Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Wilker Barreto alerta para a necessidade da DPE estar presente em todos os municípios do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Wilker Barreto alerta para a necessidade da DPE estar presente em todos os municípios do Amazonas
ALEAMGestão Estadual

Wilker Barreto alerta para a necessidade da DPE estar presente em todos os municípios do Amazonas

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rephrase my O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) defendeu a necessidade da presença de um defensor público em cada município do Amazonas. O alerta foi feito durante a votação do Projeto de Lei nº 347/2024, de autoria da defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que “dispõe sobre a criação de cargos de assistente defensorial na estrutura de cargos, carreira e salários”.
Na discussão do PL, aprovado por unanimidade, Wilker Barreto chamou a atenção para a necessidade de expandir sua presença para todos os 62 municípios do Estado.
Segundo o parlamentar, a política de criação de polos regionais dificulta o acesso à justiça para os amazonenses que vivem em áreas distantes, enfatizando que um defensor público em cada cidade é essencial para garantir a Cidadania e o amparo legal à população.
Ao votar favorável à matéria, o parlamentar solicitou ao órgão uma revisão do modelo de atendimento.
“O Polo de Tabatinga, por exemplo, não é fácil sair de São Paulo de Olivença para Tabatinga, de Santo Antônio do Içá, de Amaturá. Então, queria nessa votação pedir para que a Defensoria acabe com a questão da criação dos Polos e trabalhasse na direção de colocar um defensor em cada cidade do nosso Amazonas, para com isso garantir a Cidadania”, declarou.
Atuação da DPE-AM
Atualmente, a defensoria pública do Amazonas conta com 13 Polos em todo o Estado, cinco Defensorias Públicas na Região Metropolitana e seis Unidades Descentralizadas no interior (UDIs). O órgão oferece serviços de assistência jurídica integral e gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade, nas áreas cível, criminal e familiar.
Os Polos estão divididos da seguinte forma:
Polo Baixo Amazonas atendendo Parintins, Barreirinha e Nhamundá;
Polo Médio Amazonas atendendo Itacoatiara, Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba;
Polo Madeira atendendo Humaitá e Apuí;
Polo Médio Solimões atendendo Tefé, Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí, Fonte Boa e Japurá;
Polo Alto Solimões atendendo Tabatinga, Amaturá, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins;
Polo Maués atendendo Maués e Boa Vista do Ramos; Polo de Coari atendendo Coari e Codajás;
Polo Purus atendendo Lábrea, Canutama, Pauini, Tapauá e Boca do Acre;
Polo Médio Madeira atendendo Manicoré, Borba, NOVO Aripuanã e Nova Olinda do Norte;
Polo Alto Rio Negro atendendo São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e
Santa Isabel do Rio Negro;
Polo Rio Negro-Solimõs atendendo Manacapuru, Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga e NOVO Airão;
Polo do Juruá atendendo Eirunepé, Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira;
Polo de Benjamin Constant atendendo Benjamin Constant.
Além dos Polos, o órgão conta com unidades descentralizadas em Careiro Castanho, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manaquiri, Autazes, Careiro da Várzea, Uarini, Nova Olinda do Norte, Barreirinha, Apuí, Pauini  

Tags:ALEAMAlvarãesAmaturáAnamãAnoriApuíAtalaia do NorteAutazesBarcelosBarreirinhaBenjamin ConstantBeruriBoa Vista do RamosBoca do AcreBorbaCaapirangaCanutamaCarauariCareiroCareiro da VárzeaCoariCodajásEirunepéEnviraEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Adjuto Afonso ressalta importância da reforma tributária e da manutenção das vias fluviais
Próximo artigo Píeres provisórios já receberam mais de 25 mil contêineres para abastecer indústria e comércio

Mais notícias desta categoria

Viradão Saeb – Aprendizado Dinâmico e Engajante

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus convoca 11 aprovados no concurso

6 horas atrás

HPS Platão Araújo: Transformação na Saúde da Zona Leste

20 horas atrás

CAF Jurídico – Assistência do Idam em São Gabriel da Cachoeira

1 dia atrás

Revitalização do bairro Planalto: novas pavimentações

1 dia atrás

Carteira de Identidade Nacional: Segurança Redobrada

1 dia atrás

Multivacinação 2025 – Atualize a caderneta de vacinação

2 dias atrás

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

6 dias atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

6 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

6 dias atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

6 dias atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

7 dias atrás
Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS
Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata
Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença
Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória
táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?