populares – as mesmas estão recebendo auxílio-aluguel, no valor de R$ 600 – foram alguns dos relatos.

“Não há placa sobre a reforma da área que desabou ou sobre a obra. Os assaltos lá são constantes e para piorar, o nosso auxílio-aluguel só vai até setembro e não poderá ser prolongado. Não sabemos o que fazer”, disse a moradora da avenida Topázio, Amanda Amorim.

A comerciante Sirley Silva, também cobrou providências para a situação dos moradores, considerando que um ano e dois meses já se passaram do desmoronamento, outras obras foram realizadas no município de Manaus, e a área da comunidade Pingo D’água e da avenida Topázio seguem sem os trabalhos de recuperação.

“Estamos à mercê de licitações que nunca saem. Enquanto isso, eu que sou comerciante fico no prejuízo, assim como outras pessoas. Não há prioridade para estas famílias que estão sem trabalhar, enquanto o poder público só realiza festas”, desabafou Sirley.

Providências – Desde que ocorreu o desmoronamento, o vereador William Alemão afirma ter retornado ao local ao menos quatro vezes, onde constatou que nenhuma obra teve início e a única ação do Executivo foi a instalação de tapumes.

Diante dos relatos dos moradores, que temem ficar sem o auxílio-aluguel a partir de setembro, já que a lei determina que o benefício seja pago por apenas um ano, prorrogável por mais seis meses, o vereador propôs alteração no parágrafo 2º, do artigo 4º, da lei nº 1.666/2012, para que seja ampliado o prazo do pagamento da assistência às famílias.

“Se cabe mudanças na lei, peço aos vereadores que ajudem, porque infelizmente, não há uma solução imediata para este caso, não há uma previsão para iniciar as obras e esta Casa precisa fazer o seu papel”, destacou William durante pronunciamento na Câmara.

A audiência também contou com a presença do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que pontuou ações para auxiliar os moradores das duas áreas afetadas, como uma nova convocação das secretarias municipais envolvidas diretamente com o caso e o acompanhamento das obras.

Prazo – O titular da Secretaria Municipal de Habitação (Semhaf), Jesus Alves, afirmou que conforme informações repassadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a previsão para início das obras na área afetada pelo desmoronamento será a partir do dia 28 deste mês.

O secretário também afirmou que os moradores atingidos diretamente pelo desmoronamento e os que moram no entorno deverão ser contemplados com uma das 1.059 unidades populares, previstas para serem construídas com recursos do Governo Federal.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador 

The post William Alemão indica mudança na Lei do Auxílio-Aluguel para ajudar famílias afetadas por desabamento appeared first on Câmara Municipal de Manaus.

 

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em audiência pública no dia 21 de maio, TRT-11 vai discutir com a sociedade as metas nacionais para 2025
Próximo artigo Vereador Dione Carvalho denuncia demora para atendimentos e cirurgias em hospitais infantis da capital

Mais notícias desta categoria

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

15 horas atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

19 horas atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?