O vereador Wallace Oliveira (Pros) destacou, na manhã desta segunda (27/02), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o lançamento da Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil anunciado pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) no dia 15 de fevereiro.
“Quero aproveitar meu tempo neste Pequeno Expediente para destacar a campanha da Prefeitura de Manaus sobre o combate à exploração do trabalho infantojuvenil e, também, parabenizar o trabalho do titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidade (SEMASC), Eduardo Lucas”, falou Wallace.
O vereador afirmou que a ação da Prefeitura é de extrema relevância e uma resposta rápida para a sociedade manauara. “O Poder Executivo Municipal está atento e trabalhando para responder a situações como essa, para que não continuem numa normalidade absurda”.
O parlamentar relembrou as diversas oportunidades que usou a tribuna da CMM para explanar sobre a exploração de crianças e adolescentes nos semáforos e cruzamentos de Manaus e que buscava respostas para tal problema.
“Por várias vezes usei minha tribuna e a bancada de trabalho para buscar, de forma veemente, uma resposta do Executivo Municipal na direção de políticas públicas para o combate efetivo de um problema grave que tínhamos, e que ainda temos em menor proporção, que é a situação da mendicância nos semáforos de Manaus”, disse.
O vereador lamentou a situação em pauta, mais ainda com a presença de crianças e adolescentes pelas vias da capital amazonense.
“É lamentável e preocupante o que víamos, crianças aliciadas por algum tipo de agente, pedindo qualquer dinheiro que nem para seu sustento era utilizado, porém era para fomentar o vício de algum aliciador que cometia um crime ao privar aquela criança ou adolescente de estar em outra atividade escolar, por exemplo, mas estava mendigando”, enfatizou.
Wallace Oliveira citou a existência de um Projeto de Lei (PL), de sua autoria, em tramitação dentro da CMM sobre a proibição da mendicância e de atividades de malabarismo com facas e fogos nos semáforos e cruzamentos da cidade de Manaus.
“Nós temos dentro dessa Casa, em tramitação ainda desde 2019, um PL que trata sobre a proibição desse tipo de atividade em semáforos. Isso é uma prova do quanto sempre estivemos preocupados com essa situação, mesmo antes dessa ação da Prefeitura de Manaus, há 4 anos estamos lutando para que esse PL se transforme em Lei e possa beneficiar os munícipes de Manaus”, finalizou o parlamentar.
Texto: Thiago Motta – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Emerson França – Dicom/CMM